Seguidores

terça-feira, 18 de julho de 2023

Homem morreu após beber um litro de pinga em Goiás; entenda os riscos do excesso de álcool no corpo

DCM/Jessica Alexandrino - Beber um litro de cachaça pode gerar uma intoxicação severa por álcool, o que possivelmente ocasiona o coma alcoólico, estágio avançado de rebaixamento da consciência que põe a vida em ameaça. No último fim de semana, um trabalhador rural de 42 anos foi encontrado morto em Catalão, no Goiás, após virar “um litro de pinga” para cumprir uma aposta em um bar.


“Não há tempo do organismo metabolizar aquele álcool e transformá-lo em gás carbônico [que sai do corpo pela respiração] e água [que sai pela urina]”, explicou o médico Paulo Olzon, clínico da Escola Paulista de Medicina (Unifesp), ao G1.


Com a perda da consciência, a área do cérebro que foi afetada pelo efeito tóxico do álcool pode desligar as funções vitais, como a que controla o coração e a respiração. Assim, os batimentos e o pulmão podem parar de funcionar. Já segundo Raymundo Paraná, médico hepatologista e professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (UFBA), a intoxicação também pode gerar arritmia.


“O paciente pode também ter algumas interações medicamentosas nefastas nesse consumo agudo. Mesmo que ele não tenha nenhuma doença hepática, esse consumo exagerado e absurdo do álcool pode provocar isso”, esclareceu o médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!