Amante e defensor da cultura em Capoeiras, o Mestre Livino (fotos) do reisado da Maniçoba foi homenageado com um “Certificado de Honra ao Mérito”, durante o 22º Festival de Inverno na cidade de Garanhuns. A homenagem aconteceu no dia 19/07, na Escola Estadual São José, através dos participantes das Oficinas Culturais ministradas naquele educandário durante o FIG. Foi um reconhecimento ao trabalho desenvolvido por Mestre Livino na valorização das nossas tradições culturais; no caso, a folia de reis.
Mestre Livino aproveitou o momento em que recebia a homenagem e anunciou que estava se afastando do posto de “Mestre do Reisado da Maniçoba”; e nomeou o jovem Diniz Soares o novo “Mestre do Reisado da Maniçoba” passando-lhe o “manto”, “coroa” e a “espada”.
A frente do grupo de Reisado da Maniçoba há muitos anos, Mestre Livino deixa um grande legado para nosso povo e cultura. Ele se afastou para melhor cuidar da própria saúde.
Parabéns e obrigado Mestre Livino!
Seja bem vindo Mestre Diniz Soares!
Ao escrever esta postagem me perguntei: Por que será que muitas vezes não damos valor a nós mesmos? É preciso que pessoas de fora o façam. Mestre Livino, sim, tem serviços prestados a nossa cultura, ao nosso povo. No entanto, Capoeiras talvez nunca o tenha enxergado como deveria, assim com faz com tantos outros filhos seus. Em Capoeiras quando é pensado em se homenagear alguém, serve qualquer um que não seja daqui e não tenha feito nada por merecer a honraria. Um povo sem raízes estagna, não cresce nunca.
Fotos: David Melo/Jornal DAC - Durante a homenagem, Mestre Livino e Mestre Diniz Soares
Raimundo , comcordo totalmente com você, mas você esta fazendo a difenrença e eu aproveito o momento para me congratular com o povo da maniçoba e de forma especial a toda familia do senhor MANOEL LEVINO. A honagem é muito justa e a comunidade de MANIÇOBA merece. Edson Carneiro.
ResponderExcluirCaro Raimundo, conheço a HISTORIA desse grande homen desde adolescente quando fui pra companhia do Monsenhor Geraldo e la na Manicoba contemplei o seriedade de SEU MANOEL como sempre o chamei. que belo hoje ele passa MANTO CAJADO E COROA... exemplo de um grande legado que deverá ser continuado. dar opurtunidade em vida para que outros façam e continui os trabalhos que hoje SEU MANOEL nao pode mais. QUE BELO. A homenagem foi em outra cidade outro povo nao importa. quando os nossos nao nos reconheçem, só resta trabalhar para que o que fazemos seja com carinho. Maniçoba reconheçe seu trabalho, a Igreja de Capoeiras o Mons. Geraldo acredita em seu trabalho. Eu Frei José Nemezio ti admiro e reso pelo senhor. Obrigado.
ResponderExcluirQuero parabenizar pela iniciativa de homenagear o mestre “Manoel Livino” pela sua importância na cultura do nosso Estado. Por outro lado me sinto muito triste por não ter sido convidado a participar desta homenagem histórica, uma vez que sou filho do “REI” da primeira geração deste REISADO, como também fui um dos integrantes do grupo durante vários anos.
ResponderExcluirLuciano Silva de Souza