Seguidores

sexta-feira, 13 de agosto de 2021

Presidente do TRE visita Capoeiras para tratar da eleição

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral – TER PE, Desembargador Carlos Moraes, acompanhado por outros membros do Tribunal estiveram no município de Capoeiras, Agreste de Pernambuco, na manhã desta sexta-feira, 13/08/2021. No Fórum da cidade, a comitiva se reuniu com a Juíza eleitoral, Drª. Priscila Maria de Sá Torres Brandão, com o Promotor Eleitoral Dr. Réus Alexandre Serafim do Amaral e com a Chefe do Cartório Eleitoral Maria Jailma Ramos para tratar do planejamento da eleição suplementar para prefeito que acontecerá no município, no próximo dia 03 de outubro de 2021.

O Des. Carlos Moraes fez uma defesa enfática da Justiça eleitoral e da segurança das urnas eletrônicas; descreveu alguns tipos de fraudes eleitorais que existiam quando o voto era em cédula de papel, e da demora para a apuração dos resultados; ele disse que o surgimento da urna eletrônica em 1996 trouxe transparência às eleições. Ele disse ainda que se o voto impresso fosse validado ocorreria a judicialização das eleições no país.


O presidente do TRE reforçou que por causa da pandemia, o Decreto Estadual proibi aglomeração de pessoas, e que a Juíza e o Promotor terrão do Tribunal todo apoio às ações tomadas para coibir o descumprimento das medidas sanitárias no âmbito do município; e que Decisão Judicial poderá proibir e aplicar multa. Segundo ele, os partidos devem escolher seus candidatos, mas seguindo o protocolo sanitário.


A Juíza da comarca, Drª Priscila Torres Brandão agradeceu o apoio recebido do Tribunal para a realização da eleição suplementar em Capoeiras.


A Justiça Eleitoral no dia 02/10, realizará em Capoeiras, o sorteio das urnas do município e também de Palmeirina que serão auditadas.

Chefe do Cartório eleitoral Maria Jailma e a Juíza Drª Priscila Torres Brandão

Convenções partidárias

Circulam postagens nas redes sociais informando que os dois grupos políticos que disputarão a prefeitura de Capoeiras programaram realizar suas convenções na mesma data, 20/08, e isso tem causado preocupação a Justiça Eleitoral quanto a segurança dos participantes.

Promotor de Justiça Dr. Réus Alexandre e o Comandante do 9º BPM Coronel Flavio Batista

Na Reunião, o comandante do 9º BPM Coronel Flavio Batista afirmou não dispor de efetivo suficiente para garantir segurança à realização das duas convenções no mesmo dia, e sugeriu que ocorressem em datas diferentes.


Diante do Impasse, ficou acertado que a Justiça Eleitoral reunirá os representantes dos partidos para tentar chegar a um acordo. Dr. Réus Alexandre sugeriu que se faça um acordo com condições propostas pela Polícia Militar e Ministério Público, inclusive impondo multas para quem descumprir.


Acompanharam o presidente do TRE na visita a Capoeiras, os Desembargadores Eleitorais, Rodrigo Canu Beltrão, Carlos Gil Rodrigues e Mariana Vargas. Ainda, o Secretário de Tecnologia, Dr. George Maciel; o Diretor Geral Orson Santiago Lemos e a Assessora da presidência, Drª Bruna Barreto Campelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!