Aconteceu na última quinta-feira, 20, no Auditório da Unidade de Negócios do SEBRAE Agreste Meridional, em Garanhuns, a Palestra “Gestão e Concorrência: Se Diferencie ou Fique Fora”, uma parceria do SEBRAE Agreste Meridional, CDL-Garanhuns, ÍCONI Informática e Consultoria, SEVEN Assessoria Empresarial, ÁGUIA Distribuidora de Alimentos, ARPA Sistemas de Informação, Banco do Brasil, Banco BFC e Grupo Maratá.
Criszógenes Lúcio, Gestor da Águia Distribuidora de Alimentos, idealizador do evento, abriu a palestra sensibilizando os integrantes do comércio, do mercado varejistas e atacadistas de alimentos para a necessidade de melhorar sua gestão para concorrer com grandes grupos econômicos que estão se instalando em Garanhuns e no Agreste Meridional. “Como empresário e tendo meus clientes como parceiros, idealizei esta palestra e o curso que iniciaremos em outubro com o intuito de capacitar os gestores, funcionários e empresas para melhorar a gestão de seus negócios para estarmos mais bem preparados para enfrentarmos a concorrência”. “Não somos um cidade isolada do contexto estadual, nacional e mundial, a globalização é uma realidade que impacta a vida de todos nós, empresários e cidadãos”, conclui Criszógenes.
Em seguida, Raimundo Barreto, consultor, professor e Diretor da ÍCONI Informática e Consultoria, fez uma breve apresentação discutindo a importância da Informática na Gestão para as micros, pequenas, médias e grandes empresas.
Na sequência, Jose Lindenberg Filho, professor assistente I da UFPE e sócio-capitalista da Seven Assessoria e Consultoria Empresarial, fez uma breve explanação dos efeitos do planejamento tributário no lucro, custo e competitividade para os micros, pequenos, médios e grandes empresários. Em especial abordou o tema Planejamento Tributário para as empresas, enfatizando a importância da escolha correta do regime tributário com base em aumentar a rentabilidade e a lucratividade das organizações.
Sobre o curso que iniciará em outubro, Lindenbergue comentou: “Este curso foi montado para atender as necessidades atuais dos comerciantes e terá três módulos distintos. O primeiro, sobre Custos, tributação e planejamento tributário, paralelamente o de Práticas de Informática na Gestão e o oferecido pelo SEBRAE sobre Organização Empresarial”.
Por fim, tivemos a fala dos senhores Silvio, Superintendente do Banco do Brasil, Fernando, Gerente do Banco do Brasil Garanhuns e Emanuel, Gerente de Negócios do Banco BFC, que explicaram alguns produtos que os bancos oferecem e que podem ajudar os empresários nos investimentos em suas empresas, visando melhorar as instalações, equipamentos, capital de giro e outras necessidades.