Seguidores

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Garanhuns e a aldeia xucuru, em reportagem da BBC Brasil

Shopping que será construído em Garanhuns
            Com o título: “Nordestinos vivem clima de otimismo após era Lula”, o jornalista Paulo Cabral, da BBC Brasil, fala das melhorias que ocorreram no nordeste brasileiro nesses oito anos do governo Lula; de pessoas que estão voltando para a terra natal; e cita Garanhuns e o povo Xucuru.
            A seguir, na integra, a parte da reportagem pulicada hoje no site da BBC Brasil citando Garanhuns e os índios Xucurus.
 
            Shopping em Garanhuns 
 
           Já a cidade de Garanhuns, em Pernambuco, de onde a família de Lula saiu nos anos 1950 devido à falta de oportunidades, está prestes a ganhar o seu primeiro shopping center.
          "O novo shopping é a prova de que a nossa região está se desenvolvendo e que investidores acreditam que o crescimento econômico veio para ficar", afirma o secretário de Desenvolvimento de Garanhuns, Ornilo Lundgren Filho.
           Na feira de Garanhuns, onde agricultores e moradores se reúnem todo sábado para fazer negócios e conversar, o clima é de otimismo.
           "Eu tenho 66 anos e lhe digo que o governo de Lula é o melhor que eu vi na vida, e eu não digo isto só porque nós somos da mesma cidade. Houve mudanças em todo o país", diz Luis Silva, natural de Caetés (PE).
           Caetés era um distrito de Garanhuns quando Lula nasceu, mas ganhou sua emancipação anos depois. Hoje, as duas cidades reivindicam o título de cidade-natal do presidente.
 
           Aldeia sem luz
 
          Apesar do otimismo na região, a realidade é mais dura em uma comunidade indígena xucuru, distante apenas duas horas de carro de Garanhuns. Lá, 50 famílias vivem em um local que não tem energia elétrica, embora linhas de transmissão passem por cima da aldeia.
          Quase todos os adultos na localidade são analfabetos, e a única escola da aldeia foi inaugurada há dois anos, por um grupo de missionários.
           "Nós nem sabíamos que essas pessoas estavam ali até que fomos alertados pelos missionários", afirma o engenheiro Humberto Pessoa, responsável por conectar as comunidades locais à rede elétrica, dentro do programa federal Luz Para Todos.
           "Quando a luz chegar aqui, será o primeiro sinal de presença do Estado nesta comunidade", diz Pessoa.
 

2 comentários:

  1. Anônimo12/27/2010

    Caro amigo Raimundo parabéns pela postagem, concordo que Luis Inácio Lula da Silva Foi o melhor presidente do Brasil, e convem lembrar ao Sr Luis Silva no texto supra citado, residente em Caetés Que para o madato ser completo o nosso presidente poderia deixar sua terra natal com água, 'O MUNICIPÍO DE CAETÉS RECEBE ÁGUA NAS TORNEIRAS UMA VÊS POR MÊS do manancial gurjão que fica em Capoeiras em Caetés não existe barragem.!!!!!!!!!!!!
    DESAFIO as autoridades política, a resolverem a situação...

    ResponderExcluir
  2. É muito bom que mais e mais pessoas se sintam incluidos ...

    ResponderExcluir

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!