Um ato solene realizado em frente a prefeitura, na manhã deste sábado (21), marcou o aniversário de 50 anos de emancipação Política de capoeiras. A solenidade contou com as presenças da prefeita Neide Reino (PSB), do vice-prefeito Juju, vereadores, secretários municipais e da população.
Ao som do Hino Nacional executado pela banda Santa Cecília ocorreu o hasteamento das bandeiras do Brasil, Pernambuco e de Capoeiras. Os presentes cantaram o parabéns pra Capoeiras, e um bolo foi cortado e distribuído com as pessoas presentes. Ainda houve a apresentação da banda do Colégio Municipal José Soares de Almeida, e uma apresentação com do cantor capoeirense Roberto Tenório, além de show pirotécnico. Veja abaixo algumas fotos do evento:
Capoeiras 50 anos, um pouco da sua história
A história do município de Capoeiras começa nos fins do seculo XVII quando era caminho para os almocreves ou tropeiros que conduziam suas tropas de burros transportando algodão e peles do sertão para a zona da mata. No lugar havia um riacho, onde sob frondosas árvores os tropeiros descansavam.
Uma Lei Municipal de 21 de dezembro de 1901 criou a Vila de capoeiras, que passou a ser o terceiro Distrito de São Bento do Una. No dia 21 de dezembro de 1963 a Lei nº 4998 criou o município de Capoeiras. Entretanto, sua instalação deu-se no dia 08 de julho de 1964. No dia 18/06/1964, o então governador de Pernambuco Paulo Pessoa Guerra através do ato nº 3.382 nomeou interinamente o senhor Álvaro Tenório de Almeida com prefeito. A primeira eleição direta ocorreu no dia 25/04/1965, quando foi eleito o senhor José Soares de Almeida Filho.
Fonte: livro Capoeira Paz e Dinamismo, do jornalista capoeirense Albérico Bezerra de Melo.
"A demora na atualização do blog deve-se ao fato do meu computador está na assistência técnica há oito dias. Espero esta semana voltar a atualizar o blog diariamente."
BOM ACHO QUE BLOGS ERAM PARA COMENTAR A VERDADE E NÃO SER BABÃO, POIS O QUE ACONTECEU FOI O SEGUENTE A BANDA DO COLÉGIO MUNICIPAL QUANDO CHEGOU A PREFEITURA A QUERIDA PREFEITA NÃO ESTAVA PRESENTE PARA PRESTIGIAR ( também né ela não residi em Capoeiras né!) O NUMERO DE PESSOAS FOI VERGONHOSO POIS A PUBLICAÇÃO DA MESMA FOI PÉSSIMA NEM OS SECRETÁRIOS ESTA PRESENTE PARA PRESTIGIAR O TAMANHO DO BOLO JÁ DIZIA QUE NÃO FOI CONVIDADOS TODA A POPULAÇÃO NÃO E VERDADE?
ResponderExcluirEu estava presente no evento, e lhe afirmo que a prefeita estava lá, sim!
Excluireu soube que o primeiro prefeito de capoeiras teria sido gabriel branco,raimundo gostaria que mim tirar-se essa duvida.
ResponderExcluir
ExcluirEu também já ouvi dizer isso. O texto postado é do livro "Capoeiras Paz e
Dinamismo". E no livro não há citação do nome do senhor Gabriel Branco.
Alvoro tenório construiu o clube Municipal da nossa cidade, e iniciou a construção do Colégio Municipal.
senhor Raimundo queria poder ter acesso a esse livro para fins de pesquisa o senhor poderia me ajudar?
ExcluirBoa tarde!
ExcluirVocê pode procurar a Biblioteca Pública municipal, lá vc poderá ler o livro ou fotografar as 60 paginas.
Esta comemoração foi pouco divulgada acho que era pra ir pouca gente ou só a elite como sempre vem acontecendo, pois nem sabia que ia ter isso em nossa cidade, pense no governo arretado de bom esse kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Só na cabeça dos babões que esta sendo bom!!!!!!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirSim realmente o primeiro prefeito nomeado de Capoeiras foi Gabriel Branco. Quem não gosta de História, tem que saber que ela é muito importante para entendemos o nosso presente. É bom ficarmos de olho nos acontecimento nacionais,pois eles afeta diretamente ou indiretamente a vida das pequenas cidades. Em 1963 o governador de Pernambuco era Miguel Arrais e o grupo que o apoiava, aqui em Capoeiras eram o de Gabriel Branco, logo foi o nome escolhido para o primeiro prefeito de nossa cidade. Mas em 31 de março de 1964 ouve o golpe militar, caio Miguel Arais que foi expulso para sei lá pra onde, e entrou no governo de Pernambuco Paula Guerra. Mudou o Governo de Pernambuco, adivinha o que aconteceu em Capoeiras? Mudou também. E o segundo prefeito nomeado( escolhido) de Capoeiras foi Álvero Almeida, que assumiu. Tem mais História e também estórias muito interessantes e até emocionantes a serem contados de nosso municipe, Sim. a frase formosa de Paulo Guerra sobre o seu governo em Pernambuco era. "entre no governo com cheiro de pólvora, que voltar com cheiro de povo". Felizmente nunca voltou.
ResponderExcluirO livro "Capoeiras Paz e Dinamismo". Não é uma fonte histórica de Capoeiras, foi um livro político, na linguagem popular, foi um livro babão, escrito por um secretário da época para enaltecer o governo de Valter Elias. O melhor de livro é o seu prefácio, lá tem alguns fatos histórico de Capoeiras. O livro de João Lira, saga, suor e sangue retrata um pouco melhor a personalidade histórica e politica de Capoeiras. Só que do ponto de vista do personagem principal, o mons. Geraldo. Ainda falta um livro que contem a Historia de Capoeiras.
ResponderExcluirOlá, sabe onde posso encontrar esse livro "saga, suor e sangue" de João Lira?
ExcluirBoa noite!
ExcluirNão sei informar. Há bastante tempo eu li o livro porque me foi emprestado um xerocado.
Só queremos que ela pague aos estagários os salários que é de direito deles!
ResponderExcluire esse bolo foi feito para quem comer? me parece que apenas uma pequena minoria foi convidada para esse aniversário. pois pelo tamanho do bolo percebe-se que a grande maioria "o povo" não foi convidada a participar deste evento.
ResponderExcluirRAIMUNDO O SEU BLOG NÃO E RESPEITOSO POIS VOCÊ NÃO PUBLICA A VERDADE POIS VOCÊ RESPONDEU E NÃO ESTA ME DANDO O DIREITO DE RESPOSTA ENTÃO O SEU BLOG NÃO É CONFIÁVEL PUBLIQUE POR FAVOR POR QUE ISSO É ANTIÉTICO!
ResponderExcluirRealmente esse bolo e muito grande mesmmoo KKKKKK deve se so para prefeita comer com seus secretario; e povo fica mais uma vez chupando dedo. Que povo mais desorganizado esta esse governo de Neide Reino. nem estava sabendo dessa festa ..
ResponderExcluirEsta na hora de mudar esses secretariado são muitos desorganizado. precisa se mais eficiente nais coisas que estão fazendo...
ResponderExcluirEu também concordo!
ExcluirTem que mudar esses secretários!