Seguidores

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Garanhuns e mais 11 municípios pernambucanos estão na lista dos mais pobres do G100


Pernambuco é o estado brasileiro com mais municípios no g100, lista que reúne as cem cidades com menor receita corrente per capita e que possuem mais de 80 mil habitantes. O ranking é organizado anualmente pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) e será lançado nesta quarta-feira (26). Em todo o País, 21,7 milhões de pessoas moram em cidades enquadradas no índice.

Da lista de cem municípios, 12 são pernambucanos: São Lourenço da Mata (10°); Abreu e Lima (14º); Paulista (16º); Santa Cruz do Capibaribe (18º); Vitória de Santo Antão (20º); Olinda (24º); Jaboatão dos Guararapes (39º); Garanhuns (57º); Igarassu (62º); Caruaru (63º); Camaragibe (73º) e Petrolina (87º).

Essas cidades possuem uma dependência maior do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Isso faz dessas cidades mais vulneráveis às medidas de desoneração propostas pelo governo federal, já que o Fundo é composto pela arrecadação do Imposto de Renda (IR) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

Os dados revelados pelo estudo mostram uma realidade cruel. Nesses municípios, a porcentagem da população que vive em extrema pobreza é o dobro do que nas demais cidades com mais de 80 mil habitantes. A arrecadação representa apenas 27,4% do que recolhe os municípios de mesmo porte.

Nos municípios pernambucanos que constam da lista, a taxa média de violência é de 37,8 homicídios para cada cem mil habitantes. O número é três vezes superior ao que a Organização Mundial de Saúde considera como um epidemia de homicídios.

Um comentário:

  1. Anônimo2/26/2014

    Pois é onde ficou o governador Eduardo Campos estes dois mandatos para mudar este quadro? E o homem ainda quer ser presidente.

    ResponderExcluir

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!