Seguidores

domingo, 15 de dezembro de 2013

Em Capoeiras logradouro e escola homenageiam golpe militar de 64

A ditadura militar (1964-1985), período “sombrio” da história do Brasil acabou no ano de 1985 com a eleição presidencial de Tancredo Neves pelo Colégio Eleitoral. 

O regime que cerceava a liberdade, torturava e matava cidadãos foi muito homenageado por políticos Brasil a fora, principalmente,  com a nomeação de logradouros e prédios públicos. Capoeiras homenageou o golpe militar nomeando uma de suas vias públicas de: Av. 31 de março; e a escola do Povoado Alegre de: Escola Presidente Castelo Branco. O dia 31 de março de 1964 foi o dia do golpe; e Castelo Branco (foto), o primeiro militar presidente do Brasil após o golpe. 

Depois da redemocratização do país, vários municípios optaram pela troca dos nomes que lembram o período da Ditadura Militar. Li uma matéria esta semana que em Salvador uma escola após votação da comunidade trocou de nome: do torturador, pelo torturado; e a história me fez lembrar que há alguns anos, houve um vereador aqui em Capoeiras que chegou a sondar sobre a troca dos nomes que lembram a ditadura militar, mas o assunto foi logo esquecido.

É lógico que não devemos esquecer a história, principalmente para que não se repita. Mas, também não precisamos homenagear ditadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!