Joaquim Costa |
Nilson Rodrigues |
Recentemente Nilson Rodrigues e o prefeito Nego do Mercado anunciaram uma parceria de trabalho entre o STR e a prefeitura de Capoeiras para beneficiar os agricultores e agricultoras do município.
Fundado no ano de 1963, pelo senhor Joaquim Costa de Lira que à época precisou caminhar muito pelos sítios com um livro embaixo do braço, bater à porta dos agricultores para lhes falar sobre associativismo e sindicato e, os convidar a associarem-se. Não foi fácil, seu Joaquim ouviu muitos ‘nãos’ mas não desistiu, e depois de muito trabalho e persistência o Sindicato dos trabalhadores Rurais de Capoeiras foi reconhecido pelo Ministério do Trabalho em 11/01/1972.
Nas décadas seguintes, Joaquim Costa de Lira presidiu o Sindicato. Na década de 1980, ele convidou meu pai, Gerson para integrar a direção do STR, onde meu pai ficou até que sofreu um AVC e precisou se afastar. Naquela época, eu conheci seu Joaquim Costa, um homem integro e honrado como poucos; ouvi ele contar histórias de sua vida; injustiças sofridas, relatos sobre o Sindicado. No início da década de 1990 Joaquim Costa afastou-se da Direção do Sindicado; em 31/08/2009, seu Joaquim Costa de Lira faleceu aos 90 anos de idade.
O STR Capoeiras tem como presidente Nilson Rodrigues. Os tempos são outros, o prédio foi reformado e ampliado, e a modernidade da informatização chegou. Mas o objetivo continua mesmo da época em que Joaquim Costa e meu pai trabalhavam: buscar melhorias e auxiliar na medida do possível os agricultores e agricultoras capoeirenses.
(OBS: Inicialmente o evento seria realizado dia 19, mas informa que foi adiado para o dia 26 de janeiro)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.
Opine com responsabilidade!