Seguidores

quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Feira de Sementes Crioulas em Garanhuns reúne agricultores/as familiares do Agreste Meridional

A Rede de Sementes Crioulas do Agreste Meridional de Pernambuco (Rede Semeam) vai realizar, na próxima quinta-feira (23), das 8h às 15h30, no Parque Euclides Dourado, em Garanhuns (PE), a 4ª Feira de Troca de Sementes Crioulas. O objetivo do evento é estimular a preservação e a multiplicação da agrobiodiversidade entre agricultores/as familiares da região.

Nesta edição, o tema do evento é “Sementes Crioulas: Partilhando Saberes e Vida” e dialoga com a identidade “Sementes da Partilha”, que foi escolhida para representar a agrobiodiversidade de Pernambuco.

Além da feira, também será realizada uma mesa redonda com o tema “Comercialização da produção crioula na agricultura familiar: estratégias e possibilidades no Agreste Meridional de Pernambuco”, que contará com a participação do professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Luciano Pires; da agricultora familiar, Maria Sandreiva Berto; e do representante da Cooperativa dos Produtos da Agricultura Familiar, Paulo Mota.

No período da tarde, o debate continua entre os participantes  por meio de uma roda de diálogo, que vai discutir o “Manejo da agrobiodiversidade na propriedade familiar”. Entre os convidados para facilitar este momento, estão os agricultores experimentadores e guardiões de sementes, Francisco de Assis e Ademar Lima.


REDE SEMEAM – Criada no ano de 2015, a Rede de Sementes Crioulas do Agreste Meridional de Pernambuco é fruto da articulação entre Organizações da Sociedade Civil, órgãos públicos e agricultores/as familiares que participaram do processo de organização da 2ª Feira de Troca de Sementes Crioulas. Com o objetivo de ser um espaço permanente de discussão em busca do resgate e da preservação das mesmas, a Rede vem se fortalecendo através da realização de atividades, como seminários, resgate e plantio de sementes, além da participação em outros eventos sobre a temática. A Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2 é uma das organizações que compõe a Rede Semeam.

SERVIÇO:
4ª Feira de Troca de Sementes Crioulas do Agreste Meridional de Pernambuco
Data: 23 de Novembro de 2017
Horário: Das 8h às 15h30
Local: Parque Euclides Dourado – Garanhuns (PE)
A entrada é gratuita.
Por Lidiane Santos | Assessoria de Comunicação do Regional Nordeste 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!