Seguidores

sábado, 28 de maio de 2016

Capoeiras precisa de um cemitério pra ontem...

Por Altamir Pinheiro

Na Constituição Federal em seu artigo 29  reza que, a competência para legislar sobre os cemitérios é do município. Portanto, cabe aos municípios estabelecer normas disciplinando toda matéria referente aos cemitérios. Agora, é preciso que se saiba que, as cidades dos mortos, lugares desertos e silenciosos são considerados áreas de impacto ambiental, pois a decomposição dos corpos produz alguns elementos, considerado de alta contaminação ambiental, pois podem ser encontrados no necrotério micro-organismos patogênicos, como bactérias e vírus, que são agentes transmissores de doenças. Devido aos riscos ambientais que podem causar, os cemitérios necessitam de licença ambiental para sua implantação e funcionamento. Assim, estabelecendo normas e parâmetros técnicos para implantação, instalação e funcionamento dos cemitérios em qualquer município do Brasil. PENSE NO ROLO QUE É CONSTRUIR UM CEMITÉRIO NOVO!!! PENSE NA BUROCRACIA!!! 

Quando pensamos em cemitério, logo vêm à cabeça sensações ruins e clima pesado. Imagens como túmulos, cruzes, corpos de mortos, caixão, velas, escuridão e flores mortas, um verdadeiro ambiente de terror, Mas só caímos na real no sagrado dia 2 de novembro, dia de finados, donde, vamos lá reverenciar os mortos. É nesse dia que a verdade vem à tona!!! A verdade é que a morte concede ao homem, além do descanso, o respeito por parte da família, dos conhecidos, da sociedade. Respeito no sentido de que seu nome e suas boas ações vão ser lembrados, e que seus restos mortais vão ser guardados, zelados e respeitados.

POIS BEM!!! Em bate papo informal que este escriba manteve com a prefeita de Capoeiras, Neide Reino, dizia-me ela naquela oportunidade: "Irei AMPLIAR as dimensões do cemitério de nossa cidade por entender que é uma reivindicação antiga de toda a sociedade de Capoeiras, da qual tenho plena concordância", Disse ela. E FOI MAIS ALÉM: "Um cemitério é uma obra de  cimento, tijolo, pedra e cal,  que eu nutro o maior respeito. Ali está sepultada a memória das pessoas que fizeram parte das nossas vidas, por isso não tem preço. O povo está correto nas suas reivindicações. Fiscalizemos, cobremos, lutemos por nossa dignidade e dos nossos". 

E ARREMATOU:  "Paro para imaginar quem foram aquelas pessoas, pessoas de bem, ou não, pessoas que lutaram por nossa cidade, ou não… não importa, eram (são) filhos de Deus, merecem respeito, e no mínimo ter seus restos mortais guardados de forma adequada e respeitosa. Os ossos que ali estão podem ser da família de qualquer um… da minha, da sua, pessoas que foram importantes para alguém, e com certeza as famílias dessa gente de nossa Capoeiras. Por isso,  merecem um profundo respeito com a memória daqueles que há muito já partiram, não importando se quem está ali sepultado seja uma figura importante ou um desconhecido. Cabe aos poderes públicos, dos quais represento um deles(executivo), tomarem as suas devidas providências, para que possamos preservar o AQUI JAZ O RESPEITO AOS MORTOS e, o encontro com a história dos nossos antepassados e dos nossos entes queridos"...

No caso específico de Capoeiras, por enquanto haverá uma ampliação do atual cemitério e, posteriormente, tudo indica que no segundo governo Neide (caso seja reeleita) será construído um estruturado cemitério que terá durabilidade por muitos e muitos anos, o que tranquilizará de uma vez por  toda a comunidade do município. Agora, Historicamente, a instalação ou ampliação de um cemitério sempre foi tema polêmico. Mesmo nos dias atuais, quando se propõe uma obra do porte  de um cemitério, a comunidade toda se preocupa e realiza manifestos, tanto favoráveis, como desfavoráveis, geralmente, resultando em grande expectativa na cidade. Uma coisa é certa e ficou ou está determinante na cabeça da prefeita: Neide Reino, caso venha a ser lograda com um segundo mandato de prefeita, ela já  tem um projeto futurista para a construção de um grande cemitério composto de duas igrejinhas(católica e protestante), crematório e um modesto  velório para que os mortos sejam velados  com dignidade pelos seus entes queridos. Que Deus abençoe o povo de Capoeiras e os anjos digam amém...

16 comentários:

  1. Anônimo5/28/2016

    Isso é uma falta de respeito com as pessoas, com o cidadão capoeirense. vou relatar um fato que aconteceu com uma pessoa da minha familia: Essa semana faleceu uma irmã de meu avô e ao procurar o coveiro para providenciar um lugar para sepultar o corpo, ele falou que não tinha mais lugar onde colocar o corpo que teria que procurar o túmulo de uma pessoa da familia para sepultar o corpo, do contrário não teria onde colocar, a sorte foi que tinha um túmulo de um parente no qual sepultaram o outro corpo. Isso é um absurdo devemos tomar alguma providência quanto a isso, tipo, quando morrer alguém e não tiver lugar pra levar o corpo pra porta da prefeitura.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo5/28/2016

    Essa prefeita teve quatro anos para ampliar ou fazer outro cemitério, e agora véspera de eleição vem com demagogia prometendo fazer outro.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo5/28/2016

    A atitude da prefeita é correto. De imediato vai ampliar e quando for reeleita, vai construir um cimiterio novinho em folha. A prefeita estar no caminho certo.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo5/28/2016

    Poxa, se esse Altamir escrevesse sempre assim, estaria sim prestando um grande serviço a humanidade. Não as baboseiras que escreve em seu blog e nos comentários de outros blogs. Este sim merecia a minha admiração.

    ResponderExcluir
  5. RESPONDENDO AO ANÔNIMO ACIMA,

    CARA EU VOU LHE FAZER UM PEDIDO:POR FAVOR NÃO FREQUENTE, NÃO ACESSE O MEU BLOG, PORQUE O CHUMBO GROSSO É DEPRAVADO, IMORAL E PERVERTIDO. OK!!!

    P.S.: - Entendeste a mensagem anônimo?! Se não entendeu vou repetir: Favoreça-me com sua ausência lá no Blog Chumbo Grosso. Sua ausência vai preencher uma grande lacuna, ok!!!

    ResponderExcluir
  6. Anônimo5/29/2016

    Queria sugerir uma matéria sobre os espetinho que prejudica muito vou citar as consequências

    Som alto prétubando

    Vários jovens bêbados

    Muitas brigas

    A praça está parecendo um luxo

    Vários bêbados urinando nas ruas sem né um respeito os comerciantes tem que lavar seus estabelecimentos comerciais toda manhã

    Fica a pergunta será que é justo tudo que está acontecendo Uma praça que não podemos ter a simples liberdade de ir e vir

    ResponderExcluir
  7. Anônimo5/29/2016

    Não sei se podemos responsabilizar apenas a gestão da prefeita Neide, esse problema se arrasta faz tempo....é uma questão de falta de prioridade dos gestores passados também. E sobre a prefeita resolver isso só agora, creio que é uma ação de todos os políticos da nossa região....ficam se escondendo do povo por quatro anos....e nas vésperas tentam resolver paleativamente os problemas. Não vamos culpar ninguém.....e sim torcer para que mesmo que pouco o cemitério seja ampliado.....e quem sabe no próximo ano outro seja construído......seja Neide ganhando ou seja outro (a). Mas com certeza o cemitério será um dos temas dessa política!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo5/30/2016

      Realmente o problema não é só de agora, mas infelismente a responsabilidade agora é de quem está na gestão, e a prefeita teve 4 anos para solucionar esse problema e nada fez.

      Excluir
  8. Anônimo5/30/2016

    Neide já estar com o projeto do cimiterio em mãos. Vai buscar dinheiro em Brasilia para fazer um parque das flores onde serão enterrados os filhos ilustres e os humildes tambem de nossa terra. Ela vai apresentar esse projeto durante a campanha eleitoral. Se Neide for reeleita o cimiterio sai. O projeto já estar em suas mãos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo5/30/2016

      Mais uma promessa de campanha, igual a academia das cidades, o posto: Maria Zélia, a máquina de raio x, o campo do SOREC. não vamos cair nessa mais uma vez.

      Excluir
  9. Anônimo5/30/2016

    Isso é uma vergonha minha gente! se esse problema não for solucionado com urgência, quando falecer algum parente nosso, em protesto, vamos levar para porta da prefeitura e chamar a imprensa para cobrir. Isso é uma falta de respeito com o ser humano.

    ResponderExcluir
  10. Anônimo5/30/2016

    Neide tem muito respeito ao ser humano e ela vai resolver o problema do cimiterio ampliando agora e fazendo outro novinho em folha quando for releita.

    ResponderExcluir
  11. Anônimo5/31/2016

    É o que eu ando dizendo aqui na rua. Ruim com ela pior sem ela. Deus mim livre desse povo que estar ai que se diz oposiçao venha tumar conta daquela prefeitura. Deus mim livre. Prifiro mil vez Neide do que os outro. Ruim com ela pior sem ela.

    ResponderExcluir
  12. Anônimo5/31/2016

    A esperança é a ultima que morre. tenho certeza que quando Neide reino ganhar vai fazer o cimiterio novo de Capoeiras se deus quizer.

    ResponderExcluir
  13. Anônimo5/31/2016

    Caso venha a ser concretizado a construção de um novo cemiterio vai ser a maior obra que um prefeito ja fez no municipio de Capoeiras. Deus queira que isso seja verdade. Capoeiras merece. O atual cemiterios ta um caos não tem vaga mais pra nada. Vou torcer muito para que isso aconteça.

    ResponderExcluir
  14. Anônimo6/02/2016

    Bom se a prefeita não tomou medidas cabíveis em 4 anos que ela teve para almentar o cemitério,e agora vem prometendo em fazer só porque esta no tempo das eleições, isso não não tem lógica, e nem cabimento

    ResponderExcluir

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!