Seguidores

sábado, 4 de outubro de 2025

O AGRESTE É NOTÍCIA, 04-10-2025

Coluna publicada aos sábados com o resumo de algumas das principais notícias da semana nos municípios da região.


Garanhuns

- Casal que estava desaparecido é encontrado morto após acidente. Na tarde da segunda-feira 29/10/2025, às margens da BR-424, próximo a conhecida curva da Laranjeira, na zona rural de Garanhuns, após ser acionada por populares, a Polícia Rodoviária Federal localizou o veículo Chevrolet Classic capotado e dentro estava morto o casal que residia em Garanhuns e estava desaparecido desde a tarde do sábado (27). Os corpos foram identificados como sendo de Jobson de Lima, de 31 anos, e Priscila Bezerra, de 33 anos. O filho do casal, um menino de 4 anos foi encontrado vivo ao lado do veículo por um morador da área. A criança passou dois dias sozinho no meio do tato ao lado dos corpos da mãe e do pai. A PRF suspeita que o carro da família capotou após colidir contra um cavalo localizado morto nas proximidades do local do acidente. O caso comoveu as pessoas. A 'cadeirinha' pode ter salvo a vida da criança. O corpo de Priscila foi sepultado na terça-feira (30/09), no cemitério de Lagoa do Ouro; o cordo de jobson, no cemiterio de Caetés, na quarta-feira (1º/10).

Caetés

Imagem meramente
Ilustrativa

- Tarado de jumenta é preso pela Polícia. Na terça-feira 30/09/2025, na zona rural do município de Caetés, a Polícia Militar prendeu um homem identificado por José Antônio, de 22 anos, após o mesmo divulgar nas redes sociais vídeo onde aparece praticando crime de zoofilia com uma jumenta. Em poder do suspeito, a policia ainda apreendeu um revólver e uma espingarda. O suspeito foi autoado em fragrante por maus tratos a animais, e apresentado em audiência de custodia; ele foi liberado pela Justiça sob monitoramento por meio de tornozeleira eletrônica. O ato criminoso causou revolta em muitos moradores de Caetés e da região; a notícia repercutiu bastante na imprensa da região e no Estado.


- Rapaz de 24 anos morre em acidente de moto. Na segunda-feira 29/10/2025, no Sítio Várzea Suja, zona rural do município de Caetés, um acidente de moto causou a morte do jovem Mikael Balbino da Silva, de 24 anos. Ele conduzia a motocicleta quando por motivo desconhecido perdeu o controle do veículo caiu, não resistiu aos ferimentos e morreu no local antes da chegada da equipe de socorro.


São Bento do Una

- Casamento comunitário. A prefeitura de São Bento do Una, por meio da Secretaria de Assistência Social promoveu mais uma cerimônia de casamento comunitário no município. O enlace matrimonial aconteceu na noite da quinta-feira 02/10/2025, reuniu 30 casais de várias idades. Todas as despesas com a festa foram custeadas pelo município: roupas, maquiagem, o bolo, a recepção e o baile com música ao vivo. Foto compartilhada nas redes sociais, no perfil da prefeitura de São Bento do Una.


- Mulher é morta durante ação criminosa. Na terça-feira 30/09/2025, no Povoado Queimada Grande, na zona rural de São Bento do Una, a senhora Maria Zilma Andrade, de 55 anos, estava dentro de um veículo com o esposo, quando foi atingida por disparos de arma de fogo desferidos por criminosos no momento em que praticavam um assalto na localidade. A mulher foi socorrida para o Hospital de Lajedo, em seguida para Caruaru, e de lá para o Hospital da Restauração no Recife, onde faleceu na quarta-feira 1º/10/2025. Policiais militares realizavam rodas na área naquele momento e ao abordarem dois homens em um veículo localizaram com eles um revólver calibre 38 com cartuxos pinados, os suspeitos entraram em contradição sobre a origem da arma; disseram terem sido assaltados por quatro elementos, e que saíram a procura dos suspeitos e teriam conseguido recuperar uma motocicleta roubada. Os dois homens, a arma e a moto foram conduzidas para a delegacia  para averiguação.


ÁGUAS BELAS

- MPPE recomenda medidas para qualificar atendimento a crianças e adolescentes com TEA. 02/20/2025 - O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da Promotoria de Justiça de Águas Belas, recomendou à Prefeitura e à Secretaria Municipal de Saúde para que sejam adotadas medidas de organização e qualificação no funcionamento da Casa Azul, centro especializado no atendimento a crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Embora o serviço já atue como referência no município, oferecendo acompanhamento multiprofissional e apoio às famílias, ele enfrenta limitações estruturais e operacionais, como déficit de profissionais especializados, alta demanda e ausência de protocolos claros de ingresso e permanência. Dessa forma, essas condições comprometem a equidade e a integralidade do cuidado.

A Secretaria Municipal de Saúde deverá encaminhar, no prazo de 45 dias, relatório circunstanciado contendo a proposta de protocolo de atendimento, o diagnóstico da demanda reprimida, o fluxo de referenciamento de usuários, o cronograma de expansão dos serviços e a identificação dos profissionais que atuam na Casa Azul.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!