Seguidores

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Cacimba do Pau

              A ONG Brigada Ambiental Una Vivo Capoeiras Nessa Luta, pede espaço ao amigo Raimundo Lourenço e, membro da ONG, para registrar em seu blog a situação atual da Cacimba do Pau.
              Houve um tempo não tão distante, em que comentários como: “Quem beber (bebeu) água da Cacimba do Pau, mesmo que tenha ido morar em outro lugar, um dia retorna para morar em Capoeiras”.
A Cacimba do Pau passou por vários períodos de secas e sempre manteve um choro de água brotando, e até hoje continua a minar. Do lençol freático, a água dessa cacimba já matou a cede de muitos capoeirenses e serviu para as senhoras lavarem roupas. Filas de carroças e carros de bois se formavam carregados com tambores cheios da sua água, levados para abastecerem as casas dos capoeirenses. Tinha ainda os galões: um pau com duas latas suspensas por cordas, carregadas sobre os ombros das pessoas mais fortes fisicamente. E claro, a lata de água na cabeça, tão comum e constante. Não me prolongarei no comentário, pois todos os capoeirenses conhecem a história da Cacimba do Pau.
              A ONG visitou a Cacimba do Pau no último dia 29/11/2010, e o que encontrou lá, foi um cenário de abandono. Com o passar do tempo, a cacimba vem sofrendo vários impactos: A água que antes podia ser consumida sem a necessidade de se aplicar produtos químicos, hoje sofre com a infiltração dos esgotos domésticos da cidade; a lavanderia está sendo utilizada como curral, e os tanques que eram usados pelas senhoras para lavarem as roupas, hoje servem para colocar ração para os animais; e os banheiros foram destruídos por vândalos.
              A ONG Brigada Ambiental Una Vivo, apela para que possamos dar as mãos para salvar essa fonte (minação) de água. “Pois, água é vida”.

Capoeiras, 01/12/2010   

Gilvan Costa
Presidente da ONG Brigada Ambiental Una Vivo

3 comentários:

  1. Ainda esta semana, numa conversa com a Secretária de Ação Social do Município, Celina Miranda, tratamos desse assunto da Cacimba do Pau. Há uma preocupação do Governo com a situação do reservatório d´água da cidade, que foi abandonado pelas últimas administrações do município. Inclusive - e isso não foi dito na nota da Brigada Uno Vivo - existe um lava-jato que está jogando suas águas usadas em direção a cacimba de tanta história na vida dos capoeirenses. Pessoalmente, defendi junto à primeira dama os devidos cuidados com o local, que deve ser preservado pelo que representou para o povo de Capoeiras durante décadas. Foram sugeridas providências que evitem a degradação definitiva do espaço e que no próximo aniversário do município, no dia 21, quando será feita uma programação festiva, se afixe na Cacimba do Pau uma placa registrando sua importância como "Marco Zero" de Capoeiras, já que a cidade cresceu e se desenvolveu em torno da "água de minação" daquele poço.

    Jornalista e Secretário de Governo do Município Roberto Almeida.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo12/04/2010

    Caro amigo Raimundo Lourenço, A ONG Brigada Ambiental Una Vivo Capoeiras Nessa Luta, Agradece a postagem,e com base no comentário do amigo Roberto Almeida nos alegramos em saber que o poder público municipal abraçará a causa onde poderemos no proximo dia 21 de Dezembro dá o ponta pé inicial no processo de revitalização do local. Gilvan Costa

    ResponderExcluir
  3. Anônimo1/30/2011

    nao so deve colocar a placa na cacimba do pau e sim continuar a preservar pq nao pode lembrar sono dia da festa e sim todos os dias

    ResponderExcluir

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!