Seguidores

sábado, 28 de maio de 2016

Na EREM de Capoeiras, professora coordena projeto de Literatura Brasileira: Romantismo


No Brasil pós–independência, colocou-se um desafio para nossos escritores românticos: definir o conceito de nação e de cultura brasileiras. O romance brasileiro, ao surgir nesse contexto, assume o papel de um dos principais instrumentos nesse processo de “redescoberta” do país e de busca de uma identidade nacional.


Entendendo essa visão da importância do romantismo para o povo brasileiro, a professora Márcione Teles, da EREM Nossa Senhora do Perpétuo Socorro resolveu coordenar um projeto de literatura em duas turmas da referida escola: 2° ano B e 2°ano C do ensino médio.

Abordando a temática das características da prosa romântica brasileira os alunos apresentaram os temas: indianismo (resgatando o índio como o bom selvagem, e exaltando a natureza e a pátria, buscando referencias em José de Alencar, os alunos se caracterizaram de índios e simularam uma floresta) No regionalismo (retrataram o sertão de Pernambuco, buscando como fonte o livro o Cabeleira de Franklin Távora, e se caracterizando como caipiras numa paisagem de seca) No romance urbano ( encenaram cenas do amor idealizado e muitas vezes por interesse, buscando auxílio na obra Senhora de José de Alencar) Na prosa gótica (um cenário mórbido com alunos vestidos de preto, explicaram como os góticos andavam contrapondo os valores racionalistas da sociedade burguesa, criando uma literatura fantasiosa identificada com o universo do mistério), e por fim encenaram o último trecho do livro A moreninha (primeira obra romântica brasileira).




32 comentários:

  1. Anônimo5/28/2016

    Vocês colocam cigarros nas mãos de alunos do ensino médio e chamam isso de cultura. Deus está vendo.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo5/28/2016

    Parabéns professora !!!
    São profissionais assim que fazem a nossa educação.
    SINTEPE-Garanhuns

    ResponderExcluir
  3. Anônimo5/29/2016

    Gostaria de fazer um comentário sobre como esse projeto se desenvolveu e qual a minha formação para tanto. A prosa romântica é um dos assuntos de literatura que devem ser estudados na 2° unidade do segundo ano do ensino médio, ela tem temas como indianismo, regionalismo, urbanismo e prosa gótica....temas estes abordados em nosso projeto. Alguns autores foram estudados como: José de Alencar e Alvares de Azevedo..... os alunos estão lendo livros sobre a temática e irão fazer uma resenha sobre as obras. Consideramos um trabalho riquíssimo, pois tivemos a oportunidade de sairmos de nossa zona de conforto e entender o contexto social das obras contracenando. Tenho certeza que os alunos aprenderam muito com essa metodologia ativa de ensino. Eu sou Márcione Teles professora mestra e atualmente doutoranda pela universidade Lusófona de Portugal, e jamais faria um trabalho que não fosse pedagógico. lembro também que não existe cultura melhor ou pior, existe história e contextos que justificam os fatos, defendo isso em um capítulo da minha dissertação de mestrado que todos podem ter acesso pois está na internet desde 2015. Obrigada meus alunos pelo bom trabalho, estão todos de parabéns!!!

    ResponderExcluir
  4. Anônimo5/29/2016

    Professora Márcione.....mulher forte e guerreira!!!! muito inteligente e dinâmica......todos os professores poderiam fazer trabalhos assim.....não acho legal o trabalho dela ser criticado não..porque ela tem ótimas ideias e faz tudo com seriedade...

    ResponderExcluir
  5. Anônimo5/29/2016

    A pessoa que está falando de cultura...... com certeza nem se deu o trabalho de ler o que está escrito no blog. Os góticos fizeram e fazem parte da sociedade quer queiram quer não queiram. A cena foi forte sim..... e esse era o propósito. A professora Márcione ficou dois dias conosco nesse projeto........ ela não se cansou e deu aulões de resumo para os alunos do 3° ano que irão fazer ENEM...... pessoas que criticaram o cigarro na mão.....não se assustem..... nessa época eles (os jovens ) defendiam ideias.....o projeto foi rico.....pior são os jovens na praça da cidade que fumam e bebem por vadiagem mesmo. enquanto os alunos estiverem nas salas de aula aprendendo literatura, lendo e contextualizando os temas.......está tudo bem!!!!

    ResponderExcluir
  6. Anônimo5/29/2016

    Parábens professora Márcione......a senhora foi minha professora e eu sei o que a senhora defende e seus valores!!!!!! esse projeto deve ter sido maravilhoso!!!!!! não ligue para comentários sem fundamento. Essa escola é ótima.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo5/29/2016

    A escola Nossa Senhora do Perpétuo Socorro tem professores ótimos...... só não aprende quem não quer.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo5/29/2016

    A falsa moral da sociedade é que faz com que o ensino não se efetive. Só a leitura e o senso critico poderá abrir a mente de muitos hipócritas. Abram os olhos......!!! Que bom que os jovens estão em salas de aula entendendo e estudando temas tão fortes e polêmicos como este.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo5/29/2016

    Adorei o indianismo!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  10. Anônimo5/29/2016

    A imagem dos góticos é forte........mas, mais forte ainda é ver nossos jovens bebendo e fumando na praça da cidade sem nenhum objetivo de vida. quem dera se o século fosse XVIII para que eles também como os góticos da época tivessem ideias e gritos na garganta para defender.

    ResponderExcluir
  11. Anônimo5/29/2016

    É engraçado como as pessoas colocam suas opiniões sem fundamento em trabalhos que elas nem entendem......e usam o Santo nome de Deus em vão!!!! Com certeza essa pessoa nunca conheceu a professora Márcione.......nem os valores que ela tem e as ótimas ideias sobre sociedade que ela defende.....além de ser ótima conselheira, amiga......e ás vezes até mãe. A professora só nos incentiva para o bem e para termos um ótimo futuro...ela só fala de ENEM, de concurso público, de família. Eu nem sei como a cabeça dela funciona para tanta coisa.....é uma ótima professora mesmo. Ela nunca incentivou nenhum aluno a fazer coisas erradas......ela é muito séria.....e tem o respeito de todos!!

    ResponderExcluir
  12. Anônimo5/29/2016

    Fui aluno da professora Márcione....e sinto falta não só dela...mas de todos na EREM......... realmente é como ela fala: só damos valor quando perdemos! por isso, valorizem cada dia e cada professor porque eles são ótimos!

    ResponderExcluir
  13. Anônimo5/29/2016

    Essa escola tem uma gestora que incentiva a diversidade cultural. tudo só acontece porque todos se unem sempre! Capoeiras tem uma escola modelo para a região.....

    ResponderExcluir
  14. Anônimo5/30/2016

    Que projeto legal, professora Marcione!
    Ter a iniciativa e a capacidade de trazer os assuntos para sala de aula, despertando no aluno o interesse pela disciplina a partir de metodologias mais dinâmicas, é demais!
    Infelizmente não sabia do acontecimento desse trabalho e não tive a oportunidade de ir prestigiar, mas deixo aqui meus parabéns a você, aos alunos e aos demais envolvidos.
    Abraços, Victor Mateus.

    ResponderExcluir
  15. Parabéns para todos nós e pela a professora que nos ajudo obrigado professora Marcione

    ResponderExcluir
  16. Anônimo5/30/2016

    Quero parabenizar a professora Márcione pelo maravilhoso projeto!!! Eu também não pude prestigiar o evento porque só soube quando acabou.... parabéns mesmo.... estudar assim é muito melhor!!!

    ResponderExcluir
  17. Anônimo5/30/2016

    Sou professora, e como tal quer parabenizar essa colega de trabalho que teve coagem de fazer um trabalho assim. No comentário que ela fez logo acima...diz que às vezes é preciso sair da zona de conforto!!! Adorei essa colocação porque os professores (não todos) fazem sempre as mesmas coisas todos os dias.....e além disso ficam com medo sabe-se lá de que de inovar, de se lançar,se jogar. Quando eu vi a foto gótica fiquei inspirada...... alunos como estes dispostos a contracenar cenas que gritam com a falsa moral da sociedade devem ser incentivados todos os dias a serem fortes, a lutar e a crescer. Quero ressaltar que também é papel da escola formar para a cultura, para o teatro...se não me engano isso está na LDB...além disso sempre assistimos depoimentos e reportagens sobre metodologias interativas que tirem os alunos da mesmice. Professora vou me espelhar em sua coragem tenha certeza....... fazer trabalhos assim em cidades pequenas como Capoeiras precisa ter coragem mesmo!!! Parabéns........

    ResponderExcluir
  18. Anônimo5/30/2016

    Adorei aquela menina na janela............. o amor ali é bem impossível mesmo!!!!!!

    ResponderExcluir
  19. Anônimo5/30/2016

    Parabéns gestora, parabéns professores envolvidos, parabéns alunos, parabéns a todos!!!!!!! Isso sim é escola.

    ResponderExcluir
  20. Anônimo5/30/2016

    Faço faculdade para ser professora...e a professora Márcione sempre foi uma inspiração. As vezes ela parece doidinha.....mas quem conhece ela sabe que ela é pequenininha..mas tem a capacidade de uma giganta. Ela não fica atrás para ninguém..... podem passar dela metros......ela nos dá força para nunca pararmos de sonhar e lutar pelos nossos sonhos.. eu não sei se um dia terei a oportunidade de fazer projetos assim....mas nunca vou esquecer dela e dos outros que trabalham na EREM em Capoeiras.

    ResponderExcluir
  21. Anônimo5/30/2016

    Quero deixar meu comentário sobre a gestora Rosana....porque eu sei que tudo isso só acontece porque ela está sempre por trás. Parabéns Rosana por ser diretora de uma escola com tantos professores competentes e com alunos tão inteligentes que corajosos.

    ResponderExcluir
  22. Anônimo5/30/2016

    Tenho saudade dessa escola e de todos de lá!!!!!!

    ResponderExcluir
  23. Anônimo5/30/2016

    Quero fazer uma ressalva sobre os professores da EREM de Capoeiras..... eles realmente são muito bons. Eles nunca param de estudar...eu me orgulho por ter feito parte dessa escola, eu falo e provo o que falo..tem o professor Wilker que faz mestrado de fisica na UFRPE...tem o professor Juvino que faz mestrado na UFAL....tem a ex professora Valéria que se afastaou para fazer doutorado fora do país....e tem a professora Márcione que terminou o mestrado e está no doutorado. Os outros todos tem especialidades para dá as suas ótima aulas...... nenhum é qualquer um...... até os contratados são bons. Parabéns a todos e a Rosana por coordenar esse povo bonito e inteligente.

    ResponderExcluir
  24. Anônimo5/30/2016

    Essa professora me deu algumas ideias...... seria bom se as aulas fossem mais animadas com música e com teatro. eu acho que se todos os professores de vezenquando fizese isso eu aprendia mais.

    ResponderExcluir
  25. Anônimo5/30/2016

    queria ter visto de perto....eu nunca entendi o romantismo direito..

    ResponderExcluir
  26. Anônimo5/30/2016

    Parabéns..Parabéns....parabéns a todos que fazem parte dessa escola tão cheia de talentos!! eu acredito que ela é assim mesmo...porque estudei lá. E não é exagero não...os professores são muito competentes mesmo!

    ResponderExcluir
  27. Anônimo5/30/2016

    Parabéns Rosana!!!

    ResponderExcluir
  28. Anônimo5/30/2016

    Quando tiver outros projetos assim interessantes..... divulguem para que o povo da cidade possa ver..... falta atração aqui. Eu adoro teatro e adoro estudar história

    ResponderExcluir
  29. Anônimo5/30/2016

    Estou esperando o feirarte.....é ótimo

    ResponderExcluir
  30. Anônimo5/30/2016

    A professora Márcione é muito boa mesmo.....como professora e como pessoa. ela se esforsa para dá o melhor.... coitada vive esbaforida de correr do lado para outro. ela ficou doente...cheia de dor e nunca parou de incentivar e correr para tudo ficar bom..e ficou. parabens professora ..fique boa!

    ResponderExcluir
  31. Anônimo5/30/2016

    Se as aulas fossem mais assim a semana passava mais rápido e seria menos chato ficar tanto tempo sentado...afffffffffffffffff

    ResponderExcluir
  32. Anônimo6/02/2016

    Agradeço a minha professora Marcione Teles por ter feito esse trabalho tão bem feito

    ResponderExcluir

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!