Governador entregou, nesta quarta-feira, o novo abatedouro público do município, além de 134 cisternas e sete toneladas de sementes de milho
SÃO BENTO DO UNA - Em visita ao Agreste Central, nesta quarta-feira, 28.02.2018, o governador Paulo Câmara entregou um importante conjunto de ações para o desenvolvimento social, agrário e econômico do município de São Bento do Una e região. Entre elas, o novo abatedouro público João Coquinho. O equipamento, que irá atender cerca de 58 mil pessoas, tem capacidade para o abate humanizado e regulamentado de 60 bovinos, caprinos e suínos por dia. A ação visa combater o abate clandestino e garantir o cumprimento das normas padrões para esse tipo de serviço, assegurando uma carne de qualidade e mais saúde aos moradores do município. Para a implantação da estrutura, foram investidos R$ 1, 3 milhão. Paulo aproveitou a oportunidade para entregar 134 cisternas, com 16 mil litros cada, e sete toneladas de sementes de milho para agricultores rurais locais.
A partir de agora, a população da região passa a contar com uma estrutura adequada para o abate animal, que será realizado através da pistola pneumática. O abatedouro será gerido pela prefeitura e realizará abates humanizados de 20 bovinos, 20 caprinos e 20 suínos por dia. A estrutura conta com uma área construída de 3.649,49 m², distribuídos em: curral, pocilga (curral de porcos), aprisco (curral de caprinos), galpão principal (local de abate) de 150 m², vestiário para os funcionários, área administrativa, reservatório de água, caldeira, sistema final de esgoto com lagoa de estabilização, entre outros.
Para a ampliação do abastecimento de água local, foram entregues 134 cisternas de placa de 16 mil litros. As cisternas servem para captar e armazenar água da chuva para o consumo humano. O objetivo da ação é garantir que famílias de baixa renda, instaladas na zona rural, tenham acesso à água em quantidade e qualidade para o consumo doméstico. Ao todo, 670 pessoas de 134 famílias serão beneficiadas. O investimento, orçado em R$ 387.850,94, foi realizado através de uma parceria entre a Secretariade Agricultura e Reforma Agrária (SARA) e o Ministério de Desenvolvimento Social.
Satisfeita com a visita do governador ao seu município e, principalmente, pelas ações concretizadas, a prefeita Débora Almeida agradeceu em nome do povo. "São Bento do Una tem o maior rebanho de bovinos de pernambuco e também é um grande produtor de carne bovina. Então, era mais do que necessário que nós tivéssemos um lugar onde nós pudéssemos fazer o abate com segurança e qualidade na comercialização desses. E isso também é saúde para a nossa população. A partir de agora, só será permitida a venda daquela carne que foi abatida aqui no abatedouro, assim como também faremos a fiscalização dos frigoríficos", registrou.
SEGURANÇA - A prefeita aproveitou a oportunidade para também agradecer ao governador pelo reforço na segurança com a chegada da nova equipe da Polícia Civil no município. Um delegado, quatro agentes e um escrivão formados no início deste mês de fevereiro compõem o grupo.
Acompanharam o governador durante a agenda no município também o secretário da Casa Civil, Nilton Mota; os prefeitos Sandro Arandas (Ibirajuba), Beta Cadengue (Brejão), Luiz Aroldo (Águas Belas), Antônio de Roque (Jataúba), Arquimedes Valença (Buíque), Ozorinho (Pedra), Neide Reino (Capoeiras), Expedito Nogueira (Calçados), Aguinaldo Inácio (Jurema), Jadiel Braga (São Caetano), Maria José (Pesqueira) e Armando Duarte (Caetés); além dos ex-prefeitos Zé Queiroz (Caruaru), Reginaldo Porfilio (São Bento do Una), Galego (Jurema), Sandoval Cadengue (Brejão), Galego (Ibirajuba), Josevaldo (Brejão).