O estudo mostra que a média geral subiu de 5,2 para 7,9 no período.
O índice varia de zero a 10 e tem como foco a alfabetização de crianças de 6 e 7 anos, matriculadas no 1º e 2º anos do ensino fundamental.
Nos municípios de Capoeiras e Caetés houve melhora no Índice de Compromisso com a Alfabetização (ICA/TCE) no ano de 2024, em comparação com o resultado do ano anterior. Em 2024 Capoeiras registrou índice 8,56, e Caetés 8,09. No ano de 2023, Capoeiras aparecia com índice 6, e Caetés com o índice 7.
A edição 2024 do ICA/TCE-PE avaliou sete eixos, incluindo dois novos: Valorização de Professores e Busca Ativa de Alunos. Esses se somam aos cinco eixos já analisados na edição anterior: Legislação, Colaboração, Formação, Material e Monitoramento.
Os maiores avanços foram registrados nos eixos Formação, Material e Monitoramento, com influência da adesão dos municípios à plataforma do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA).
O levantamento também aponta aumento na formalização dos Planos Municipais de Alfabetização. Em 2023, 3% dos municípios tinham o plano. Em 2024, o percentual subiu para 41%.
APRESENTAÇÃO - Os dados foram apresentados nesta terça-feira (5), em reunião no TCE-PE, que contou com a presença do presidente, conselheiro Valdecir Pascoal, e de Alexandre Negreiro, representando a Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco; Andreika Amarante, presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Pernambuco (Undime); Gorette Aquino, representando a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe); e Vaneska Melo, coordenadora estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação em Pernambuco (UNCME).
Confira aqui a nota do ICA /TCE-PE do seu município.
Gerência de Jornalismo (GEJO), 6/8/2025
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.
Opine com responsabilidade!