Seguidores

segunda-feira, 29 de janeiro de 2024

Arcebispo de Olinda e Recife Dom Paulo Jacson recebe pálio arquiepiscopal

O arcebispo de Olinda e Recife e segundo vice-presidente da CNBB, dom Paulo Jackson, recebeu na Arquidiocese, nos dias 26 e 27 de janeiro, o Núncio Apostólico para o Brasil, dom Giambattista Diquattro, ele no sábado (27) pela manhã, presidiu a solenidade de entrega do pálio arquiepiscopal a dom Paulo, na catedral metropolitana.


A celebração, na catedral do Santíssimo Salvador, reuniu bispos do Regional Nordeste 2, bispos eméritos e convidados. Igreja cheia para testemunhar a entrega histórica. Muitos padres, religiosos, diáconos, seminaristas e paroquianos de toda a região metropolitana. Autoridades civis e políticas estavam presentes – dentre elas, a governadora de Pernambuco, Raquel Lira. Três irmãos de dom Paulo vieram de João Pessoa (PB) para prestigiar o momento.

O pálio é entregue aos arcebispos recém-eleitos, tradicionalmente, no dia 29 de junho, durante a Solenidade de São Pedro e São Paulo, presidida pelo Papa, mas no ano passado, dom Paulo Jackson não pode comparecer à cerimônia. Durante o rito realizado no sábado, o arcebispo renovou suas promessas batismais, confirmou sua fé e recebeu o pálio, emocionado, presidindo a celebração eucarística em seguida. Em sua homilia, dom Paulo falou sobre o sentido do pálio e sobre seu compromisso. “Esta insígnia, abençoada pelo Santo Padre, o Papa Francisco, na última Solenidade dos Apóstolos Pedro e Paulo, revela exatamente a imagem do pastor que carrega a ovelha em seus ombros. Expressa também a minha comunhão profunda com a Santa Sé e a minha missão como metropolita, nesse serviço e promoção da comunhão dentro da Província Eclesiástica e na comunhão com a Sé Apostólica. De algum modo, unem-se as imagens de Bom Pastor e Cordeiro Imolado. Como disse o Papa Bento: ‘A lã do cordeiro representa a ovelha doente ou fraca que o pastor coloca em seus ombros e leva às águas da vida’. dentre os tantos pastores da Arquidiocese de Olinda e Recife, suplico a intercessão dos Servos de Deus Dom Hélder Câmara e Dom Vital. Eles nos inspirem o seguimento de Jesus e do seu Evangelho”, disse o arcebispo.


Dom Paulo em uma das várias visitas
que fez a Paróquia de São José, em
Capoeiras, e o então pároco 
Monsenhor José Augusto

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, eleito Bispo da Diocese de Garanhuns em 20 de maio de 2015. Sagrado bispo em 18 de julho de 2015. Nomeado Arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife em 14 de junho de 2023, sendo empossado em 13 de agosto de 2023.Em 20 de maio de 2015, foi nomeado pelo Papa Francisco Bispo da Diocese de Garanhuns. Como bispo, foi membro da Comissão Episcopal Bíblico-Catequética da CNBB, entre 2015 e 2019. Em 2019, foi eleito presidente do Regional Nordeste 2 da CNBB. Foi nomeado Arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife em 14 de junho de 2023, sendo empossado em 13 de agosto de 2023 no Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães, no Recife, sucedendo dom Fernando Saburido, que renunciou ao cargo por ter alcançado os 75 anos de idade.

Pascom AOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!