Seguidores

terça-feira, 23 de abril de 2024

Estivemos no Cariri Cangaço Afogados da Ingazeira, Iguaracy, Ingazeira e Carnaíba

O alto Pajeú, no Sertão de Pernambuco, entre os dias 18 a 21/04/2024, foi palco de mais uma edição do Cariri Cangaço, evento que reuniu dezenas de pesquisadores e escritores de temáticas da região como cangaço, coronelismo, messianismo, religiosidade entre outros. A abertura do evento ocorreu na noite da quinta-feira (17), no Cine Teatro de Afogados, e contou com as presenças do Curador do Cariri Cangaço Manoel Severo e autoridades dos quatro município envolvidos.


Estive lá participando do evento. De Capoeiras também foram o escritor Junior Almeida, a esposa dele Ranaise e a filha Yasmim; Erivaldo Oliveira e a esposa Renata; conosco também viajaram os amigos Otavio Cardoso (Garanhuns) e Primo (São Bento do Una).


Matriz de São José
Ingazeira - Sertão - PE

Durante os quatro dias do evento assistimos a palestras e seminários, participamos de lançamentos de livros, acompanhamos as visitas técnicas a Fazenda Colônia (foto), local do nascimento de Antônio Silvino, percussor de Lampião no Cangaço; e as cidades de Ingazeira (Matriz de São José construída de pedras por escravos há mais de 200 anos) e a casa museu de Zé Dantas, em Carnaíba.


Afogados da Ingazeira foi onde nasceu João Bezerra comandante da volante que matou Lampião, Maria Bonita e nove cangaceiros na Gruta de Angicos, em Poço Redondo em 28/07/1938.


Voltamos com alguns livros na bagagem, boas recordações do alto Pajeú e da hospitalidade do povo sertanejo, além dos amigos que revemos e de outros que fizemos. A reclamação que tenho, é não ter encontrado em Afogados da Ingazeira nenhum restaurante que tivesse carne de bode no cardápio.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!