Em dezembro de 1987 durante a plenária final do II Encontro Nacional de Trabalhadores de Saúde Mental realizado em Bauru, o companheiro Marcus Vinicius apresentou a proposta de que o novo movimento precisava de um dia nacional de luta para a difusão do ideário da Sociedade sem Manicômios e para agregar mais companheiros a Luta Antimanicomial.
Aprovada a tese, passou-se a escolher a data específica. Após várias sugestões que foram descartadas, chegou-se ao dia 18 – nem muito próximo que não permitisse a sua organização nos locais, nem muito longe que arriscasse o esfriamento dos ânimos para a luta, dia que não disputaria com nenhuma outra efeméride.
Marcus Vinicius, Matraga, inventou este Dia de Luta para sempre realimentar a capacidade de Indignação frente às opressões, para fortalecer a Coragem no enfrentamento dos poderes, para multiplicar a Alegria que nos une. Este ano a Luta Antimanicomial se soma a Luta pela garantia da Democracia, ampla e irrestrita.
Marcus Matraga estará PRESENTE no espírito de todos que lutam por uma sociedade sem manicômios.
Jessica Wanderley
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.
Opine com responsabilidade!