Seguidores

sábado, 12 de fevereiro de 2011

A educação pública no município de Capoeiras

            Que o sistema público de ensino no país deixa a desejar, todos sabemos.
           Em Capoeiras, o atestado de que o ensino público realmente não é bom, é dado por vários professores das redes municipal e estadual de educação, que lecionam nas escolas sediadas no município, mas têm seus filhos matriculados em Colégios particulares na cidade de Garanhuns.
           O professor ou outro servidor da educação que não é remunerado como deveria, e mesmo assim se esforça para pagar um colégio particular, para que seu filho não estude na escola pública onde o pai ou mãe leciona ou presta serviço, é mais do um atestado de que o ensino público não é bom.

           A pesar do atestado de que o ensino público no município de Capoeiras não é o ideal, até que  ele evoluiu um pouco, nos últimos anos; é só observarmos o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) do Ministério da Educação. No ano de 2009, nas Escolas da rede municipal, o IDEB da: 4ª série/ 5º ano foi de 3,2; na 8ª série/ 9º ano, 2,7. A meta era: 3,2 e 2,7 respectivamente.
           Já na Escola da rede Estadual, em 2009, o índice da: 4ª série/ 5º ano foi de 3,0 e 8ª série/ 9º ano, 2,9. A meta era: 2,8 e 2,0 respectivamente. Portanto, em ambas, as metas do IDEB  foram atingidas, e algumas, ultrapassadas.
          Outra prova do avanço na educação em Capoeiras foi a aprovação, este ano, de cerca de 15 (quinze) alunos da Escola do Estado, nos vestibulares de várias universidades pernambucanas. Numero que pode parecer pequeno, mas não é; haja visto, a quantidade reduzida de alunos capoeirenses que ao terminarem o ensino médio, prestam vestibular.
          Infelizmente, nem todas as pessoas podem pagar um bom colégio para seus filhos, e são obrigados a matriculá-los no ensino público. Que os servidores da educação que não querem o ensino público para seus filhos, esforcem-se para que a educação pública atinja uma melhor qualidade. Não é  porque  é pública que que a educação tem que ser ruim.

11 comentários:

  1. Anônimo2/15/2011

    sou professora de escola pública e sinto-me envegonhada em recorrer escola particulares em buscar de um educaçao de qualidade.a questão é: visitir um escola públicar e considere a estrutura física recursos didáticos´remuneraçao dos professores as séries multisériadas,turmas de 33 e mais alunos,e ai?quatidade não combina com educação de qualidade!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo2/17/2011

    Raimundo para que postar comentarios se seu BLOG veta o comentário quando se fala a verdade a exemplo do ônibus!

    ResponderExcluir
  3. Quase todos os comentários que chegam são publicados! A exceção são os comentários que de alguma forma fazem acusações e citam nomes de pessoas: estes, no blog só serão publicados se estiverem com a identificação de quem os escreveu. Não posso me responsabilizar por comentários que foram escritos anonimamente.

    ResponderExcluir
  4. verlane3/26/2011

    não concordo quando se fala em não acreditar na educação pública, sinto me envergonhada quando vejo um colega de profissão recorrer as escolas particulares para educar seus filhos, remuneração não é um fator de qualidade afinal quando escolhemos entrar nela sabiamos desse problema, então me pergunto ele não confia no trabalho público ou tem medo que os colegas de profissão recorram aos mesmos métodos que ele. Estudei minha vida inteira em escola pública e confio integramente nela, pois sou comprometida com meu trabalho. Verlane (professora de matematica do colegio municipal de Capoeiras)

    ResponderExcluir
  5. Anônimo3/29/2011

    a educaçao ta boa, nao tem de q reclama,vc passar a vida inteira na escola,para aprende,bota um gestor analfabeto...q oque...ta de bom tamanho pra capoeiras..

    ResponderExcluir
  6. Anônimo3/29/2011

    por falar em educaçao cade o nosso campo,do soreq q destruiram.o secretaria de educaçao, nao vai fazer,outro nao.estamos esperado viu.seus destruidores.das coisas publicas.tem q criar, fazer e nao destruir.....seu destruidores....

    ResponderExcluir
  7. Anônimo4/19/2011

    Se esse povo gosta-se de capeiras não perseguia tanto, os bons proficinais que tem na educação so porque voltou no ex-prefeito,neném,so falta colocar no pal de arára,para obrigar, voltar no prefeito atual, é pra voçê Josevalda e Helena Lidia.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo5/20/2011

    Pois é, infelizmente quando o prefeito coloca pesssoas qualificadas pra trabalharem na educação do municipio, essas tem pouco tempo de duração, pois o próprio prefeito por falta de conhecimento e questões politicas chega a demitir pessoas que mostram qualidade de trabalho!Veja-mos o caso da professora que ele tirou e hoje trabalha no Colégio Santa Sofia! Quem saiu perdendo fomos nós do municipio que deixamos escapar uma fucionária de qualidade!

    ResponderExcluir
  9. Anônimo5/31/2011

    A educação de Capoeiras está realmente de "parabéns", estão pagando o piso, enquanto em outras cidades como vimos na reportagem uma professora do primário recebe mais de R$ 3.000. E os profissionais de educação tem que se orgulhar porque são a elite de Capoeiras, sábias palavras da secretária de educação que foi a rádio se justificar dos mais de 7 anos que passou só recebendo o dinheiro de Capoeiras, prestando serviço a Angelim e disse que agora está devolvendo, e porque a senhora não devolve o dinheiro também que deve ser um pouco mais de R$ 70.000, dava um bom rateio para suas colegas de profissão ou seu time, você não acha?

    ResponderExcluir
  10. Anônimo7/08/2011

    Deveriam pagar melhor os funcionários da EDUCAÇÃO, em especial os CONTRATADOS,que são tão humilhados no COLÉGIO MUNICIPAL,porém os EFETIVOS é só mandando e de pernas passadas, sem falar na má educação da DIRETORA E ALGUNS COORDENADORES.
    OBRIGADO POR SUA ATENÇÃO.

    ResponderExcluir
  11. Anônimo7/15/2011

    Não culpar a rede publica de ensino q anos atras tinham varios alunos aprovados nos melhores vestibulares como a UPE, e sim culpamos a facilidade de algumas escolas que não avaliam qualidade de ensino e sim quantidade de alunos, sou contra a aprovação de alunos em Conselho de Classe.

    ResponderExcluir

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!