Seguidores

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Bancários de todo Brasil entram em greve nesta terça-feira.


Bancários vão entrar em greve por tempo indeterminado em todo o Brasil a partir desta terça-feira (18). A paralisação, aprovada na última quarta-feira (12), é pela campanha salarial deste ano. A categoria rejeitou a única proposta apresentada pelos bancos durante as negociações, que previa reajuste salarial de 6% contra os 10,25% reivindicado pelos trabalhadores. Em Pernambuco, há 12 mil bancários, sendo que 80% deles trabalham na Região Metropolitana do Recife.

A expectativa do Sindicato dos Bancários de Pernambuco (Bancários PE) é que a adesão à greve seja de 100%. "Temos informações que no Grande Recife e em outras cidades do interior, como Salgueiro e Arcoverde, muitas agências vão fechar. Da [Avenida] Agamenon Magalhães ao Recife Antigo, vamos ficar em frente das agências, explicando os motivos da greve à população", disse a presidente da entidade, Jaqueline Mello.

Além do reajuste salarial, a categoria pede aumento do piso, participação nos lucros, Plano de Cargos e Carreiras, mais contratação, mais segurança nas agências, diminuição das tarifas bancárias e juros. Segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), o piso salarial dos bancários brasileiros é um dos mais baixos no continente.

Enquanto os bancos pagam piso de 1.090 dólares no Uruguai e de 1.200 dólares na Argentina, aqui no Brasil é de 681 dólares, ou seja, R$ 1,4 mil. Os bancários querem um piso de R$ 2.416,23. A categoria decidiu entrar em greve após um mês de negociação com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban).
G1/PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!