Seguidores

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Paulo Câmara inaugura matadouro público em São Bento do Una

Governador entregou, nesta quarta-feira, o novo abatedouro público do município, além de 134 cisternas e sete toneladas de sementes de milho

SÃO BENTO DO UNA - Em visita ao Agreste Central, nesta quarta-feira, 28.02.2018, o governador Paulo Câmara entregou um importante conjunto de ações para o desenvolvimento social, agrário e econômico do município de São Bento do Una e região. Entre elas, o novo abatedouro público João Coquinho. O equipamento, que irá atender cerca de 58 mil pessoas, tem capacidade para o abate humanizado e regulamentado de 60 bovinos, caprinos e suínos por dia. A ação visa combater o abate clandestino e garantir o cumprimento das normas padrões para esse tipo de serviço, assegurando uma carne de qualidade e mais saúde aos moradores do município. Para a implantação da estrutura, foram investidos R$ 1, 3 milhão. Paulo aproveitou a oportunidade para entregar 134 cisternas, com 16 mil litros cada, e sete toneladas de sementes de milho para agricultores rurais locais. 

A partir de agora, a população da região passa a contar com uma estrutura adequada para o abate animal, que será realizado através da pistola pneumática. O abatedouro será gerido pela prefeitura e realizará abates humanizados de 20 bovinos, 20 caprinos e 20 suínos por dia. A estrutura conta com uma área construída de 3.649,49 m², distribuídos em: curral, pocilga (curral de porcos), aprisco (curral de caprinos), galpão principal (local de abate) de 150 m², vestiário para os funcionários, área administrativa, reservatório de água, caldeira, sistema final de esgoto com lagoa de estabilização, entre outros.

Para a ampliação do abastecimento de água local, foram entregues 134 cisternas de placa de 16 mil litros. As cisternas servem para captar e armazenar água da chuva para o consumo humano. O objetivo da ação é garantir que famílias de baixa renda, instaladas na zona rural, tenham acesso à água em quantidade e qualidade para o consumo doméstico. Ao todo,  670 pessoas de 134 famílias serão beneficiadas. O investimento, orçado em R$ 387.850,94, foi realizado através de uma parceria entre a Secretariade Agricultura e Reforma Agrária (SARA) e o Ministério de Desenvolvimento Social. 

Satisfeita com a visita do governador ao seu município e, principalmente, pelas ações concretizadas, a prefeita Débora Almeida agradeceu em nome do povo. "São Bento do Una tem o maior rebanho de bovinos de pernambuco e também é um grande produtor de carne bovina. Então, era mais do que necessário que nós tivéssemos um lugar onde nós pudéssemos fazer o abate com segurança e qualidade na comercialização desses. E isso também é saúde para a nossa população. A partir de agora, só será permitida a venda daquela carne que foi abatida aqui no abatedouro, assim como também faremos a fiscalização dos frigoríficos", registrou.

SEGURANÇA - A prefeita aproveitou a oportunidade para também agradecer ao governador pelo reforço na segurança com a chegada da nova equipe da Polícia Civil no município. Um delegado, quatro agentes e um escrivão formados no início deste mês de fevereiro compõem o grupo.

Acompanharam o governador durante a agenda no município também o secretário da Casa Civil, Nilton Mota;  os prefeitos Sandro Arandas (Ibirajuba), Beta Cadengue (Brejão), Luiz Aroldo (Águas Belas), Antônio de Roque (Jataúba), Arquimedes Valença (Buíque), Ozorinho (Pedra), Neide Reino (Capoeiras), Expedito Nogueira (Calçados), Aguinaldo Inácio (Jurema), Jadiel Braga (São Caetano), Maria José (Pesqueira) e Armando Duarte (Caetés); além dos ex-prefeitos Zé Queiroz (Caruaru), Reginaldo Porfilio (São Bento do Una), Galego (Jurema), Sandoval Cadengue (Brejão), Galego (Ibirajuba), Josevaldo (Brejão).

Prefeitos pernambucanos discutem Pautas dos municípios em reunião na Amupe


Na manhã desta terça-feira (27) a Amupe realizou sua primeira Assembleia Extraordinária do ano. Entre os assuntos tratados, os mais debatidos pelos prefeitos foram a extinção dos lixões, questões do FEM e a pauta municipalista.  Quanto a este último assunto, foi proposto uma reunião dos prefeitos com os deputados federais da bancada pernambucana, pois a maioria dos temas que afligem os gestores passa pela legislação, com projetos tramitando no Congresso sem serem votados, como a PEC 66 que trata do subfinanciamento dos programas federais. Sobre o FEM formou-se uma  comissão de prefeitos para tentar uma agenda com o governador Paulo Câmara, intermediada pela Amupe. Os gestores se queixam da falta de repasse dos recursos para terminar as obras que foram contratadas, o que os impede também de cumprir as datas das prestações de conta.

Quanto a extinção dos lixões, o presidente do CPRH, Eduardo Elvino, fez um panorama da situação dos municípios no Estado, mostrando que dos 184, apenas 72 destinam seus resíduos para aterros sanitários. Mas lembrou que esse não é um problema só de Pernambuco, no país, 60% das cidades ainda utilizam lixões.  Para ajudar, a instituição está lançando um curso de licenciamento onde cada município pode inscrever até dois representantes. A Agência também pretende criar um grupo para busca de locais adequados para instalação de aterros sanitários. Para o presidente da Amupe, José Patriota, a solução passa pelos consórcios. O prefeito de Toritama, Edilson Tavares, disse que a solução encontrada pelo seu município foi enviar seus resíduos para um aterro privado. Atualmente ele paga 51,00 por tonelada, alguns prefeitos presentes ficaram nesta média, mas tem municípios que o custo chega a 70,00 outros estão na faixa de 40,00  pelo volume maior, caso de Caruaru.

Ainda sobre a pauta municipalista, Eduardo Stranz, da CNM comunicou que o AFM (Ajuda Financeira aos Municípios) deve entrar na conta no mês de março, o Banco do Brasil já está abrindo as contas das prefeituras e os depósitos só dependem da sanção do presidente Michel Temer. Outra boa notícia é a regulação da cobrança do ISS por movimentações em cartões de crédito e débito nos municípios. Os gestores devem fazer a mudança dos seus códigos tributários para ter direito a cobrança.

Vereador Geraldo do Alegre e seu destacado trabalho na Câmara de Capoeiras


Atual presidente da Câmara de Capoeiras, o vereador Geraldo do Alegre não é de hoje tem prestado relevante trabalho em prol da população de Capoeiras, e em particular dos moradores da região do Povoado Alegre, onde reside e é o representante no Legislativo Municipal.

Exercendo seu 5º mandato, o vereador Geraldo do Alegre é um parlamentar atento aos anseios da população, sempre apresentando requerimentos e proposições e, participando ativamente dos debates e discussões dos assuntos de interesse coletivo dos capoeirenses.

Geraldo do Alegre também se destaca a frente da presidência da Câmara de Capoeiras, tendo o seu trabalho reconhecido e elogiado constantemente por seus colegas vereadores das bancadas da situação e da oposição.

Na foto de arquivo do blog, o vereador Geraldo do Alegre entrega pessoalmente ao governador oficios solicitando ações em prol da população de Capoeiras.

Álvaro Porto comunica saída do PSD e retorno ao PTB

O deputado Álvaro Porto anunciou, em discurso na Reunião Plenária desta terça (27), sua desfiliação do PSD, partido da base do Governo, e retorno ao PTB, da bancada de Oposição. O pronunciamento foi aparteado por diversos parlamentares, que comentaram sua decisão política.

Porto indicou que a volta à sigla pela qual se elegeu, em 2014, foi provocada pelo não cumprimento – por parte do Governo – de ações, projetos e obras no Agreste Meridional que motivaram seu ingresso no PSD em 2016. “Encerramos um ciclo da nossa vida pública e iniciamos outro, tendo pela frente a perspectiva de mudanças e novos tempos para Pernambuco”, expressou.

Ao agradecer ao presidente do PSD em Pernambuco, deputado federal André de Paula, ele enfatizou que, mesmo na base do Governo, contou com autonomia para agir com independência, apontando falhas e limites da gestão e fazendo denúncias e cobranças. Sobre o retorno ao PTB, destacou a liderança do senador Armando Monteiro Neto.
ALEPE

terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Oposição de Caetés apoiará Beto Accioly para deputado estadual


Em visita ao agreste meridional, participando de encontros políticos e encerrando sua caminhada participando da festa de emancipação política na cidade de Paranatama, o deputado estadual, Beto Accioly (PSL), que foi eleito pelo SOLIDARIEDADE em 2014, consolidou o apoio da oposição do município de Caetés.

Na terra de Lula, Beto terá o apoio dos vereadores Jocelino Ferreira, Sebastião de Dedé e Everaldo Ribeiro. O palanque é reforçado por Benedito e Claudia Ferreira, candidatos a prefeito e vice em 2016 além de todo o grupo político, como suplentes e ex-vereadores. A equipe conta com o apoio irrestrito dos empresários Adelmo Azevedo. Já a articulação foi intermediada por Josa Moitta (ex-vereador) de Paranatama ainda em 2016.

Fonte blog do vereador Wellington Freitas. Leia mais: www.wellingtonfreitas.com

PRF na Bahia apreende picape roubada que era transportada para Capoeiras - PE


Policiais rodoviários federais recuperaram em Milagres uma picape VW/Saveiro que foi roubada em 2016 no município sergipano de Nossa Senhora do Socorro. O veículo estava sendo transportado na carroceria de um caminhão que seguia de São Paulo/SP com destino a Capoeiras/PE, quando foi abordado pelos policiais no KM 544 da BR 116, no trecho de Milagres - BA. 

Foi verificado pelos PRFs que o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) apresentado pelo condutor continha sinais de falsificação. Na picape, diversas adulterações foram encontradas e, após trabalho de identificação e consultas nos bancos de dados, foi constatado se tratar de um Saveiro que foi roubado em novembro de 2016 no estado de Sergipe.

O condutor do caminhão que realizava o transporte relatou que apenas fazia o trabalho de frete até Capoeiras, em Pernambuco.

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Merece Registro, Capoeiras 26/02/2018


  • A prefeita de Capoeiras Neide Reino, na semana passada usou seu perfil numa rede social para falar sobre o programa Garantia Safra, depois que algumas pessoas protestaram e comentaram que o município de Capoeiras não iria aderir ao mesmo. A gestora escreveu: "CNM - Confederação Nacional de Municípios | Comunicação. Como todos podem ver, o decreto que autoriza o pagamento do garantia safra só foi publicado dia 14/02, por tanto os organizadores do protesto da sexta feira que antecedeu o carnaval teve um único objetivo: usar as pessoas para para fins de politicagem. Isso sim é GOLPE!" 



  • A sessão da Câmara de Capoeiras que ocorreria nesta segunda-feira, 26/02/2018, não aconteceu por falta de quorum. É que para a realização das sessões na Câmara de Capoeiras é necessário a presença de no mínimo oito, dos onze vereadores da Casa.



  • Assassinado em garanhuns homem que jogou futebol em vários times no município de Capoeiras. Na noite da sexta-feira, 23/02/2018, foi alvejado na cabeça com vários disparos de arma de fogo, Adnilton Barboza (Rock)), de 32 anos; o crime ocorreu dentro de um bar no Bairro do Magano em Garanhuns, onde a vitima residia. Rock era bastante conhecido entre os jogadores das equipes de futebol amador de Capoeiras, onde jogou em times como: Sorec e COHAB; bom jogador, ele disputou o ultimo campeonato municipal realizado em Capoeiras jogando num dos times da zona rural. Dois elementos acusados de participarem do crime foram localizados e presos pela Policia na cidade de Iati: João Paulo da Silva, 18 anos, e Jefferson Barboza da Silva, de 22 anos; eles que estavam com o carro usado na fuga, acusaram um terceiro elemento de nome Elias da Conceição Canuto, de 22 anos de ser o autor dos disparos que mataram Rock; disseram ainda que o motivo do crime foi porque Rock teria agredido fisicamente a mãe de Elias.



  • Tem Festa! Aniversariando esta semana, os amigos: dia 26, Silvana Santos, Saliedna Lima, Carlos Liberato, Welton Barros, Jarbas Abílio, Jack Soares e Valdejane Moraes; dia 27, Derley Silva, Valquíria Amorim e Jucineide Valença; dia 28, Roseane Alves, Julio Cesar, Victor Almeida, Ubiratan Paes e Diana Moreira; dia 1º/03, Izaura Cavalcanti, Angélica Silva, Patrícia Oliveira, Ivonete Bezerra, Edvan Mirosmar e Vilma Almeida; dia 02, Jaiuma Melo, Daiana Nunes, Sandra Alves, Crislayne de Melo e Rosivaldo Silva; dia 03, Zitania Soares, Rigele Paes, Maria José Terto, Karla Vanessa e Adeilda da Silva; dia 04, Ana Paula melo, Jessica Poliana e Maria Helena.  Parabéns! Felicidades e muitos anos de vida aos aniversariantes!



  • Almoço na casa do padre. No último sábado (24), o pároco Monsenhor José Augusto reuniu os casais padrinhos da Festa de São José 2018 para um almoço na sua residência.



  • Na próxima quarta-feira, 28/02/2018, haverá uma audiência no Fórum de Capoeiras que tratará da questão dos recursos do antigo Fundef que o município recebeu após ganhar uma ação na Justiça; dinheiro esse que os professores pleiteiam receber uma parte.


“Chega-te aos bons, serás um deles, chega-te aos maus, serás pior do que eles”.
Sabedoria popular

Esta coluna é publicada às segundas-feiras. O espaço é aberto a participação de todos: você pode parabenizar alguém, registrar um acontecimento, mandar um recado, etc. Para isso, basta enviar um E-mail para o Blog.

Reunião debaterá a criação de associação de artesãos em Capoeiras


A criação de uma associação que reúna os artesãos do município de Capoeiras será debatido numa reunião na próxima sexta-feira, 02/03/2018, às 09h, no prédio da Diretoria Municipal de Cultura (Clube Sesquicentenário), com a participação do advogado Antonio Nascimento. A reunião esta sendo organizada pela artesã Carla Santos, com apoio da Diretora de Cultura Helenita Costa e da prefeitura de Capoeiras.

Carla Santos convida todos os artesãos do município de Capoeiras a comparecerem à reunião, onde o advogado esclarecerá questões sobre a formação de uma associação da categoria, já que muitos artesãos são agricultores e têm receio de se prejudicarem no futuro.

A chegada das chuvas em Capoeiras é notícia no programa Globo Rural


Depois do período de estiagem, a chegada das chuvas no município de Capoeiras, no Agreste de Pernambuco, já mudou a paisagem da região e trouxe alegria e esperança para os agricultores. A alegria de agricultores capoeirenses que já preparam a terra e plantam foi tema de reportagem exibida no dia 19/02/2018, no ABTV 2ª Edição, levado ao ar pela TV Asa Branca, afiliada da Rede Globo em Caruaru. E um trecho da reportagem foi reproduzido em rede nacional no Programa GLOBO RURAL exibido na manhã desde domingo, 25/02/2018.

O repórter Diogo Franco (TV Asa Branca) esteve na zona rural de Capoeiras, onde entrevistou agricultores, e mostrou a preparação das terras e o plantio palma forrageira e de milho. A reportagem diz que segundo a APAC choveu 55mm no município entre a sexta-feira e a segunda-feira (19).

Globo Rural. Um trecho da reportagem produzida pela TV Asa Branca em Capoeiras foi mostrada no programa Globo Rural (TV Globo), deste domingo (25), e também foi publicado no site do programa, na internet. No trecho reproduzido nacionalmente, aparecem os agricultores capoeirenses José Ferreira Teixeira e José Artur de Almeida falando das suas alegrias com a chegada das chuvas; eles aparecem preparando a terra e plantando milho e palma forrageira respectivamente.



Sociólogo diz que 'O ódio ao pobre é a versão moderna do ódio ao escravo'


O sociólogo Jessé Souza, autor do livro best-seller "A elite do atraso", avalia que a intervenção militar no Rio de Janeiro é uma aula de sociologia a céu aberto, com moradores das favelas sendo fichados por soldados, que também vêm das periferias. Segundo ele, o "ódio ao pobre é a versão moderna do ódio ao escravo", que foi a marca do Brasil colônia.

De acordo com Jessé, "o ódio aos pobres é o principal problema político e social brasileiro e vem de 500 anos". Ele destaca que existe "o assassinato indiscriminado de pobres como uma política informal em todas as grandes cidades brasileiras". "Não é a polícia. A polícia só faz isso porque ela é apoiada pela classe média e pela elite", afirma. "O ódio ao pobre é a versão moderna do ódio ao escravo", completa.

O PT, em sua visão, "não saiu e não está sendo perseguido por conta de corrupção", mas por ter destinado mais recursos aos pobres. "O que eu digo no livro é que se monta a partir de 1930 uma aliança de poder entre a elite e a classe média, e que o garantidor desse bloco é manter a distância dos pobres. O governo Lula diminuiu essa distância, não apenas dando poder de consumo aos mais pobres, mas aumentando de três para oito milhões as pessoas nas universidades".
www.brasil247.com

sábado, 24 de fevereiro de 2018

O Agreste é Notícia, 24/02/2018

Coluna publicada aos sábados apresenta o resumo de algumas das principais notícias da semana nos municípios da região.

Garanhuns
- Inscrições abertas para artistas que queiram se apresentar no Festival Viva Dominguinhos. Os artistas interessados têm até o dia 02/03 para realizarem suas inscrições na Secretaria de Turismo e Cultura de Garanhuns ou pelos Correios. Após o período de inscrições a Secretaria vai avaliar as propostas e divulgar os selecionados.

- Três adolescentes de 14 anos foram estuprados na noite da quinta-feira (22) ao pedirem carona na PE-177 em São João, Agreste de Pernambuco. De acordo com a Polícia Militar, o trio havia fugido de um abrigo (Funase) em Garanhuns, na quarta (21). Ainda segundo a PM, três homens em um carro deram carona aos adolescentes e levaram as vítimas para um bar, onde os menores ingeriram bebidas alcoólicas e foram drogados. Os jovens foram encontrados às margens da rodovia, próximo de um posto de combustíveis. Fonte G1/caruaru

- Na noite da quinta-feira, 22/02/2018, foi alvejado com disparos de arma de fogo na região da cabeça, o açougueiro, Adnilton Barboza (Rock), de 32 anos, que residia no Bairro do Magano, em Garanhuns; a vitima foi socorrida para o Hospital Dom Moura, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu. O crime ocorreu dentro um bar, no mesmo bairro, e foi praticado por 02 elementos que evadiram-se do local. A Policia Militar agiu rápido e conseguiu prender na cidade de Iati dois suspeitos do assassinato: João Paulo da silva, 18 anos e Jeferson Barbosa, 22 anos, que estavam com o Celta utilizado na fuga: eles disseram aos policiais que quem efetuou os disparos foi um terceiro elemento de nome Elias, que conseguiu fugir. O motivo do assassinato seria a vitima (Rock) ter agredido fisicamente a mãe do Elias.

- Partidos de oposição ao prefeito Izaías Régis, na segunda 21/02/2018, protocolaram no Ministério Público de Pernambuco, pedido de apuração da denuncia feita pelo blogueiro Cleber Cisneiros, da suposta existência de funcionários fantasmas na prefeitura de Garanhuns.

Jucati
- Agricultor assassinado. Na sexta-feira, 23/02/2018, foi assassinado com vários disparos de arma de fogo, o agricultor Romualdo Ferreira, de 22 anos. O crime ocorreu dentro do Bar da Pedra, no Sítio Cachoeira, zona rural de Jucati. Populares disseram a Polícia que dois elementos não identificados chegaram numa moto e anunciaram um assalto, logo após passaram a atirar contra a vitima que ainda tentou correr, mas foi perseguido e no quintal do bar foi alvejado com disparos de pistola calibre .40. A vitima foi socorrido para o Hospital Regional Dom Moura, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu. Os acusados evadiram-se após praticarem o crime. Fonte: www.arletesantos.com.br

Angelim
- Assalto a ônibus escolar. No inicio da manhã da quinta-feira, 22/02/2018, dois elementos que estavam numa moto CG 150, de cor vermelha e usando capacetes, armados com uma espingarda calibre 12 assaltaram um ônibus que transportava estudantes, no sítio Periperi, zona rural de Angelim. O motorista e dez estudantes estavam no ônibus, e tiveram telefones celulares, dinheiro e outros pertences roubados pela dupla.

Brejão
- Adolescente assassinado. Na madrugada da sexta-feira, 23/02/2018, a Polícia Militar encontrou no meio da rua, já sem vida, o corpo do adolescente Carlos Daniel Ferreira, 17 anos, que residia na cidade de Brejão. A vitima apresentava ferimentos provocados por disparos de arma de fogo pelo corpo, possivelmente, espingarda. A mãe do rapaz disse aos policiais que seu filho havia fugido da Funase de Garanhuns, e que desconhecia as companhias com quem ele andava. O corpo foi encaminhado para o IML.

São João
- O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou ao município de São João que promova adequações no Portal da Transparência Municipal. As informações disponíveis no site encontram-se desatualizadas. O acesso a informações públicas por parte da população é um direito constitucional garantido pela Lei de Acesso a Informação (Lei Federal nº 12.527/2011) e que vale para os três poderes da União, Estados, Distrito Federal e Municípios. As informações disponíveis no site encontram-se desatualizadas.

Bom Conselho
- Dois assassinatos no mesmo dia. Na quinta-feira, 22/02/2018, pela manhã foi assassinado com um golpe de faca de serra no pescoço, Valderio Siqueira, de 45 anos, que residia em Bom Conselho. Os acusados foram identificados como André Leonardo e Lidia da Silva, que evadiram-se após praticarem o crime.
O segundo assassinato ocorreu no inicio da tarde, no matadouro da cidade, a vitima o açougueiro Gilberto Rodrigues (foto), foi morto com três golpes de faca peixeira desferidos por um homem identificado como Valter pinto. Vitima e acusado teriam tido um atrito meses antes por causa de uma tubulação de esgoto que o acusado queria passar pelo quintal da vitima que não aceitou.

Saloá.
- Justiça manda prender pai acusado de por vingança matar o assassino do seu filho. Policiais da Delegacia de Saloá, deram cumprimento a um Mandado de prisão e prenderam o senhor Everaldo Cavalcante da Silva, de 47 anos, residente na mesma cidade. Everaldo é acusado de no dia 02/11/2017, por vingança, matar Alcimar Leite (Olho de Folha), este que juntamente com um comparsa era acusado de assassinar a tiros Rodolfo Lima, filho de Everaldo, crime ocorrido no povoado brejo velho, em Paranatama.. 

Lajedo
- Assassino e vitima teriam um relacionamento amoroso. Na manhã da quarta-feira, 21/02/2018, foi encontrado sem vida no quarto da casa onde morava, em Lajedo, o corpo do técnico de enfermagem José Roberval Peixoto, de 37 anos, que apresentava hematomas no pescoço e no braço. A policia agiu rápido e conseguiu identificar e prender os acusados José Carlos Martins, de 30 anos, e um menor de 16 anos. A Policia averiguou que a vitima e os acusados haviam ingerido bebida alcoólica na noite anterior.  O IML confirmou morte por asfixia. O celular e a carteira porta cédulas da vitima foram levadas. Uma irmã da vitima usou as redes sociais para acusar José Carlos que é casado e motorista do SAMU/Lajedo de manter um relacionamento amoroso com seu irmão.

- Dois adolescentes assassinados na mesma noite. Na noite da quinta-feira, 22/02/2018, foi assassinado com diversos disparos de arma de fogo, o adolescente Joelson Sobral, de 13 anos. O crime ocorreu próximo a Academia das Cidades, em Lajedo. A Policia informou que o menor já tinha varias passagens na delegacia; e que seu pai foi assassinado há alguns meses. O segundo adolescente morto foi Jefferson Alves, 17 anos, foi alvejado com disparos de arma de fogo tambem na cidade de Lajedo. Jefferson teria presenciado o crime que vitimou Joelson, de quem era amigo, e esse seria o motivo do assassinato.

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Ministério da Integração Nacional reconhece 69 municípios de Pernambuco em situação de emergência devido a seca, entre eles, Capoeiras e Caetés

Brasília-DF, 23/02/18 - A situação de emergência em 69 municípios de Pernambuco foi reconhecida pelo Ministério da Integração Nacional, em decorrência do longo período de estiagem. A medida acompanha o decreto estadual 45.570, de 22 de janeiro de 2018, que atesta o cenário anormal nas cidades. Agora, as prefeituras estão aptas a solicitar apoio à União para ações de socorro, assistência e reestabelecimento de serviços essenciais, como o reforço das operações de abastecimento de água. A portaria foi publicada na edição desta sexta-feira, 23/02/2018, do Diário Oficial da União (DOU).

As cidades que passam a integrar a lista de reconhecimentos federais são: 

Agrestina, Águas Belas, Alagoinha, Altinho, Angelim, Belo Jardim, Bezerros, Bom Conselho, Bom Jardim, Bonito, Brejão, Brejo da Madre de Deus, Buíque, Cachoeirinha, Caetés, Calçado, Camocim de São Félix, Canhotinho, Capoeiras, Caruaru, Casinhas, Correntes, Cumaru, Cupira, Feira Nova, Frei Miguelinho, Garanhuns, Gravatá, Iati, Ibirajuba, Itaíba, Jataúba, João Alfredo, Jucati, Jupi, Jurema, Lagoa do Ouro, Lajedo, Limoeiro, Machados, Orobó, Palmeirina, Panelas, Paranatama, Passira, Pedra, Pesqueira, Poção, Riacho das Almas, Sairé, Salgadinho, Saloá, Sanharó, Santa Cruz do Capibaribe, Santa Maria do Cambucá, São Bento do Una, São Caetano, São João, São Joaquim do Monte, São Vicente Ferrer, Surubim, Tacaimbó, Taquaritinga do Norte, Terezinha, Toritama, Tupanatinga, Venturosa, Vertente do Lério e Vertentes.

Atualmente, Pernambuco está com 125 municípios em emergência com reconhecimento federal em decorrência da estiagem. Algumas cidades, em 2017, passaram por dois decretos e permaneceram nesta situação o ano inteiro.

Para acessar o apoio emergencial disponibilizado pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), os municípios devem apresentar um relatório com o diagnóstico dos danos e o Plano Detalhado de Resposta (PDR), por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID), disponível no endereço eletrônico https://s2id.mi.gov.br. Após a análise, se aprovado, o recurso é definido e liberado. A União apoia de forma complementar as ações de Defesa Civil de estados e municípios.

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Boletos do Garantia Safra 2018 estão sendo entregues na Secretaria de Agricultura de Capoeiras

Vice-prefeito Juju, prefeita Neide Reino e Sec. Dedinho
Já estão sendo entregues na Secretaria de Agricultura do município de Capoeiras, os boletos do Programa Garantia Safra 2017/2018. Os agricultores cadastrados este ano no Programa devem procurar a Secretária, e retirarem os boletos que têm prazo de pagamento até o dia 28/02/2018. A informação é do Secretário de Agricultura, Antonio Alberto (Dedinho) em entrevista ao radialista Ernandes Oliveira, nesta quarta-feira (21), na Rádio Jovem Capoeiras FM.

Dedinho enfatizou que a adesão ao Garantia Safra foi uma determinação da prefeita Neide Reino para beneficiar os agricultores Capoeirenses; programa que Capoeiras tem aderido desde o inicio do mandato da atual prefeita.

Perguntado se a adesão ao Programa teria ocorrido por causa da manifestação promovida pelo STR e representantes de associações, o Secretário disse que não, pois o oficio de adesão foi enviado pelo município ao Governo do Estado no dia 06/02, e a manifestação ocorreu no dia 09/02.

O secretário Dedinho disse ainda que havia acertado a sua participação numa reunião na sexta-feira (09), com os representantes do Sindicado, Associações e agricultores, onde ele comunicaria a adesão do município ao Programa Garantia Safra, mas que por algum motivo, ao chegar para a reunião no Sindicato, o grupo havia saído para  realizar o protesto na frente da prefeitura.

Na entrevista, Dedinho ainda lembrou que mesmo o município aderindo ao Programa, os agricultores só terão direito ao beneficio se ficar constatado perda de no mínimo 50% da produção na safra de 2018.

Lula reafirma pré-candidatura: 'Prendam a minha carne, mas não prenderão minhas ideias'


O ex-presidente Lula lançou na noite desta quarta-feira 21/02/2018 sua pré-candidatura à presidência da República, num evento realizado no Expominas, em Belo Horizonte.

Em discurso a uma multidão, Lula mandou recado aos seus "algozes", como definiu. "Quero dizer aos meus algozes: prendam minha carne, mas as minhas ideias continuarão soltas. Não vão prender nossos sonhos".

"Não sei o que vai acontecer na Justiça. O que sei é que não respeito essa decisão. Porque do contrário quando minha bisneta crescer ela não vai me respeitar", prosseguiu o ex-presidente. "Por isso quero dizer: estou candidato. Eu vou voltar para garantir a esse povo o direito de viver melhor", assegurou.

Como já fez em outra ocasião, Lula lembrou de Tiradentes, que "foi esquartejado pra ninguém nunca mais pensar em independência e dali alguns anos ela aconteceu".

"Já tem mais de 35 horas de Jornal Nacional sobre mim. Até o Louro José já tá falando de mim. O que eles não sabiam é que o povo me conhece. E duvido que eles tenham a consciência tranquila", ironizou, em crítica à Globo.

"O problema não é o Lula, são os milhões de Lulas. Podem tentar acabar com o cara, contar a quantidade de mentiras que contam, liderados pela Rede Globo, podem tentar demonizar o PT", disse ainda. "Eles estão lidando com um ser humano diferente. Porque eu não sou eu, eu sou a encarnação de um pedacinho de célula de cada um de vocês", acrescentou.

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Caetés solicita ao MPPE mais prazo para realizar concurso público

21/02/2018 - O município de Caetés solicitou ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE) retificação do prazo para realização de concurso público acordado em termo de ajustamento de conduta (TAC). Conforme o termo aditivo, a Prefeitura de Caetés tem um prazo complementar de seis meses para realizar o certame.

Segundo o promotor de Justiça Reus Alexandre do Amaral, o município efetuou os estudos necessários para apresentar o rol de cargos e de vagas a serem preenchidas mediante a realização de concurso, além de ter editado lei municipal reorganizando o quadro de pessoal. Porém, após a realização desse levantamento, restou comprovado que um grande número de professores estão na iminência de se aposentar, o que exige um novo estudo para definir o quantitativo de vagas a serem preenchidas.

“Em ofício protocolado nesta Promotoria de Justiça em 25 de janeiro, o prefeito Armando de Almeida justifica a impossibilidade de conclusão das etapas. Ele também afirmou que, quando da celebração do TAC, não observou que o prazo de três meses seria insuficiente, tendo em vista a necessidade de contratar a empresa responsável pelo concurso e disponibilizar tempo razoável para divulgação dos editais de inscrição”, detalhou.

No caso de descumprimento dos compromissos firmados perante o MPPE, o prefeito estará sujeito a multa diária de R$ 1 mil.

Corrupção no Brasil aumentou, aponta ranking global da Transparência Internacional


RIO DE JANEIRO (Reuters) - O Brasil caiu 17 posições no Índice de Percepção da Corrupção (IPC) em 2017 e está na pior situação em cinco anos, em um alerta para a falta de resposta às causas estruturais da corrupção no país após a deflagração da operação Lava Jato, afirmou a ONG Transparência Internacional nesta quarta-feira.


No ranking de 2017, o Brasil passou a ocupar a posição número 96 entre 180 países e territórios, ante a colocação número 79 na pesquisa anterior, ficando atrás de países como Timor Leste, Sri Lanka, Burkina Faso, Ruanda e Arábia Saudita.

O índice brasileiro caiu 3 pontos, de 40 para 37, em uma escala em que 0 significa alta percepção de corrupção e 100 elevada percepção de integridade. De maneira geral, a Transparência Internacional considera que qualquer nota menor do que 50 no IPC indica que o país não está conseguindo lidar com a corrupção.

"A piora no ranking se deve à percepção de que os fatores estruturais da corrupção nacional seguem inabalados, tendo em vista que o Brasil não foi capaz de fazer avançar medidas para atacar de maneira sistêmica este problema", disse a organização, em comunicado.

Segundo a Transparência Internacional, o combate à corrupção por meio de ações como a operação Lava Jato normalmente se traduz em um primeiro momento no agravamento da percepção de corrupção, pois traz o problema à luz, mas a permanência nesse enfrentamento normalmente se traduz numa reversão da queda, pois a população começa a perceber maior controle da corrupção.

No caso do Brasil, no entanto, o resultado negativo deste ano "acende o alerta de que a luta da sociedade brasileira contra a corrupção pode, de fato, estar em risco", afirmou a organização.

De acordo com o ranking da Transparência Internacional, a Nova Zelândia é o país com a menor percepção de corrupção do mundo, com 89 pontos, enquanto a Somália ocupa a última colocação dos 180 no ranking, com apenas 9 pontos.

Estudo do TCE mostra que maioria dos municípios ainda têm lixões

Um novo levantamento sobre a situação do destino final dos resíduos sólidos gerados pelos municípios pernambucanos foi divulgado nesta terça-feira, 20/02/2018 pelo Tribunal de Contas do Estado. A análise é realizada todos os anos pela equipe do Núcleo de Engenharia. Os técnicos se basearam nos dados coletados durante as inspeções realizadas pelo Tribunal entre janeiro e dezembro de 2017, e nas informações prestadas pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), relativas a 2017.

O intuito é monitorar o cumprimento, por parte das prefeituras, das ações propostas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010), em vigor desde agosto de 2010, que determina a eliminação dos lixões e o descarte ambientalmente adequado dos resíduos em aterros sanitários.

De acordo com o levantamento, apenas 51 dos 184 municípios pernambucanos (27,7%) depositam corretamente o lixo em aterros sanitários. 114 cidades (62%) continuam agindo em desrespeito ao meio ambiente, despejando os resíduos em lixões a céu aberto. Os outros 19 municípios restantes (10,3%) ainda fazem uso de aterros controlados, sem atender por completo às exigências legais e ambientalmente adequadas.

O Estado conta atualmente com apenas 13 aterros sanitários licenciados (cinco privados e oito públicos). Seriam necessários 54 para atender toda a demanda da população, conforme estabelecido pelo Plano Estadual de Resíduos Sólidos.

RISCOS AO MEIO AMBIENTE - O despejo de grandes quantidades de lixo em locais inadequados contribui para que o chorume e os gases tóxicos, produzidos pela decomposição do material, contaminem o solo, os lençóis freáticos, as reservas de água potável e o ar que respiramos, implicando sérios riscos à saúde humana, e provocando a morte de animais e a destruição da flora local.

terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

José Humberto reforça parceria política em Capoeiras no Agreste Meridional


A convite do vereador Ailton Lino (PSB) o deputado estadual José Humberto (PTB) esteve na tarde de ontem (19) no município de Capoeiras, no Agreste Meridional.

Durante a sua passagem pelo município, o deputado concedeu entrevista a rádio Marano FM, além de participar de uma agenda na Casa Heronildes Borrego, sede do Poder Legislativo Municipal.

Na oportunidade, o parlamentar aproveitou para reafirmar a parceria política com os vereadores Ailton Lino e Erico Barbosa e realizou uma prestação de contas do mandato.  “No mandato a mim confiado pela população, sendo uma parcela dela composta por capoeirenses, tenho trabalhado incansavelmente na Assembleia Legislativa recebendo as demandas apresentadas por prefeitos, vereadores e representantes da sociedade civil. Pedidos estes que são transformadas em Projetos de Lei e indicações, ou até mesmo em emendas parlamentares que são direcionadas aos municípios para a realização de obras ou aquisição de equipamentos que terão por objetivo atender a algum desejo da população”, expôs o parlamentar no plenário da Câmara de Vereadores.

Entre as obras e serviços viabilizados por José Humberto para o município de Capoeiras, o parlamentar destacou o direcionamento emendas no valor de R$ 130 mil reais durante os últimos três anos para a perfuração de poços na zona rural, além de indicações cobrando do Governo do Estado ações como reforço no policiamento ostensivo, distribuição de sementes e fortalecimento da agricultura no município, além da conclusão do trecho da rodovia PE-193.

A sessão na Câmara de Vereadores de Capoeiras foi presidida pelo vereador Geraldo de Alegre e contou com a presença dos vereadores Ailton Lino (PIU), Erico Barbosa, Sérgio Papa-Léguas, Carla Rodrigues, Verônica de Zé João, Zé Gabiru, Tonho Criolo e Pitonho, além de blogueiros e outros populares.

Morreu terceiro capoeirense vitima do acidente com caminhão na Serra do Tára


Faleceu no domingo, 18/02/2018, Geraldo Ribeiro da Silva, de 34 anos, que residia no Sítio Craíbas, zona rural de Capoeiras, Agreste de Pernambuco. Ele é a terceira vitima fatal do acidente ocorrido no sábado (17), na Serra do Tará, quando o caminhão em que viajavam 07 pessoas capotou causando a morte de duas pessoas no local, e deixando cinco feridos que foram socorridos para hospitais da região; entre os feridos, Geraldo, que infelizmente não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.

O caminhão em que as vitimas viajavam transportava ração para animais (bagaço de cana), e havia saído da cidade de Capoeiras com destino a Venturosa, quando na Serra do Tará o motorista perdeu o controle da direção, saiu da pista e capotou; no local faleceram: Cícero França de Almeida, 43 anos, e Weslly de Oliveira, 17 anos.

Geraldo Ribeiro é tio do adolescente Weslly de Oliveira; eles residiam em casas a poucos metros de distancia uma da outra. O corpo de Geraldo será sepultado nesta terça-feira, 20.

Clique aqui e leia a notícia sobre o acidente: blogcapoeiras.blogspot.com.br

Prefeitura de Capoeiras realiza vistoria nos ônibus escolares antes do inicio das aulas


Teve inicio nesta segunda-feira, 19/02/2018, o ano letivo na rede municipal de ensino de Capoeiras; e para oferecer aos alunos um serviço de transporte escolar com mais segurança e qualidade, a prefeitura de Capoeiras, através, da Secretaria de Obras realizou a vistoria e manutenção na frota de ônibus escolares do município. O secretário de Obras, Amaro Junior ressaltou a preocupação da prefeita Neide Reino (PSB) para com a educação das crianças e jovens capoeirenses; que apesar da crise que os municípios enfrentam, determinou a realização do trabalho que incluiu a manutenção de motores e troca de pneus, entre outros reparos; serviço que foi concluido antes do inicio das aulas.

Respondendo pela Secretaria de Obras desde o inicio desde mês, Amaro Junior registrou ainda a parceria mantida com a Secretaria de Educação, através de Macyanne, e agradeceu o empenho e colaboração dos mecânicos Gilmar e Everton que realizaram a manutenção nos ônibus, e também ao Diretor Municipal de Transportes, Gil Barros.

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Merece Registro, Capoeiras, 19/02/2018


  • O inicio do ano letivo nas escolas das redes municipal e estadual no município de Capoeiras começou nesta segunda-feira, 19/02/2018. A cidade voltou a ficar movimentada com muitas crianças e jovens indo e voltando das escolas. Neste ano de 2018, o Colégio Municipal de Capoeiras não terá aulas no turno da noite; em outro espaço serão disponibilizadas turmas de educação de jovens e adultos para quem não concluiu os estudos e trabalha durante o dia.



  • Chuvas em Capoeiras. Chuvas começaram a cair no município de Capoeiras, na sexta-feira, 16/02/2018, e no sábado e domingo também choveu. Segundo a Agencia Pernambucana de Água e clima – APAC, choveu 20,80 m no município de Capoeiras, no domingo (18).



  • Faleceu a terceira vitima do acidente ocorrido no sábado (17), com um caminhão que seguia de Capoeiras e capotou na Serra do Tará, na divisa entre os municípios de Venturosa e Caetés. Faleceu no domingo (18), um irmão do adolescente Weslly de Oliveira, de 17 anos, que morreu no local do acidente. Essa terceira vitima e seu irmão residiam no Sítio Craíbas, zona rural de Capoeiras. 



  • Idoso é apreendido por porte ilegal de armas de fogo em Capoeiras. Na quarta-feira, 14/02/2018, a Polícia Militar se deparou com um idoso de 79 anos portando uma espingarda calibre 20, municiada e com mais cinco cartuchos no bolso. A abordagem ocorreu às margens da PE-193, no sítio Lagartixa, zona rural de Capoeiras. O idoso tentou se desfazer da arma jogando-a no mato ao avistar a viatura, e ao ser abordado e questionado pelos PMs se teria outras armas, informou que sim; os policiais seguiram com ele até sua residência, onde foram apreendidos mais uma espingarda tipo soca-soca, e um revolver Tauros calibre 32, com cinco munições intactas. Todo o material apreendido juntamente com o idoso foram levados para a 18ª Delegacia Seccional, em Garanhuns para serem tomadas as medidas cabíveis. O acusado foi autuado em flagrante por posse ilegal de arma de fogo. A autoridade policial arbitrou fiança no valor de R$ 350,00, que foi paga e o idoso liberado.



  • Tem Festa! Aniversariando esta semana, os amigos: dia 19, Marcos Antonio Costa, Genoveva Calado, Genison Carlos, Mª Vanusa Tores, Valdenizia Almeida; dia 20, José  Alexandre Ferreira, Cintia Maria, Milena Matos, Samuel Santos, Sandra Aletice, Alife e Daniela Lima; dia 21, Monsenhor José Augusto, Anselmo Andrade, Ivaldinho Almeida, Cleide Carlinhos e Eduarda Camila; dia 22, Helenilda Barbosa, Roseana Tenório, Paulo Silva, Ivonete Alexandre, Rodolfo Santos; Roberta Silva; dia 24, Cleonilda Reino, Gildo Marques, Tatiane Almeida, Erika Carolayne, Damiana Almeida e Quitéria Maria; dia 25, Edivania Pereira, Manoela Teixeira e Alcione Gueiros. Parabéns! Felicidades e muitos anos de vida aos aniversariantes!



  • Bolão de Vaquejada no Parque Edileuza Rocha, sábado, 24/02/2018, no Sítio Lagartixa, às margens da PE-193, zona rural de Capoeiras. Organização: Erivaldo Barra



  • Moto com placa de Capoeiras foi encontrada abandonada na zona rural do município de Calçado. No sábado, 17/02/2018, a Policia Militar localizou no Sitio Ribeira, em Calçado, a moto CG 125 Titan, de cor azul, placa KJD-3908, da cidade de Capoeiras. A moto foi apreendida e conduzida para a Delegacia de Polícia da cidade de Lajedo para as medidas cabíveis.



  • Teve o veiculo tomado de assalto quando retornava de Maceió para Capoeiras. Na manhã do sábado, 17/02/2018, o proprietário de uma picape Ranger, de cor vermelha, placa PCF 9683, compareceu na Delegacia de Polícia, em Garanhuns, e informou que o seu carro havia sido tomado de assalto na cidade de Canhotinho, quando ele retornava de Maceió para a cidade de Capoeiras. A vitima disse que foi abordado por quatro elementos armados que estavam em carro branco; dois elementos seguiram na Ranger levando junto as vitimas que foram deixadas numa estrada na área rural de Canhotinho. Os elementos roubaram ainda todos os pertences das vitimas. A Policia realizou diligencias mas nem os elementos nem o veiculo foram localizado. Fonte: www.agresteviolento.com.br


Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos.
William Shakespeare

Esta coluna é publicada às segundas-feiras. O espaço é aberto a participação de todos: você pode parabenizar alguém, registrar um acontecimento, mandar um recado, etc. Para isso, basta enviar um E-mail para o Blog.

Chuvas elevam nível do Rio Una na Mata Sul e preocupa moradores


No município de Capoeiras, Agreste de Pernambuco, onde fica a nascente do Rio Una choveu 20,80m nas últimas 24 horas, segundo dados de monitoramento da APAC.

Nas últimas 24 horas ocorreram chuvas fortes na Região Metropolitana do Recife e na Mata sul do Estado. As chuvas foram causadas por um sistema meteorológico denominado de Distúrbio Ondulatório de Leste. O sistema foi detectado pela Sala de Situação da APAc que emitiu um Aviso Meteorológico neste domingo 18/02/2018, às 00h. 

O radar meteorológico da APAC mostravam chuvas aproximando com intensidade forte na Zona da Mata Sul e Litoral. A tabela abaixo mostra os maiores acumulados de chuva, registrados nas últimas 24 (18h do dia 17-02 às 18h do dia 18-02) horas nos pluviômetros, na Zona da Mata e Região Metropolitana do Recife.

Bacia do Rio Una
O Rio Una encontra-se estável na estação Cachoeirinha. Na estação Barreiros, o rio apresentou elevação de 2,30m, no momento encontra-se subindo lentamente 3,00m abaixo de sua cota de alerta. Na estação Palmares, o rio apresentou elevação de 1,00m e encontra-se aproximadamente 1,50m abaixo de sua cota de alerta.
Afluentes: O Rio Panelas, na estação Belém de Maria, apresentou elevação de 0,80m, e no momento encontra-se descendo lentamente aproximadamente 1,30m abaixo de sua cota de alerta. O Rio Pirangi, na estação Catende, encontra-se subindo lentamente aproximadamente 1,30m abaixo de sua cota de alerta. Na estação Jaqueira (Cemaden), o rio apresentou elevação de 0,50m e encontra-se descendo lentamente. O nível do Rio Carimã em Barreiros apresentou transbordamento, estando fora de sua calha habitual.

Papa Francisco diz que jejuar sem coerência é fingir ser católico

Uma das tarefas da Quaresma é o jejum. Sim, mas deve ser feito com coerência. Deve ser praticado “para ajudar os outros, sempre com um sorriso”. Foi a exortação do Papa Francisco na homilia da manhã dessa sexta-feira, 16 de fevereiro, na Casa Santa Marta.

A reportagem é de Domenico Agasso Jr., publicada no sítio Vatican Insider, 16-02-2018. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

O bispo de Roma convidou a jejuar com coerência, não para se mostrar ou desprezando os outros. Na pregação, ele lembrou que o jejum é uma das tarefas da Quaresma, e, “se você não pode fazer um jejum total, aquele que faz sentir fome até os ossos, faça um jejum humilde, mas verdadeiro”, pediu o papa.

O pontífice convidou a não se orgulhar do jejum, dizendo “nós jejuamos, nós somos católicos, praticamos, eu pertenço àquela associação, nós jejuamos sempre, fazemos penitência”. Em vez disso, “jejuem com coerência”, recomendou. Caso contrário, “vocês fazem a penitência incoerentemente como diz o Senhor, com barulho, para que todos a vejam e digam: ‘Que pessoa justa, que homem justo, que mulher justa...’. Isso é uma maquiagem; é maquiar a virtude”, advertiu o Papa Bergoglio.

É preciso se maquiar, mas a sério, com o sorriso, isto é, não mostrar que se está fazendo penitência. Jejue “para ajudar os outros, mas sempre com um sorriso”, encorajou Francisco.

O jejum também consiste em se humilhar, e isso se realiza pensando nos próprios pecados e pedindo perdão ao Senhor. “Mas, se este pecado que eu cometi viesse a público, acabasse nos jornais, que vergonha!” – “Sim, envergonhe-se!”, exclamou o papa, encorajando a pôr fim às injustiças de todos os dias que podem ser perpetradas até mesmo dentro das próprias casas.

Depois, o papa deu o exemplo das trabalhadoras domésticas às vezes maltratadas: “Penso em tantas domésticas que ganham o pão com seu trabalho: humilhadas, desprezadas... Nunca pude esquecer uma vez em que eu fui à casa de um amigo, quando criança. Eu vi a mãe dar um tapa na doméstica, de 81 anos... Não esqueci aquilo. ‘Não, padre, eu nunca dou uma bofetada’. ‘Mas como você as trata? Como pessoas ou como escravas? Você lhes paga o que é justo, lhes dá férias? É uma pessoa ou um animal que lhe ajuda na sua casa?’ Apenas pensem nisso. Elas estão nas nossas casas, nas nossas instituições. Como eu me comporto com a doméstica que tenho em casa, com as domésticas que estão em casa?”.

Jorge Mario Bergoglio contou, então, que, ao falar com um senhor muito culto que explorava as domésticas, disse-lhe que se trata de um pecado grave, porque elas são “como nós, imagem de Deus”, enquanto ele defendia que eram “gente inferior”.

O jejum que o Senhor quer também consiste em “dividir o pão com o faminto, em introduzir em casa os miseráveis, sem-teto, em vestir alguém que você vê que está nu, sem negligenciar os seus parentes. Hoje – observou Francisco – discute-se se damos teto ou não àqueles que vem pedir. O meu jejum chega a ajudar os outros? Se não chegar, é falso, é incoerente e leva você pela estrada de uma vida dupla. Finjo ser cristão”.