Seguidores

sábado, 20 de novembro de 2010

A gente não quer só comida...

           O IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) divulgou uma pesquisa na última quinta feira 18/10, em que mostra que a maioria dos brasileiros nunca foi ao cinema, jamais assistiu a uma peça de teatro ou foi a um show de música ou um museu.
           Intitulada “Sistema de Indicadores de Percepção Social”, a pesquisa feita pelo IPEA com 2.770 pessoas em todos os estados do Brasil revelou que 54% dos brasileiros nunca foram ao cinema e 26% dos que freqüentam, raramente assistem a filmes na telona. Enquanto isso, 59,2% dos brasileiros declararam nunca haver assistido a uma peça de teatro e 25,6% viram raramente.  Já 67,9% dos brasileiros jamais visitaram um museu.
           Segundo a pesquisa realizada pelo IPEA, 89% dos brasileiros consome cultura apenas por meio da televisão. São muitos os fatores que contribuem para que a maioria do povo não tenha acesso à cultura: não existem cinemas e teatros na maioria das cidades brasileiras; o preço cobrado é alto; há a deficiência na educação escolar; e também, o desinteresse dos governos em democratizá-la.
            O acesso à cultura ajuda tornar o homem um ser verdadeiramente pensante, e talvez seja esse o motivo por que os governos a escondem do povo.
             A gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e arte... O trecho da música de Arnaldo Antunes, Marcelo Fromer e Sérgio Brito nos faz pensar sobre o acesso do povo a cultura no país.
             Você tem fome de quê?

5 comentários:

  1. O povo quer, celular, futebol, tv de60 polegadas, mais não tem saneamento básico, escolas, hospitais, segurança. Essa é a cultura
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  2. Na sua grande maioria preferem a alienação da tv do que tomar a iniciativa de buscar o conhecimento através da cultura.
    É lamentável.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo11/20/2010

    QUAL O PROBLEMA DE QUERER CONFORTO E BENS MATERIAIS? A HUMANIDADE DESDE OS TEMPOS NÔMADES BUSCA MELHORIAS E CONFORTO.
    O ACESSO A CULTURA DEVERIA COMEÇAR NA ESCOLA.
    VAMOS PARAR DE PEDIR A INTERVENÇÃO DO ESTADO.
    POR ESSAS E OUTRAS QUE NOSSA CARGA TRIBUTÁRIA SÓ AUMENTA.É INCENTIVO AQUI,REDUÇÃO DE IMPOSTOS ALI,BOLSA PRA ISSO E BOLSA PRA QUILO.
    COM A CRISE PERCEBEMOS QUE UM ESTADO ESTATIZANTE E POPULISTA NÃO SERÁ UM BOM CAMINHO PARA NOSSO BRASIL.
    DELFIN NETO/CAETÉS

    ResponderExcluir
  4. Anônimo11/20/2010

    O povo é ensinado a não gostar e não valorizar a arte.
    E isso acontece da seguinte maneira...

    Ensinam que artista é aquele que está na televisão, por tanto quem está fora dela não deve ser bom. São os conceitos equivocados do que seja arte e sucesso.

    Ensinam que artista não trabalha, por tanto seu trabalho deve ser oferecido de graça. E ensinam isso aos próprios artistas, para ver até que ponto aguentam e sobrevivem. Na verdade a intenção é justamente essa... que não sobrevivam ou que desistam da arte que busca a transformação e a reflexão do ser humano e se rendam aos trabalhos somente de entretenimento (que são os que sustentam), que são carregados de segundas intenções.

    Não dão condições de sobrevivência ao artista (para ver se ele desiste logo)e muito menos condições para que ele consiga se aperfeiçoar e realizar suas pesquisas e ensaiar seus trabalhos.

    Por ter como uma das funções, o desenvolvolvimento do senso crítico e do pensamento, ensinam que ela não tem importância e tentam desqualificá-la, com o claro intuito de matá-la. E estão conseguindo.

    Para quem não sabe...

    O artista trabalha e muito. Cria, escreve, projeta, ensaia, produz e etc. Tudo sem ganhar um tostão. Um espetáculo de teatro por exemplo, pode levar um, dois, três e até mais anos para ficar pronto. E isso exige tempo, dinheiro e muito trabalho.
    O processo de criação de um trabalho artístico (o que transcende) é muito doloroso. Estou falando agora, da parte da energia da criação, que na verdade já é um segundo capítulo da história.

    O artista paga para trabalhar, paga para tentar mudar o mundo, paga para tentar tranformar pensamentos, paga para fazer refletir, paga para fomentar a criatividade, paga para ajudar no desenvolvimento de um ser humano mais contestador, paga para auxiliar na educação, paga para auxiliar no conhecimento e etc.

    Como podemos frear a morte da arte?

    Pensando no que vemos, ouvimos e dizemos.
    Pensando no que valorizamos ou deixamos de valorizar.
    Abrindo nossa mente e permitindo novas experiências.
    Vislumbrando outras possibilidades.

    Enfim...


    Balaio Variado

    ResponderExcluir
  5. Maria Luiza11/20/2010

    Acredito que houve um progresso de acesso a cultura artística sim,apesar da TV ser um fator que acomodou muito as pessoas,mas está havendo incentivos ,preços populares em teatros e cinemas,a escola desenvolve papel importante e deveria ser a grande incentivadora da arte,mas nem sempre isto acontece e o povo fica sem ter acesso a cultura..........

    ResponderExcluir

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!