Seguidores

domingo, 30 de outubro de 2016

Estudantes em Garanhuns e Belo Jardim aderem a luta pelo direito a educação no Brasil

Alunos em Garanhuns

Nos últimos dias estudantes ocuparam escolas no Brasil inteiro em protesto contra Lei imposta pelo governo golpista de Michel Temer de reforma do Ensino Médio, e contra a PEC 241 que congela pelos próximos 20 anos gastos com saúde e educação. No Brasil inteiro, os estudantes lutam pelo direito a escola que forma cidadãos pensantes e críticos do mundo em que vivem; e não a escola que “esses” lhes querem impor, com lições para a obediência, para não pensarem.

Na nossa região, em Garanhuns e Belo Jardim estudantes também entraram nessa luta e ocuparam escolas.

Em Garanhuns, na quarta-feira, 26/10/2016, estudantes da UFRPE e da UPE ocuparam os Campi das duas universidades, e aulas foram suspensas.
Alunos do IFPE/Belo Jardim

Em Belo Jardim, terra de Mendonça Filho, Ministro da Educação do governo golpista, também na quarta-feira (26), os estudantes ocuparam o prédio do Instituto Federal de Pernambuco – IFPE, em protesto contra a PEC 241.

Com a reforma do Ensino Médio, o Governo sem ouvir a sociedade muda a grade cuticular, e apenas Português e matemática são disciplinas obrigatórias. Arte e Educação Física deixam de ser disciplinas obrigatórias. E será dado prioridade ao ensino técnico, cujas aulas poderão ser ministradas pro profissionais com notório saber, ou seja, sem formação acadêmica.

Para o Ensino Superior, o projeto do governo é reduzir o numero de vagas nas universidades, e cortar os programas como o Prouni e Universidade Aberta; programas graças aos quais jovens brasileiros pobres conseguem se formarem nas Universidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!