Só que antes do feriado, ainda tem muita data para celebrar na semana. Hoje (8) é o dia do Dia do Nordestino. A data foi instituída por causa do nascimento do poeta, músico e compositor maranhense Catulo da Paixão Cearense, o Poeta do Sertão. Além de uma homenagem, a data busca combater e conscientizar a população brasileira a respeito do preconceito e discriminação vivenciados pelos nordestinos. De acordo com o IBGE, o Nordeste corresponde a 18% do território nacional e a região é a segunda mais populosa do Brasil, com cerca de 55 milhões de habitantes.
Já o dia 9 de outubro guarda, digamos, uma estreita relação com a palavra "correr". Isso porque a data celebra o "Dia Internacional dos serviços dos Correios" e também o "Dia do Atletismo". A etimologia da palavra “correio” remete à figura do mensageiro, do Latim currere, ou seja, “deslocar-se com rapidez, correr”. E o ato de correr com rapidez, por essência, é o objetivo da corrida, uma das principais modalidades do atletismo.
No dia 10 de Outubro é comemorado em todo o mundo o Dia Internacional da Saúde Mental, assunto que ainda é tabu na sociedade. A data, instituída em 1992 pela Federação Mundial de Saúde Mental, busca chamar a atenção da opinião pública para o reconhecimento do sofrimento causado por problemas mentais e a busca pela promoção da saúde mental.
Pessoas com deficiência e música brasileira
O Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Física é celebrado anualmente no dia 11 de outubro e marca a luta pela promoção dos direitos dos mais de 18 milhões de brasileiros que tem algum tipo de deficiência, conforme notícia publicada pela Agência Brasil, com base em dados do IBGE. Muitos foram os avanços nos últimos anos por meio da criação de normas, decretos e leis para essa esse público, como disposições sobre a obrigatoriedade de acessibilidade em estabelecimentos, assentos preferenciais, unidades habitacionais adaptadas, entre outros. Mas a inserção no mercado de trabalho permanece sendo um desafio.
No campo da música, celebramos em 11 de outubro o nascimento do sambista, compositor e poeta fluminense Angenor de Oliveira, o Cartola. Fundador da escola Estação Primeira de Mangueira, Cartola é considerado um dos maiores compositores do país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.
Opine com responsabilidade!