Seguidores

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Secretária de Saúde de Capoeiras capacita profissionais de saúde sobre Surto de Microcefalia.

Médicos e enfermeiros dos PSFs e do Hospital Municipal são capacitados sobre o Surto de Microcefalia.

O município de Capoeiras em parceria com a V geres iniciou nesta segunda feira dia 30/11/2015. Capacitação sobre o Surto de Microcefalia no estado de Pernambuco com os profissionais da Atenção Básica, Atenção Especializada e Emergência (HOSPITAL). Onde foram apresentados os protocolos de acompanhamento da doença e discutido medidas de controle contra o mosquito da dengue Aedes Aegypti. O trabalho está sendo coordenado em Capoeiras pela Coordenadora de Atenção Básica, Michelly do Carmo Silva e pela Coordenadora de Vigilância em Saúde, Valquiria Torres.

Até 28 de novembro foram notificados 1.248 casos de microcefalia no país, identificados em 311 municípios de 13 Estados e Distrito Federal, segundo divulgou nesta segunda-feira (30) o Ministério da Saúde. Um recém-nascido teve resultado positivo para o vírus zika. Os outros estão em investigação. O Ministério da Saúde chama de casos suspeitos pois ainda precisa confirmar que todos os casos de microcefalia notificados têm realmente relação com o zika. Sete pessoas já morreram em decorrência do vírus.

Em todo o ano de 2014 foram notificados 147 casos de microcefalia no país. Comparado ao número de casos notificados neste ano, houve um crescimento de 749% no total.
"A confirmação do vírus em uma criança com má-formações confirmou a tese da relação entre zika e a microcefalia", disse Claudio Maierovitch, diretor do Departamento de Vigilância de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde.

Pernambuco registra o maior número de casos (646), sendo o primeiro a identificar aumento de microcefalia em sua região. O Estado decretou estado de emergência e conta com uma equipe de acompanhamento dos casos desde 22 de outubro, segundo a pasta.

O Ministério da Saúde informou que os repelentes presentes no mercado podem ser usados por grávidas para prevenção contra o zika. As substâncias DEET, Icaridina ou Picaridina e IR3535, encontradas nestes produtos, são compostos eficientes para a prevenção, segundo o diretor.
Coordenadoria de Atenção Básica de Capoeiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!