Seguidores

terça-feira, 30 de janeiro de 2024

Dia Mundial do Câncer: Hospital de Câncer de Pernambuco destaca informação e meios de prevenção

O câncer é uma das doenças que mais mata no mundo, sendo o de pulmão o mais letal entre os tumores malignos. No Brasil, a projeção é que haja cerca de 704 mil novos casos de câncer a cada ano no triênio 2023-2025, segundo relatório do Instituto Nacional de Câncer (INCA) divulgado no último ano. Referência no Estado, o Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) cumpre um papel fundamental ao acolher 51% da população oncológica, desde o diagnóstico às várias opções de tratamento. Para marcar a data, a instituição convida à imprensa para visitar o hospital e conhecer seus números, nesta sexta-feira (02), às 08h00.


Todos os casos de câncer são tratados no HCP. Ao todo, foram mais de 5 mil e 800 casos, sendo o de pele o mais comum de todos – inclusive, o mais incidente no mundo – e o de mama em segundo lugar. Mas, o que causa o câncer? No caso do tumor de pele, por exemplo, está diretamente ligado à exposição excessiva aos raios ultravioletas, mas no geral, não existe uma única razão para o surgimento da doença, pois ela há uma variedade de fatores internos e externos que contribuem para a ocorrência do fenômeno, tais como hormônios, condições imunológicas e alterações genéticas. É notável que a maioria dos casos, situando-se entre 80% e 90%, esteja vinculada a fatores externos, como o tabagismo e estilo de vida como um todo.


Tabagismo como causa perigosa

O tabagismo, por exemplo, além de estar relacionado com mais de 50 tipos de doenças, também é o principal fator de risco para vários tipos de cânceres. “Fumar é considerado a maior causa evitável de adoecimento e mortes precoces em todo o mundo, além de causar vários tipos de câncer como câncer de pulmão, laringe, faringe, esôfago, estômago, pâncreas, fígado, rim, bexiga, leucemia, mama, entre outros”, destaca o cirurgião torácico do HCP, dr. Bernardo Nicola.


Outros fatores de risco

Excesso de peso corporal e alimentação não saudável (ou seja, pobre em frutas, vegetais e outros alimentos que contenham fibras, além da ingestão excessiva de carnes vermelhas e processadas - salsicha, mortadela, linguiça, entre outros), estão entre os principais fatores de risco para o câncer colorretal (intestino, cólon e reto). A nutrição merece atenção redobrada no nosso dia a dia. Alimentar-se bem e manter-se nutrido, lembrando sempre da ingestão de água, não é apenas uma necessidade física, mas é também de alegria, bem-estar e saúde. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), um em cada três casos de câncer poderia ser evitado com a adoção de dieta saudável, controle de peso e prática de atividade física. Além disso, a má alimentação é o segundo maior agente causador da doença no país, como a gastrite, obesidade, diabetes e colesterol alto. Para que tenhamos saúde, é necessário um equilíbrio entre a prática de atividade física e uma alimentação adequada.


 Cânceres mais comuns em mulheres e homens

Excluindo o câncer de pele não melanoma, o câncer de próstata prevalece como o mais frequente entre os homens. A idade se destaca como seu principal fator de risco, sendo que aproximadamente 6 em cada 10 diagnósticos ocorrem em homens com mais de 65 anos. Além disso, o histórico familiar de câncer de próstata também se configura como outro elemento significativo. Já em mulheres, O câncer do colo do útero, um dos principais tipos de tumores que acometem as mulheres, também acontece por causas externas, ou seja, a infecção persistente por alguns tipos do Papiloma Vírus Humano (HPV), transmitidos no ato sexual desprotegido, sem preservativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!