O tema central da campanha de 2025 é o "Cuidado Integral no Controle ao Tabagismo". A doença crônica é uma grave ameaça à saúde global, logo, o objetivo é oportunizar para o usuário ações diversas de prevenção. Durante todo o mês e, principalmente, na data em alusão, iniciativas são realizadas para desestimular a utilização de derivados de tabaco, como orientou a coordenadora do Programa Estadual de Controle do Tabagismo da SES-PE, Gisele Lino.
"Fumar está ligado a várias doenças graves, como câncer de pulmão, problemas no coração e no sistema respiratório. Esta data é um convite para pensar nos benefícios de deixar o cigarro de lado e reforçar a importância de ações que ajudam a prevenir e combater o vício. Mas a boa notícia é que dá para parar. Lembrando que o tratamento do tabagismo não envolve somente medicação, mas também o comportamento e estilo de vida do fumante", relatou.
Criado pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), em 1986, a data marca a campanha integrada entre as secretaria estaduais e municipais de saúde e educação do país em prol do combate ao tabagismo e seus derivados, que matam, anualmente, cerca de 8 milhões de pessoas no mundo, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Vale ressaltar que, desse total, 1,3 milhão perde a vida em decorrência de doenças contraídas pela exposição ao fumo passivo, que é a inalação involuntária da fumaça liberada por produtos de tabaco consumidos por outras pessoas. Também segundo a OMS, essas fumaças podem causar doenças cardíacas e respiratórias, derrames, diabetes tipo 2 e câncer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.
Opine com responsabilidade!