Anfitrião do evento, o Secretário Municipal de Agricultura de Caetés Lindolfo Almeida destacou a importância da troca de sementes, e do incentivo que o IPA proporciona para que as sementes crioulas não desapareçam; como exemplo, Lindolfo citou o milho batité que está desaparecendo.
O técnico extensionista Pedro Henrique disse que o Seminário traz uma mensagem de resgate, conservação e manejo das sementes crioulas que são tão importantes para a nossa agricultura, e que embora presentes, está havendo muitas perdas de variedades quando o agricultor compra sementes em casas agropecuárias e substitui pelas sementes originarias.
Sementes Crioulas são aquelas utilizadas e armazenadas por comunidades tradicionais, agricultores familiares, e comunidades indígenas, e passam de geração em geração sem sofrerem modificações genéticas em laboratórios como ocorre com as sementes utilizadas na agricultura moderna. As sementes crioulas também asseguram a preservação da biodiversidade.
Em Caetés o Seminário também proporcionou a troca de sementes entre agricultores, e a comercialização de produtos da agricultura familiar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.
Opine com responsabilidade!