Seguidores

sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Escola do Povoado Maniçoba, em Capoeiras, realiza III Feira Cultural: Maniçoba minha terra, minha gente


O projeto intitulado: “III Feira Cultural, Maniçoba: Minha Terra, Minha Gente” foi realizado na Escola Cônego João Rodrigues de Melo, situada no povoado Maniçoba, município de Capoeiras – PE, nos dias: 07, 08 e 09 de novembro de 2017. O grande objetivo do projeto foi mostrar a todos as riquezas existentes ou que existiram naquela comunidade, e fazer com que todos os envolvidos sintam-se orgulhos de pertencerem a este lugar e, assim poderem contribuir e se apropriar das riquezas e belezas que a Maniçoba tem a lhes proporcionar. A culminância do projeto ocorreu no ambiente da Escola; na programação, exposições de stands temáticos, apresentações culturais realizadas por alunos e professores, além de apresentações de artistas locais e de sítios vizinhos.


O projeto Maniçoba: Minha Terra, Minha Gente teve duração de três (03) meses envolvendo pesquisas de campo, e levantamento de dados da comunidade desde o seu inicio aos dias atuais. O Projeto foi coordenado pela Gestora da Escala, a professora Cinthia Kelly com o apoio e participação dos professores. Envolveu todos os alunos da Escola Cônego João Rodrigues, desde a educação infantil ao 8º ano, e contou com uma grande participação dos pais e responsáveis pelos estudantes, além de muitas outras pessoas da comunidade.

A comunidade da Maniçoba é repleta de riquezas culturais e história; tem um grupo de reisado e outro de pastoril que foram resgatados através da escola, juntamente com mestre Livino; também tem vários artistas que fazem arte em ferro, madeira e crochê; ainda outros com dotes culinários. Maniçoba hoje pode ser considerado um lugar em que a cultura e tradição estão presentes no dia a dia de cada um dos seus moradores. 

Equipe Gestora e professores com a bandeira do povoado
Na ocasião também foi apresentada a "Bandeira do Povoado Maniçoba": vermelho e azul cores das principais manifestações do povoado (reisado e pastoril); folha significa a origem do lugar; as espadas são o reisado e a resistência e luta do seu povo.

O encerramento da III Feira Cultural da Escola Cônego João Rodrigues foi marcado pelo ato simbólico do plantio de uma muda da planta “maniçoba”, na Praça do Povoado.

Equipe Gestora da Escola


Plantio da muda de "maniçoba" na praça do povoado
Aboiadores: Erivaldo Barra e o vice-prefeito Julio Valença
Folha da maniçoba

Um comentário:

  1. Muito legal! Fico feliz com a resistência desse povo tão querido que se mantem firme fazendo com que nossa cultura popular e nossas raízes tenham vez e voz. Parabéns a todos os envolvidos. cheirin, Airô Barros

    ResponderExcluir

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!