Seguidores

sábado, 18 de maio de 2024

O Agreste é Notícia em 18-05-2024

Coluna publicada aos sábados com o resumo de algumas das principais notícias da semana nos municípios da região.


Garanhuns

- MPPE realiza audiência pública sobre a implementação de UTIs pediátrica e neonatal no município. 14/05/2024 - O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania de Garanhuns, promoveu no dia 25 de abril audiência pública com objetivo de colher subsídios para promoção da efetiva implantação de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) neonatais e pediátricas no município. A iniciativa ocorreu no auditório da sede das Promotorias de Justiça de Garanhuns.

Participaram representantes da Secretaria Executiva Estadual de Atenção à Saúde; da Secretaria de Saúde de Garanhuns; do Movimento de luta pela UTI pediátrica em Garanhuns; do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) e do Conselho Regional de Medicina do Estado de Pernambuco (Cremepe); da Ordem dos Advogados de Pernambuco (OAB/PE); das diretoras do Hospital Infantil Palmira Sales e do Hospital Regional Dom Moura (HRDM); e da administradora do Hospital Perpétuo Socorro.

Na ocasião, foi discutida a implementação de 10 leitos de UTI neonatal no Hospital Palmira Sales, com a verba de R$ 1 milhão originada de emenda parlamentar. O Promotor de Justiça Domingos Sávio Pereira Angra, coordenador da audiência, fixou o prazo de 30 dias para ser entregue o cronograma de licitações, contratações, obras e recursos humanos e materiais necessários para o funcionamento dos novos leitos, devendo-se juntar ao procedimento pertinente de número 02088.000.186/2024. 

Sobre a falta de profissionais médicos em número suficiente para atendimento, o MPPE estabeleceu o prazo de 15 dias para o envio das documentações sobre os editais de seleção dos profissionais pela Secretaria Estadual de Saúde, inclusive para comprovação de remessa para o Cremepe e o Simepe, além de informações sobre residência médica na região.


- Agricultor morre atacado por encame de abelhas. Na quarta-feira 15/05/2024, no Sitio Lagoa das Baraúnas, zona rural de Garanhuns, o agricultor Rivaldo Ferreira, de 49 anos, morreu após ser atacado por um enxame de abelhas da espécie italiana. Familiares disseram a Policia que a vitima havia mandado arar umas terras para colocar um roçado, e tinha ido conferir o serviço quando foi atacado pelas abelhas.


Caetés

- Cipoma apreende espingarda e pássaros silvestres. Na quarta-feira 15/05/2024, no Sitio Várzea de Dentro, zona rural do município de Caetés/PE, policiais militares do Cipoma (Polícia ambiental) realizavam fiscalização quando avistaram numa residências algumas gaiolas com pássaros, ao realizarem a devida abordagem localizaram na casa também uma espingarda calibre 28. O proprietário do material foi detido e encaminhado para a Delegacia Seccional, em Garanhuns onde foi autuado por posse ilegal de arma de fogo e por crime ambiental. Fonte: portalagresteviolento.com.br 


Paranatama

- Acidente com vítima fatal. Na quinta-feira 16/05/2024, na BR-423, no município de Paranatama/PE, uma motocicleta colidiu na traseira de outra moto, o condutor de uma delas, Eraldo Leonel da Silva, de 49 anos, morreu no local e o garupa ficou gravemente ferido e foi socorrido para o Hospital Regional Dom Moura, em Garanhuns. O condutor da outra moto também ficou ferido e foi socorrido para o mesmo hospital. Segundo informações, Eraldo após cair na pista teria sido atropelado por um veículo de dados não anotados.


Lajedo

- Atual prefeito lidera pesquisa eleitoral. O Instituto Data Trends divulgou nesta sexta-feira 17/05/2024, pesquisa eleitoral para disputa pela prefeitura de Lajedo. O levantamento apontou o atual prefeito Ervaldo Chagas liderando com 59% das intenções de voto no cenário estimulado; na segunda colocação aparece Antônio João com 28% das intenções de voto. Brancos e nulos 7%; não sabem ou não opinaram 6%. A pesquisa também quis saber a avalição da gestão municipal que aparece com aprovação de 76% dos entrevistados enquanto 20% desaprovam. Registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o nº PE-09970/2024, a pesquisa aplicou 400 questionários com uma margem de erro de 4,84% e um grau de confiança de 95%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!