Seguidores

terça-feira, 5 de outubro de 2021

Jornalista Roberto Almeida deu uma aula de civilidade

Por  Altamir Pinheiro

O modo como o sensato jornalista matuto, Roberto Almeida, narrou, descreveu e interpretou, sob o aspecto ético, a reta final dos eventos políticos que redundaram na vitória do candidato do PSB da cidade interiorana de Capoeiras, Joaquim Costa Teixeira, foi digno de aplausos. A partir dos enquadramentos das descomposturas de alguns elementos ou cabos eleitorais que ofendem e enojam um estado democrático direito no que diz respeito à caça ao voto, o comportamento do jornalista foi exemplar. No episódio  do avião que sobrevoou a cidade e os povoados na véspera da eleição, eis o que ele disse:


“Tanto Nêgo do Mercado (PSB), quanto Celina Miranda (PL) são pessoas educadas e moderadas e desde o início do processo político que definiu a realização de eleição suplementar no município, evitaram os ataques e ofensas aos adversários.  Mas justamente hoje, véspera da votação e um dia depois da divulgação de uma pesquisa no município, pelo jornal Diário de Pernambuco, um fato grave quebrou a harmonia que predominou durante toda a campanha. Uma aeronave sobrevoou Capoeiras e os distritos, jogando do alto milhares de panfletos de muito mau gosto.”


Roberto Almeida foi mais além: ”Seria importante que o vencedor ou vencedora da eleição se propusesse a esclarecer esse episódio quando sentasse na cadeira. A Justiça Eleitoral ou o Ministério Público também poderia fazer alguma coisa para descobrir quem está por trás desse crime. Quem fez os panfletos? Quem os mandou distribuir de avião? A quem o material sujo pode trazer algum benefício? E ARREMATOU: São perguntas que devem ser feitas e merecem uma resposta. Capoeiras, o Agreste Meridional e Pernambuco não merecem isso.”


Para quem não sabe o jornalista Roberto Almeida é filho de Capoeiras, mas está radicado em Garanhuns há vários anos. Na eleição de 2020 ele prestou seus serviços profissionais remunerados ao candidato Dudu e, deselegantemente, a coordenação de campanha da candidata a prefeita Celina de Dudu dispensou o excelente trabalho profissional prestado pelo responsável do guia eleitoral no rádio no pleito  passado em que Dudu se elegeu, mas foi cassado pela justiça eleitoral. Espertamente, o candidato do PSB deu o PULE DE 10 e o contratou, acarretando com isso o melhor guia eleitoral da campanha que foi o de Nego do Mercado, sob a batuta de Roberto Almeida com ajuda de toda uma aguerrida equipe.


É bom frisar que, durante todos os episódios de baixarias, o jornalista não tomou partido por ninguém, mesmo tendo todos os motivos para ir ao revanche, pois tinha inúmeros pretextos, mesmo assim se recusou a entrar no jogo vingativo do “olho por olho e dente por dente”. A bem da verdade, por mais que essa máxima ou mote possa parecer um chavão, os entendidos já afirmam que, o jornalismo é, antes de  tudo e sobretudo, a prática diária de uma certa inteligência acoplada ao exercício cotidiano do mínimo de caráter acompanhado de uma boa dose de ética, decência, apreço e acima de tudo respeito as diferenças. Portanto, é agindo assim que se constrói uma reputação ou notabilidade que passa a ser digna de aplausos.

Um comentário:

  1. Obrigado a Altamir pelo texto generoso e a Raimundo Lourenço pela publicação.

    ResponderExcluir

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!