Seguidores

quarta-feira, 18 de maio de 2016

MPPE recomenda ao secretário de Saúde de Jucati que deixe de exigir titulo eleitoral para atendimento no SUS

18/05/2016 - O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou ao secretário municipal de Saúde de Jucati, Daniel da Silva, que garanta o atendimento a todo e qualquer cidadão que procure o Sistema Único de Saúde (SUS) do município, independentemente da apresentação do título eleitor. Foi recomendado também que, caso o paciente necessite de encaminhamento a outra unidade fora do domicílio, seja devidamente efetuado o procedimento, inclusive, com transporte adequado, que respeite a legislação de trânsito.

De acordo com a promotora de Justiça Sarah Lemos, uma denúncia anônima feita na Ouvidoria do MPPE informava sobre a exigência do título eleitor para atendimento na rede pública municipal, tanto para marcar consulta como para dar encaminhamento para outra unidade de saúde fora do domicílio. A denúncia também informava sobre a superlotação no transporte atualmente utilizado. Após solicitação do MPPE, o prefeito confirmou a exigência do título eleitor e justificou que todos os documentos pessoais são exigidos para o atendimento na rede pública.

O MPPE entende que a vinculação da exibição do título de eleitor pelo usuário do SUS, como forma de promoção do controle municipal, assim como para os fins de negativa do atendimento, contraria a Constituição Federal, em face do princípio da universalidade do acesso e da unicidade do Sistema. As ações e serviços de saúde, executados isolada ou conjuntamente, em caráter permanente ou eventual, por pessoas naturais ou jurídicas de direito Público ou privado, estão reguladas na Lei nº 8.080/1990, que dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes.

Uma outra violação observada na conduta e ressaltada também na recomendação é que o não atendimento a qualquer pessoa que procure o SUS para socorro médico-hospitalar pode configurar a prática do crime de omissão de socorro, conforme o artigo 135 do Código Penal Brasileiro.

A promotora de Justiça determinou a remessa de cópia dos autos da Notícia de Fato para o promotor de Justiça com atribuição eleitoral, para adoção das providências cabíveis, por considerar que a vinculação ao título de eleitor para o atendimento à saúde pode estar privilegiando uma determinada parcela de cidadãos que sejam potenciais eleitores e, ainda, em se tratando de ano eleitoral, pode configurar a prática de ilícito eleitoral, inclusive, de índole penal.

A recomendação foi publicada no Diário Oficial dessa quarta-feira (18).

Denúncia no MPPE - O cidadão pode fazer uma manifestação sobre a atuação do próprio MPPE ou sobre outras instituições públicas e privadas, assim como denunciar, inclusive de forma anônima, no site do MPPE.

O cidadão também pode apresentar suas reivindicações, denúncias, sugestões, elogios ou dúvidas à Ouvidoria pessoalmente ou através de um procurador legalmente constituído, mediante contato direto, escrito ou verbal; por via postal (rua do Imperador Dom Pedro II, n°447, Anexo III, Santo Antônio, Recife, CEP 50.010-240).
MPPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!