Seguidores

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Com 113 anos capoeirense é uma das pessoas mais velhas do Brasil


No dia em que o município de Capoeiras completa 49 anos de emancipação política, a história de Damiana Josefa da Silva, uma supercentenária que nos enche de orgulho.


Com 113 anos, prestes a completar 114, a senhora Damiana Josefa da Silva é certamente a pessoa viva mais velha em Capoeiras, e uma das mais velhas do Brasil. Damiana Josefa da Silva nasceu no dia 24 de fevereiro de1899, conforme atestam seus documentos pessoais, e dados do cadastro do INSS, de quem recebe um beneficio mensal no valor de um salário mínimo. A longevidade proporcionou a Dona Damiana desfrutar do convívio familiar de: três filhos, netos, bisnetos e tataranetos.



- Mãe, esses rapazes vieram lhe visitar! – anunciou sua filha Maria Aparecida ajudando-a sentar-se na cama. Eu e o radialista Sulipa a cumprimentamos com um aperto de mão, depois sentamos em cadeiras à beira da cama. Passava das 13h00min. Perguntada se estava bem, respondeu que sim. Reconheceu a si mesma e a um neto numa fotografia num quadro pendurado na parede do quarto. Ela parecia feliz e demonstrou gostar de conversar, embora em alguns momentos não se conseguisse entender direito o que estava falando.  Segundo sua filha, ela alterna momentos desconexos com outros de relativa lucidez.


Com a saúde debilitada, Dona Damiana já não consegue se locomover sozinha, para sair da cama onde permanece a maior parte do tempo, necessita dos auxílios de sua filha, Maria Aparecida, (Aparecida de Zé Boy como é conhecida) com quem mora, e de uma cadeira de rodas. Raramente sai de dentro de casa, a rua onde mora não tem calçamento, o que dificulta ainda mais para cadeirantes. Mesmo com os problemas de saúde que enfrenta Dona Damiana não abre mão do cigarro e, nem do café, desejos que sua filha providencia sempre que solicitada. 




A longevidade da capoeirense faz o INSS enviar funcionários à casa de Maria Aparecida, ao menos uma vez por ano, a fim de confirmar que Dona Damiana esta mesmo viva. Embora não vote há um bom tempo, ela tem Título Eleitoral, e neste, sua data de nascimento é 24/12/1899; enquanto no CPF e na Procuração para sua filha sacar o beneficio do INSS, a data de nascimento é 24/02/1899.

Que Deus proteja a senhora Dona Damiana e, sua família!

Sou capoeirense e não conhecia Dona Damiana nem a sua historia de longevidade: acredito que a maioria dos capoeirenses também não. Esta postagem só foi possível graças à indicação e empenho do amigo e radialista, Sulipa.

4 comentários:

  1. Anônimo12/21/2012

    Raimundo, também sou capoeirense (com muito orgulho) e fiquei surpresa com a sua publicação.
    Saí de Capoeiras há mais de 15 anos (agora, sempre acesso seu blog para estar informada de tudo por aí), e sempre que possível retorno à terrinha para rever familiares e amigos, mas não sabia que D. Damiana ainda era viva. Aparecida, sua filha, foi nossa colega de trabalho na Prefeitura Municipal por muito tempo, e eu sempre gostei muito dela. Meu sincero desejo é que o Senhor Jesus esteja com elas, protegendo-as e abençoando-as por muito mais tempo. Um Abraço Raimundo, de sua ex colega de classe no Colégio Municipal. Verinha Bezerra.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo12/21/2012

    Nossaa! sou de Capoeiras mas não resido mais na cidade, só vou de vez em quando,nunca ouvi falar de Dona Damiana, Capoeiras com 49 anos é uma criança perto dela, ela deve conhecer histórias como ninguem sobre a cidade e pessoas que ali viveram ou vivem !
    Irei perguntar a meus avós de eles conhecem ela!

    Que Deus dê mais saúde a Dona Damiana!

    Uma grande abraço e o blog está de Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Anônimo12/22/2012

    marquilano,raimundo tenta entrar em contato c/ o livro dos recordes,pq c/ certeza ela é uma das mais velhas do brasil...

    ResponderExcluir
  4. Que ela esteja nesse momento ao lado do nosso Maravilhoso Deus!

    ResponderExcluir

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!