Seguidores

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Capoeiras completa hoje 49 anos de emancipação política.


Um pouco da história de Capoeiras

Em fins do século XVII o caminho obrigatório dos almocreves e tropeiros que conduziam suas tropas de burro transportando algodão e peles do Sertão para a zona a da Mata, era as capoeiras.

Nesse terreno havia uma clareira, onde passava um riacho, ladeado por algumas árvores frondosas, sendo ponto de descanso dos tropeiros. 

Estas terra pertenciam a freguesia de São Bento do Uma, onde já havia algumas fazendas para os lados da Maniçoba. Quando desaparecia alguma rês do rebanho, era procurada nas “capoeiras”, por que no lugar havia bons pastos e água permanente.

Já no século XVIII, diversas meias-águas compunham um pequeno aglomerado. No fim do século, chegava Aprígio Inácio Cordeiro e Manoel Rufino, que construíram as primeiras casa de tijolo, montando sua bodegas, logo depois aparecia João Borrego e Manoel Tavares de Lira. 

Conforme Lei municipal de 21 de dezembro de 1901, foi criada a Vila de Capoeiras., ficando assim constituída como terceiro distrito de São Bento do Uma. E em 1909 foi criado o primeiro cartório de Registro Civil.

Devido ao crescimento prodigioso a necessidade de emancipação se tornava latente, até que a Lei nº 4998 de 21 de dezembro de 1963 criou o município de Capoeiras.

Trecho do livro “Capoeiras Paz e Dinamismo”, do capoeirense Albérico Bezerra de Melo.

Um comentário:

  1. Anônimo12/21/2012

    Parabéns Capoeiras pelo o grande sucessos de todos os seus filhos !!! como sempre digo capoeiras é uma encubadora de talentos onde os filhos nasce e se mundão para outra localidades do Brasil a fora.

    ResponderExcluir

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!