Seguidores

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Grupos de reisados do Agreste Meridional, João Tibúcio

O professor Agostinho Jessé enviou ao blog para publicação, matéria sobre alguns grupos de Reisados existentes na região do Agreste Meridional de Pernambuco. Além de vária fotos, ele enviou dois textos: um sobre a história do reisado João Tibúrcio e outro sobre o reisado do Povoado Maniçoba em Capoeiras. 

Os textos serão publicados em duas postagens:


Reisado João Tibúrcio


Por volta do ano de 1960, João Tibúrcio com 16 anos de idade começou a dançar reisado ao lado de seu pai Tibúrcio Caetano que era mestre e João Tibúrcio contra mestre, também faziam parte do reisado seus irmãos Luiz Tibúrcio na função de rei e José Tibúrcio como tocador.

Esta equipe foi dirigida pelo pai de João Tibúrcio até o ano de 1975, durante este período fizeram várias apresentações em Garanhuns, Capoeiras, São Bento do Una e outros municípios de Pernambuco. “É bom lembrar que mesmo diante de tantas dificuldades da época João Tibúrcio fez e faz questão de manter o reisado de seu pai até hoje – relata que muitas se deslocavam a pé e dependendo da distância já chegaram a dormir  ao relento até de baixo de árvores. Sempre contou suas histórias de dificuldades aos seus filhos com muito orgulho, pois o reisado sempre fez parte de sua vida e essa paixão pelo reisado que vem sendo mantida de geração em geração.”  Depois que seu pai faleceu,  João Tibúrcio e seu irmão Luiz Tibúrcio assumiu o reisado, João Tibúrcio como rei e Luiz Tibúrcio como mestre, até o ano de 1990, neste período fizeram várias apresentações na região de Garanhuns. 

Após 1990, João Tibúrcio inicia como mestre e seu filho Joveliano como rei, nos dias atuais também fazem parte do REISADO JOÃO TIBÚRCIO uma de suas filhas e três netas, esta geração vem realizando várias apresentações em diversos palcos culturais: Festivais de Inverno de Garanhuns, Casa da Cultura – Recife (natal) de Todos 2009), Projeto Feira Livre e outros. Em 2013 se apresentou no palco da cultura popular no FIG.



Texto e fotos: Agostinho Cordeiro Jessé

Quinta-feira, 06 de novembro de 2014 será publicado o segundo texto, sobre o Reisado do Povoado Maniçoba em Capoeiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!