Seguidores

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Pernambuco recebeu mais 151 médicos neste final de semana. Capoeiras e Caetés estão entre os municípios contemplados


A partir do dia 4 de novembro, a população de 56 municípios pernambucanos será atendida por médicos estrangeiros. Ao todo, 76 profissionais de saúde que participam da segunda etapa do programa Mais Médicos desembarcaram no Recife neste fim de semana. E nesta segunda-feira (28), mais 75 chegam ao estado.

A capital pernambucana receberá o maior número de profissionais, 21 ao todo. Ao longo desta semana, eles participam de um treinamento sobre o funcionamento da rede pública de hospitais e os problemas de saúde mais comuns no estado.

“O idioma não é um entrave. Esses profissionais não estarão sós. Eles vão trabalhar com os agentes comunitários de saúde. Além disso, a vontade de querer examinar, de parar, olhar, avaliar faz toda a diferença”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que esteve no Recife. Os médicos vêm em três voos. Seis cubanos chegaram no sábado à tarde. Mais 70, também de Cuba, desembarcaram domingo. Os 75 restantes, portugueses e espanhóis, chegaram na segunda-feira..

“Resolvi participar por uma preocupação social, para melhorar o nível da saúde do povo brasileiro”, contou a médica cubana Janete Diaz. “Faremos nosso trabalho com amor e responsabilidade”, garantiu a doutora, de 36 anos, que já trabalhou na Guatemala, Venezuela e Gâmbia. Ela atenderá no município de Paulista.

Todos os profissionais foram avaliados por três semanas por universidades federais que testaram os conhecimentos em língua portuguesa e nos protocolos de atenção básica do SUS. Do total de participantes, 1.933 foram aprovados e 14 terão mais duas semanas de avaliação por não terem atingido o coeficiente de aprovação necessário.

De acordo com o Ministério da Saúde, 2.167 profissionais estrangeiros chegaram aos estados brasileiros no último fim. Cerca de dois mil deles são cubanos. A região Nordeste é a mais atendida com os médicos desta etapa do programa, com 928 profissionais. Em seguida vem o Sudeste (517), o Norte (358), o Sul (244) e o Centro-Oeste (120).

Segundo o ministro Padilha, os profissionais que desembarcaram no país receberão, até o fim desta semana, os registros médicos necessários para realizar o atendimento. Isso porque o Congresso decidiu que cabe ao Ministério da Saúde emitir as autorizações especiais provisórias para que os estrangeiros atuem no Brasil. (Informações: Diario de Pernambuco)

Confira a distribuição dos 151 médicos em Pernambuco

Município    Nº de profissionais

Abreu e Lima    3
Afogados da Ingazeira    2
Afrânio    1
Agrestina    2
Águas Belas    2
Altinho    2
Barra de Guabiraba    1
Belém de São Francisco    2
Bodocó 2
Bom Conselho    1
Brejo da Madre de Deus    2
Buíque    3
Cabo de Santo Agostinho    2
Cabrobó    2
Caetés    2
Calumbi    1
Camocim de São Félix    2
Capoeiras    1
Carnaíba    1
Caruaru    7
Catende    2
Condado    1
Cumaru    1
Exu 2
Feira Nova    1
Flores    2
Floresta    2
Goiana    3
Ibimirim    1
Igarassu    4
Ipojuca    1
Itambé    1
Jaboatão dos Guararapes    13
Lagoa Grande    1
Macaparana    2
Moreno    2
Olinda    1
Ouricuri 3
Palmares    3
Panelas    2
Paudalho    1
Paulista    7
Pesqueira    3
Petrolina    6
Quipapá    2
Recife    21
Santa Cruz do Capibaribe    1
Santa Maria da Boa Vista    2
São Bento do Una    3
São Caetano    2
São José do Belmonte    2
São José do Egito    2
São Vicente Ferrer    1
Tabira    2
Tacaratu    2

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!