Seguidores

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

MPF e MPPE em Garanhuns recomendam prefeituras criarem portais da transparência



Os municípios de Garanhuns, Capoeiras, Caetés, Bom Conselho e são Bento do Una estão entre os que devem criar portais da transparência no prazo de 90 dias.

A implementação do Portal da Transparência em diversos municípios do Agreste e Sertão pernambucano é alvo de duas recomendações expedidas na última segunda-feira (9), Dia Internacional de Combate à Corrupção, pelas unidades do Ministério Público Federal (MPF) em Garanhuns conjuntamente com o Ministério Público do Estado de Pernambuco (MPPE) em Serra Talhada. Os documentos têm o objetivo de evitar situações danosas ao patrimônio público e a caracterização de atos de improbidade administrativa.

Os prazos estabelecidos por lei para que os municípios regulamentassem as obrigações impostas “referentes ao acesso à informação e à criação de portais da transparência” já se encerraram. Levantamento concluído em outubro pela Controladoria Geral da União (CGU) apontou que os municípios em questão ainda não se adequaram.

As recomendações foram decorrentes de audiências públicas realizadas em Serra Talhada e Garanhuns, nos dias 28 de novembro e 9 de dezembro, respectivamente. MPF e MPPE recomendam que as prefeituras municipais implementem seus respectivos portais da transparência, que devem disponibilizar informações relativas às despesas pagas e receitas arrecadadas, licitações, contratos, convênios, quadros funcionais, servidores cedidos e temporários, despesas com diárias e passagens, planos de carreira, leis municipais vigentes e data de atualização dos portais.

Lista 1 - os municípios abrangidos pela recomendação do MPF em Garanhuns e MPPE são:  Águas Belas, Angelim, Bom Conselho, Brejão, Caetés, Calçado, Canhotinho, Capoeiras, Correntes, Garanhuns, Iati, Ibirajuba, Jucati, Jupi, Lagoa do Ouro, Lajedo, Palmeirina, Paranatama, Quipapá, Saloá, São Bento do Una, São João, Terezinha, Alagoinha, Arcoverde, Buíque, Ibimirim, Iguaraci, Inajá, Ingazeira, Itaíba, Manari, Pedra, Pesqueira, Poção, Sertânia, Tacaratu, Tupanatinga, Tuparetama e Venturosa. O prazo dado para a implementação dos portais é de 90 dias.

Lista 2 - No caso da recomendação expedida pelo MPF em Serra Talhada, com participação do MPPE, os municípios são os seguintes: Afogados da Ingazeira, Brejinho, Calumbi, Carnaíba, Custódia, Flores, Floresta, Itapetim, Jatobá, Petrolândia, Quixaba, Santa Cruz da Baixa Verde, Santa Terezinha, São José do Egito, Serra Talhada, Solidão, Tabira e Triunfo. 

Caso as recomendações não sejam atendidas, MPF e MPPE poderão adotar as medidas judiciais cabíveis.

Um comentário:

  1. Anônimo12/12/2013

    A policia militar de Capoeiras só serve pra prender bebados, nem pra fiscalizar o município pois na rua 31 de março todos os dias em frente ao armazem do amigo Raimundo Godoy fica carretas empatando o transito e o possível acesso as ruas e avenidas vizinhas. Pedimos que eles não façam vista grossa só porque o rapaz trem grana. Também me admira a posição da prefeita a isto pois as carretas ficam quase dentro da prefeitura.
    ASS: Eliana

    ResponderExcluir

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!