Seguidores

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

100 anos de Luiz Gonzaga


Agostinho Jessé



Bom vaqueiro nordestino, morre sem deixar tostão... Frei Damião, Frei Damião, sou nordestino eu estou pedindo a sua benção... Lá no meu Sertão pros caboco lê, tem que aprender outro ABC... Olha pro céu meu amor veja como ele tá lindo... Músicas como estas e muitas outras emocionou e emociona o povo nordestino. É difícil encontrar um brasileiro que nunca ouviu falar em Luiz Gonzaga, a alma do povo brasileiro tem muito da contribuição deste pernambucano do século. A identidade brasileira se fortaleceu com o forró, ninguém mais do que Ele divulgou este ritmo.


Hoje 13 de dezembro, do Cais ao Sertão estão em festa em homenagem a Luiz Gonzaga do Nascimento, nascido em Exu, no dia 13 de dezembro de 1912, filho de Ana Batista de Jesus, conhecida como Santana e de Januário José . Conhecido como Rei do Baião, desde criança começou a tocar acordeon com os ensinamentos do seu pai, passando a se apresentar com ele em forrós, bailes e feiras. Com dezoito anos teve sua primeira paixão, que desiludido porque o pai da moça não permitiu o seu namoro, e repreendido por sua mãe, fugiu de casa e ingressou no exército do Ceará, e de lá viajou por vários estados brasileiros como soldado, chegando no Rio de Janeiro em 1939, deu baixa no exército – onde já estava decidido a dedicar-se a música. Começou tocando e apresentando músicas estrangeiras, mas foi as canções nordestinas que projetou-lhe para o sucesso. Em sua trajetória gravou mais de 56 discos e compôs mais de 500 canções. Com suas canções cantou, divulgou o Nordeste por esse Brasil e pelo mundo afora. O orgulho de ser nordestino não seria o mesmo sem Luiz Lula Gonzaga. Certa vez ele falou: “Quero ser lembrado como sanfoneiro que amou e cantou muito seu povo, o sertão; que cantou as aves, os animais, os padres, os cangaceiros, os retirantes, os valentes, os covardes, o amor.’’

Aquela sanfona branca, aquele chapéu de couro, aquele aquém o povo proclama : Luiz Gonzaga de Ouro.

Fotos: Alunos da Escola Dailva Siqueira homenageando Luiz Gonzaga, no desfile cívico de 07 de setembro de 2012.

Um comentário:

  1. Geraldo Barbosa - Serra Talhada1/27/2013

    Caro amigo,passeando pelo seu blog,que por sinal é muito proveitoso,me chamou atenção esta sanfona enorme.Gostaria de saber onde você adquiriu tal raridade!É belíssima, me encantei,você por um acaso saberia informar onde posso conseguir uma dessa?


    Fico grato pela informação.

    ResponderExcluir

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!