Seguidores

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Reisado da Maniçoba, Capoeiras - Pernambuco


Segundo os rastros da tradição, o REISADO DA MANIÇOBA é um grupo formado há mais de quatro décadas ( segundo um dos seus integrantes tem aproximadamente 50 anos, já em 1972 se apresentou em Recife no programa cidade X cidade da TV jornal, representando a cidade de São Bento do Una, conforme foto em anexo), contando sua História em suas próprias músicas, cuja letra, música e arranjos, são concebidas pelo próspero imaginário popular criativo de seus integrantes, onde algumas músicas de seu repertório encontram-se registradas em CDs de admiradores e incentivadores da Cultura Popular Nordestina. O grupo tem um vasto histórico de apresentações nas cidades da região e na capital pernambucana e foi por três vezes matéria  jornalística da TV Asa Branca, uma da TV  Pernambuco e fonte  de pesquisa para o estudante de mestrado Ivanildo Piccoli, da cidade de São Paulo. Eis algumas das apresentações:

Recife -1972 (TV Jornal) e 2008 (Natal de Todos – Casa da Cultura); Garanhuns – 1999 – Pça. Colunata – Garanhuns (1 vez); SESC (2 vezes); FIG ( 2 vezes ); Esc. IPH ( Semana da Cultura Pernambucana); Centro de Artes Armando Monteiro , Hosp. Regional D.Moura ( 2 vezes ), Churrascaria Terraço  a convite do curso de Turismo da UFCE;  Pça. em frente a Ferreira Costa no evento - Encontro de Mestres da Cultura Popular promovido pelo SESC; I Encontro de Reisados de Garanhuns.

São Bento do Una – Col. Estadual Lenita Fontes Cintra; St. Riacho das Voltas ( casa de Zé Raimundo e em outra vez na casa de Olímpio Carvalho); St. Una dos Cordeiros ( + ou – 1997); Pov. Jurubeba (2009); Pov. Pimenta; Pov. Queimada Grande; St. Tamanduá (2008); Abrigo de Idosos, Festa do Padroeiro ( várias  vezes), Escola da Una do Simão; Rádio Una, etc

Capoeiras – Festa do Padroeiro ( diversas vezes), Festa de Nossa Sra. Aparecida – St. Pedra Miúda ( 3 vezes ), St. Muqueca; St. Gurjão (2 vezes); Serra dos Mimosos ( casa de Antonio Pereira); na quadra do Col. Municipal de Capoeiras na ocasião do Projeto: Capoeiras, Nossa Terra, Nossa Gente, inclusive dando oficina para os alunos (1 vez)  e em  diversas casas nos sítios de Capoeiras.
Caetés – St. Bastião
Venturosa – St. Grotão
Arcoverde – Sitio Caraíbas
Paranatama – Encontro de Reisados

Maniçoba – nas festividades do Natal (3 vezes), nas festa da padroeira ( diversas vezes);  festa dos idosos;  por duas vezes para gravação de matéria jornalística da TV Asa Branca; na prévia do I Encontro de Reisados de Garanhuns (2007) junto com mais 3 grupos de Reisados, nas casas dos  arredores da Vila da Maniçoba casa de Zé Braço), etc.

Nota: acredito que o grupo tenha muito mais apresentações na sua trajetória, inclusive em outros municípios não citados,  pois só recentemente é que estamos registrando, por isso, alguns apresentações não foram citadas datas, pois o Mestre Livino não lembrava precisamente os anos.
       Mais informações sobre o grupo acessar o blog: http://maniçoba-pe.blogspot.com/



FICHA TÉCNICA DOS COMPONENTES

NOME E FUNÇÃO:

Rei - Manoel Livino e Genivaldo
Mestre - Diniz
Contra-mestre - Vanílson
Mateus - Rafael , Dirceu e Alex 
Afigurados - Edmilson, Denildo, Maria da Paz,  Natália, João Marcos (Guiu), Maria José, Maria da Paz, Cassiana, Sabrina, Patrícia Souza,  Elenilson, Ricardo, Nádson e  Diana.
Tocadores:
Zeca ( viola)
Heleno ( pandeiro)
Rafael ( cavaquinho)
Maria ( sanfona)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!