O Ministério da Saúde abriu processo para expansão do Programa Mais Médicos em todo Brasil. O MS vai contratar mais médicos para o programa; além disso, a chamada também é para 1.500 município brasileiros que ainda têm carência desse profissional de saúde. Em Pernambuco 95 municípios estão aptos a aderirem a expansão do Programa, entre estes, Capoeiras, Caetés e Garanhuns. As prefeituras que quiserem aderir devem se cadastrar no site programa, até o dia 28 de janeiro de 2015.
A convocação de médicos é para atuar na atenção básica de periferias de grandes cidades e municípios do interior do país, com prioridade para os municípios que apresentam 20% da sua população em extrema pobreza, e com IDH baixo e muito baixo.
As vagas serão oferecidas prioritariamente a médicos brasileiros, interessados em atuar nas regiões onde faltam profissionais. No caso do não preenchimento de todas as vagas, o Brasil aceitará candidaturas de estrangeiros, com a intenção de resolver esse problema, que é emergencial para o país. Os municípios não podem esperar seis, sete ou oito anos para que recebam médicos para atender a população brasileira.
Na região estão aptos a pedirem a expansão do Mais Médicos, os municípios de: Águas Belas, Bom Conselho, Buíque, Caetés, Capoeiras, Garanhuns, Lajedo, São Bento do Uma, São João e Venturosa.
Bem Vindos mais estes profissionais que tanto cuidam bem dos nossos capoeirenses. É só ver nos postos que eles atendem que fazem a grande diferença.
ResponderExcluirNão sou contra os médicos brasileiros, até porque sei que tem muitos comprometidos e competentes, mas estes médicos cubanos tem nos surpreendido. Será porque cumprem sua carga horária nos postos?
ResponderExcluirComentando com minha mãe sobre esta reportagem, ela pediu para eu viesse em público agradecer a Dra.Jane do PSF pela atenção e procedimentos médicos na qual todas as vezes que ela foi ao Posto lhe atendeu muito bem.
ResponderExcluirMaria José - Sitio Mocambo