Investimento de R$ 152 milhões em saúde bucal vai beneficiar 1,4 milhão de pessoas em áreas rurais, remotas e de difícil acesso. Até 2026, outros 400 veículos serão entregues.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou nesta quinta-feira, 21 de agosto, da entrega de 400 Unidades Odontológicas Móveis (UOMs) a 400 municípios brasileiros. O investimento de R$ 152 milhões faz parte do Novo PAC Saúde e vai ampliar o acesso da população a serviços de saúde bucal, beneficiando cerca de 1,4 milhão de pessoas em todos os estados.
A entrega marca a retomada, após 10 anos, de uma ação estratégica do Brasil Sorridente, reconhecido como o maior programa de saúde bucal pública do mundo. “O Brasil sempre teve um problema crônico de falta de atenção às necessidades básicas do povo brasileiro. Precisamos garantir que essas pessoas tenham acesso ao mínimo necessário. É preciso que a gente saiba mais do que fazer ponte ou viaduto, é preciso que a gente saiba fazer aquilo que o povo necessita: carinho, aconchego e tratá-lo com o amor que é preciso tratar”, afirmou o presidente Lula durante a cerimônia em Sorocaba (SP).
IMPACTO — As novas unidades móveis vão reforçar o atendimento odontológico a populações que têm dificuldade de acesso ao serviço, como comunidades indígenas, quilombolas, assentados da reforma agrária e pessoas em situação de rua. Cada veículo é equipado com cadeira odontológica completa, aparelho de raio-x, gerador de energia e outros instrumentos que garantem atendimento de qualidade.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou o impacto da retomada. “Vocês sabem há quantos anos o Governo Federal não comprava uma Unidade Odontológica Móvel? Há 10 anos não se comprava uma unidade móvel. Teve que vir o presidente Lula para que o cuidado daquela pessoa, que às vezes tem vergonha ou não tem dinheiro para pegar um transporte, chegasse até ela. Graças ao presidente Lula, o Brasil voltou a sorrir”, disse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.
Opine com responsabilidade!