Haverá a Benção dos vaqueiros, desfile pelas ruas da cidade, encerrando a festa, a partir das 17h, terá shows musicais com Junior Moral e Marcos Silva.
Seguidores
sábado, 7 de fevereiro de 2026
Missa e Desfile dos Vaqueiros em Capoeiras, neste domingo 08/02
O Agreste é Notícia, 07-02-2026
Garanhuns
Canhotinho
- Executado enquanto trabalhava. Na sexta-feira 06/02/2026, no município de Canhotinho, PE, foi assassinado com disparos de arma de fogo, o pedreiro Vitor Manoel Lima, de 21 anos. Segundo a Polícia, a vítima estava trabalhando numa construção, na cidade, quando foi surpreendido por dois homens que chegaram num carro e o executaram. A autoria e motivação do crime estão sendo investigados pela Delegacia da Polícia Civil de Canhotinho.
Terezinha
Lajedo
Iati
- Morreu afogado. Na terça-feira 03/02/2025, na cidade de Iati, populares avistaram um corpo boiando no açude municipal, e acionaram a Polícia. A vítima foi reconhecida por moradores do local como sendo, Rogerio Alves da Silva, de 41 anos. Segundo as informações, o homem estava desaparecido desde o domingo 1º de fevereiro.
Jucati
sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026
Caetés mais uma vez conquista Selo Ouro de Compromisso com a Educação; e inicia o ano letivo 2026
Conquista que é fruto do empenho da Secretária de Municipal de Educação Giselda Correia, dos professores, gestores, coordenadores, estudantes e famílias que acreditam que a educação transforma vidas.
Início do ano letivo 2026
E na terça-feira 03/02/2026, aconteceu o início das aulas em todas as escolas da Rede Municipal de Ensino.
PT deve ir para palanque de João Campos, diz Humberto Costa
PT e PSB: aliança histórica volta ao centro da disputa
Humberto Costa reconheceu que o PT mantém uma boa relação com a governadora, mas ressaltou que a trajetória política construída ao lado do PSB deve pesar na escolha do partido. “Temos uma boa relação com a Raquel Lyra, que é boa gestora, mas também temos uma relação histórica com o PSB. A tendência é estarmos com João Campos”, afirmou o senador.
A fala de Humberto Costa ocorre em meio à disputa entre Raquel Lyra e João Campos, dois nomes que integram o campo de alianças do governo federal, mas que já travam embates políticos no estado. O PSB tem pressionado Lula para que o presidente declare apoio exclusivo ao prefeito do Recife. Ao mesmo tempo, uma ala do PT ainda defende a possibilidade de composição com a governadora, diante da aproximação dela com o Planalto.
Disputa entre Raquel Lyra e João Campos se intensifica
Nos bastidores, aliados do presidente avaliam que a disputa em Pernambuco tende a se acirrar, já que tanto a governadora quanto o prefeito recifense buscam se consolidar como principais lideranças estaduais para a eleição de 2026. Humberto Costa, no entanto, reforçou que o histórico político entre PT e PSB segue sendo determinante na condução do processo eleitoral.
quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026
Presidente Lula lança pacto contra o feminicídio; ele pede engajamento de todos, em especial dos homens
Lutar contra o feminicídio e todas as formas de violência contra as mulheres deve ser responsabilidade de toda a sociedade. Mas principalmente e especialmente dos homens”, afirmou Lula, em um salão lotado de autoridades e representantes da sociedade civil no Palácio do Planalto.
O Pacto Nacional Brasil contra o Feminicídio tem como objetivos acelerar o cumprimento de medidas protetivas, fortalecer redes de enfrentamento à violência em todo o território nacional, ampliar ações educativas e responsabilizar os agressores. Ele representa uma resposta dos Três Poderes – Governo do Brasil, Congresso Nacional e Poder Judiciário – à escalada da violência de gênero, traduzida em uma alarmante estatística de quatro vítimas de feminicídio a cada 24 horas no país.
“É inadmissível que enquanto fortalecemos os instrumentos de proteção, a exemplo da Lei Maria da Penha e da Lei do Feminicídio, homens continuem agredindo e assassinando mulheres. A segurança de meninas e mulheres é condição necessária para a nossa evolução enquanto sociedade e para o exercício pleno da democracia", disse Lula.
O que muda no dia a dia com o Pacto Nacional Brasil contra o Feminicídio
•Medidas protetivas mais rápidas e que funcionem de verdade
Menos tempo entre a denúncia e a proteção efetiva da mulher. A ideia é que decisões judiciais, polícia, assistência social e rede de acolhimento passem a agir de forma coordenada, sem “empurra-empurra”
•Estado inteiro olhando para o mesmo caso
Executivo, Legislativo e Judiciário e órgãos de controle compartilham informações e acompanham os casos de forma integrada, do pedido de ajuda até o desfecho, reduzindo falhas que hoje colocam mulheres em risco
•Mais prevenção antes da violência virar morte
Campanhas permanentes, educação para direitos, capacitação de agentes públicos e ações para mudar a cultura de violência — inclusive envolvendo homens como parte da solução
•Agressores responsabilizados com mais rapidez
Processos mais céleres, menos impunidade e respostas mais firmes a quem descumpre medidas protetivas ou comete violência
•Atenção especial a quem corre mais risco
Foco em mulheres negras, indígenas, quilombolas, periféricas, do campo, com deficiência, jovens, idosas e moradoras de áreas remotas ou em maior vulnerabilidade
•Resposta a novas formas de violência
Enfrentamento da violência digital, como perseguição, ameaças e exposição online, que muitas vezes antecedem agressões físicas.
•Cobrança pública de resultados
Relatórios periódicos, metas e prestação de contas: o pacto não fica só no anúncio — ele cria obrigação de mostrar o que está funcionando e o que precisa mudar.
quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026
Capoeirense filho de agricultor e merendeira é aprovado no Curso de Medicina em duas Universidades
Adalberto cursou o Ensino Fundamental no Colégio Municipal José Soares de Almeida, em Capoeiras; e o Ensino Médio no Instituto Federal de Pernambuco – IFPE, Campos Garanhuns, onde formou-se Técnico em Meio Ambiente.
O jovem estudante disse que vai cursar medicina para ser um profissional que trata de todos com humanidade e empatia.
Adalberto Tenório já colaborou com o Blog Capoeiras; ele escreveu uma sequência de postagens abordando todas as eleições para prefeito e vereadores que ocorreram aqui no município.
Ao jovem Adalberto, Parabéns! Cumprimento que estendo também aos seus pais!
Programa Água Doce do MIDR no mês de março implantará sistemas de dessalinização em Capoeiras, Caetés e Paranatama
“Os sistemas de dessalinização são implantados com foco na operação adequada e no uso responsável da água, garantindo que os benefícios sejam duradouros. O Programa Água Doce é uma iniciativa que alia tecnologia, sustentabilidade e gestão comunitária”, afirmou o secretário Nacional de Segurança Hídrica (SNSH) do MIDR, Giuseppe Vieira.
Em fevereiro de 2026, está planejada a inauguração de um sistema inédito de dessalinização de água do mar no município de Galinhos, no Rio Grande do Norte.
Já em março de 2026, Pernambuco contará com a entrega de 40 sistemas de dessalinização, resultado de um convênio firmado com a Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca do estado. As estruturas serão implantadas nos municípios de Alagoinha, Caetés, Capoeiras, Frei Miguelinho, Paranatama e Riacho das Almas, beneficiando cerca de 11.800 pessoas.
(www.gov.com.br)
Capoeiras recebe dois novos ônibus escolares
O prefeito Nego do Mercado em nome da população de Capoeiras agradeceu a parceria do deputado estadual Aglailson Victor e da governadora Raquel Lyra.
O prefeito ainda adiantou que nos próximos dias deve assinar Ordem de Serviço para a construção de uma nova creche no município.
terça-feira, 3 de fevereiro de 2026
Ladrões invadem a estação Gurjão da Compesa e moradores de Capoeiras ficam sem água
Na madrugada desta terça-feira 03/02/2026, elementos não identificados invadiram a estação elevatória da Compesa, Gurjão I, na Barragem Gurjão, na zona rural de Capoeiras, Agreste de Pernambuco. A elevatória foi vandalizada e equipamentos foram roubados, e outros danificados.
As estações elevatórias Gurjão I e II são responsáveis pelo abastecimento da cidade de Capoeiras, abastecimento que parou por falta de água.
Um transformador de energia que fica próximo da estação Gurjão I foi derrubado do poste; portas, caixas de energia elétrica foram danificadas e cabos condutores furtados. O local não tem vigilantes e foi quarta ou quinta vez que foi invadido por ladrões e teve equipamentos roubado.
Na madrugada da sexta-feira (30/01), possivelmente os mesmos elementos já tinham roubado duas bombas de água instaladas na Barragem, uma pertencente a prefeituras de Capoeiras e outra, a prefeitura de São Bento do Una, que eram utilizadas para abastecer moradores de sítios e povoado próximos, na zona rural dos dois municípios.
Destacando que a Barragem Gurjão está quase seca, atualmente está com menos de 15% da capacidade.
A Gerencia Regional da Compesa, em Garanhuns, já foi comunicada sobre a ação criminosa na elevatória.
Prefeitura de Caetés adquiri 04 ônibus, 02 Vans, e 03 veículos Argo para a frota municipal
A frota de veículos do município foi reforçada com a aquisição de 10 veículos 0 km, sendo: 04 ônibus escolares, 02 Vans e 03 veículos Fiat Argo, além de um carro doado pelo Governo do Estado para fortalecer políticas públicas para as mulheres. Os novos veículos foram apresentados a população pelo prefeito Nivaldo Tirri num vídeo compartilhado nas redes sociais. O gestor municipal destaca o investimento realizado com recursos próprios do município; ele escreveu:
Investir em educação também é garantir transporte de qualidade. Novos carros, vans e ônibus chegam para fortalecer o acesso, a segurança e o cuidado com os estudantes caeteenses.
Outra ação de grande impacto realizada pela prefeitura neste início de ano na cidade de Caetés foi a pavimentação asfáltica de 36 ruas, com investimento de R$ 3,3 milhões viabilizados pelo Ministro Silvio Costa Filho junto ao Governo do Presidente Lula e a Codevasf.
Em Caetés, a prefeitura não para de trabalhar e investir para melhorar a qualidade de vida dos moradores da cidade e da zona rural.
Em fevereiro, mais de 432,9 pernambucanos passam a ser beneficiados por nova lei que amplia isenção do Imposto de Renda
De acordo com informações do Centro de Estudos Tributários e Aduaneiros da Receita Federal (CETAD), mais de 276,2 mil trabalhadores pernambucanos que ganham até R$ 5 mil por mês deixarão de pagar o tributo a partir de fevereiro. Outras 156,6 mil pessoas com renda entre R$ 5 mil e R$ 7,35 mil mensais terão descontos progressivos no estado. Até o ano passado, cerca de 419,2 mil declarantes de Imposto de Renda em Pernambuco já não pagavam o IR. Com as novas mudanças, o número subirá para 695,4, representando uma injeção importante de recursos para a economia estadual.
SANÇÃO – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou em 26 de novembro de 2025 a lei que amplia a faixa de isenção do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) para contribuintes que recebem até R$ 5 mil mensais. A medida, uma das mais aguardadas na área econômica, estabeleceu ainda os descontos parciais para rendas de até R$ 7.350.
JUSTIÇA TRIBUTÁRIA — Para manter o equilíbrio fiscal e compensar a redução na arrecadação, a legislação estabelece incremento na tributação de altas rendas, a partir de R$ 600 mil anuais. A previsão é de que cerca de 140 mil contribuintes de maior renda sejam alcançados pela mudança. Nesse caso, a cobrança é gradual, com alíquota máxima de até 10% sobre os rendimentos. Contribuintes que já pagam essa porcentagem, ou mais, não terão mudanças. Dessa forma, não há impacto fiscal adicional e nenhum serviço público prestado à população será afetado.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República
segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026
Dois homicídios foram registrados no município de Capoeiras nesta segunda-feira 02 de fevereiro
Por volta das 09h30 da manhã, na calçada, numa rua no centro da cidade foi assassinado o popular conhecido por Celio Pinto (foto acima), de 49 anos, que residia aqui na cidade. Ele foi alvejado com diversos disparos de arma de fogo, não resistiu aos ferimentos e faleceu no local. Outro homem foi baleado e socorrido para o Hospital Dom MOura em garanhuns. O crime foi praticado por dois homens que chegaram numa motocicleta. A autoria e motivação ainda são desconhecidas.
O outro homicídio ocorreu no início da madrugada num parque de vaquejada na zona rural do município. Segundo as informações, a vítima conhecida por ‘Madruga’ estava deitado numa rede quando foi assassinado a golpes de faca peixeira; ainda segundo as informações ele residia na cidade de Lajedo e era vendedor ambulante de balas e cigarros, e tinha ido comercializar na vaquejada. O crime teria sido praticado por dois homens não identificados.
A Delegacia da Polícia Civil de Capoeiras ficará responsável pelas investigações dos dois homicídios.
Mulher foi assassinada a tiros na cidade de Caetés
A vima foi identificada como Crislane Bezerra dos Santos (conhecida por Bruguela), de 37 anos, foi alvejada com diversos disparos de arma de fogo, não resistiu aos ferimentos e faleceu no local. Segundo as informações, o crime foi praticado por dois homens que se aproximaram numa motocicleta e usavam capacetes. A Delegacia da Polícia Civil de Caetés vai investigar para esclarecer a autoria e motivação do crime.












.png)












