Seguidores

segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Estudantes do Agreste Meridional apresentam projetos na 23ª Ciência Jovem

Estudantes de duas escolas estaduais do Agreste Meridional tiveram suas ideias inovadoras expostas na 23ª Ciência Jovem, em Recife, entre os dias 09 e 11 de novembro. O evento foi organizado pelo Espaço Ciência, vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnoloia e Inovação do Governo do Estado, que contempla projetos realizados por estudantes de escolas públicas e privadas.

Ivison JonathaTeixeira de Carvalho e Tamires Gomes Cavalcante, da Escola Senador Aderbal Jurema (Garanhuns), levaram para a feira o aquecedor solar que desenvolveram na escola, como forma de buscar uma fonte de energia sustentável. O produto final foi fruto do Trabalho de Conclusão do Fundamental (TCF), uma política da Secretaria de Educação de Pernambuco para incentivar a iniciação científica no Ensino Fundamental.

Outra ideia que ganhou espaço na edição do “Ciência Jovem” deste ano veio da EREM Professora Ismênia Lemos Wanderley, de Brejão. José Alcides Macena e Victor Barros, sob a orientação da professora Aline Santana, compartilharam a experiência de produzir sabão ecológico a partir do óleo usado no preparo das refeições da escola. E o resultado é convertido para a própria comunidade escolar: a produção é destinada para o uso na lavagem de utensílios na escola e nas residências dos próprios estudantes. O trabalho ainda envolve a fabricação de perfumes e sabonetes artesanais, o que vem incentivando o interesse pelas aulas de Química na escola.

270 projetos foram expostos na 23ª Ciência Jovem. Participaram trabalhos de todos os estados do Brasil, além de representantes do México, Paraguai, Chile e Colômbia. A organização estimou a visita de cerca de 10 mil pessoas entre os dias de exposição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!