Seguidores

domingo, 7 de abril de 2024

Caetés sedia o 6º Seminário de Sementes Crioulas do Agreste

Organizado pela rede de Sementes Crioulas do Agreste de Pernambuco em parceria com o IPA e governo municipal de Caetés por meio da Secretaria de Agricultura, aconteceu na quinta-feira 04/04/2024, no Centro Municipal de Eventos de Caetés, o 6º Seminário de Sementes Crioulas do Agreste do estado. Reuniu representantes de vários municípios da região com o objetivo de promover reflexões, trocas de experiências, resgate, manejo e conservação das sementes crioulas.


Anfitrião do evento, o Secretário Municipal de Agricultura de Caetés Lindolfo Almeida destacou a importância da troca de sementes, e do incentivo que o IPA proporciona para que as sementes crioulas não desapareçam; como exemplo, Lindolfo citou o milho batité que está desaparecendo.


O técnico extensionista Pedro Henrique disse que o Seminário traz uma mensagem de resgate, conservação e manejo das sementes crioulas que são tão importantes para a nossa agricultura, e que embora presentes, está havendo muitas perdas de variedades quando o agricultor compra sementes em casas agropecuárias e substitui pelas sementes originarias.

Sementes Crioulas são aquelas utilizadas e armazenadas por comunidades tradicionais, agricultores familiares, e comunidades indígenas, e passam de geração em geração sem sofrerem modificações genéticas em laboratórios como ocorre com as sementes utilizadas na agricultura moderna. As sementes crioulas também asseguram a preservação da biodiversidade.


Em Caetés o Seminário também proporcionou a troca de sementes entre agricultores, e a comercialização de produtos da agricultura familiar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!