Seguidores

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Garanhuns, caetés, São Bento do Una e Bom Conselho estão entre os 69 municípios de Pernambuco com risco de surto de dengue

O alerta vermelho de haver um surto de dengue em Pernambuco fez a Secretária de Saúde do Estado lançar um plano de contingência para enfrentar o problema. Segundo a Secretária, há 69 municípios com risco de surto de dengue, e outros 75 municípios em situação de alerta. O plano prevê a capacitação de profissionais de saúde e campanhas visando conscientizar as pessoas para acabarem com os criadouros do mosquitos nas suas residências. 

Entre os 69 municípios listados pela Secretária de Saúde com risco de surto de dengue, aqui da nossa região, estão: São Bento do Una, Bom Conselho, Caetés, Garanhuns, Jucati, São João, Terezinha, Arcoverde, Buíque, Pedra,Tupanatinga e Venturosa. 

Mais no G1/Pernambuco

Garanhuns realiza a VII Feira do Livro Espírita

Evento terá seis dias de exposição e venda de obras literárias espíritas
O Grupo de Apoio aos Centros Espíritas (Gace), numa parceria com o Governo Municipal, promove entre os dias 4 e 9 de novembro a VII Feira do Livro Espírita. O evento, que tem o objetivo de divulgar a doutrina espírita, é sem fins lucrativos e será realizado no Espaço Colunata, localizado na avenida Santo Antônio, centro, de 8h às 18h. Mais de mil livros estarão expostos para venda – CD’s e DVD’s também contemplam os produtos da iniciativa.

De acordo com Rosana Araújo, uma das organizadoras da feira, atualmente, Garanhuns tem nove casas espíritas. Com a sétima edição, ela acredita que mais pessoas passem a conhecer a doutrina. “É bem interessante porque tem pessoas que não são espíritas e nos procuram. O público de simpatizantes têm crescido bastante. Na prática, é a quebra dos preconceitos existentes. Este ano pretendemos alcançar um bom resultado, novamente”, comenta.

Garanhuns recebe IV Encontro de secretários e Dirigentes de Turismo

Participantes irão debater propostas para alavancar o potencial turístico da região

Começa na próxima quarta-feira (6) o IV Encontro de Secretários e Dirigentes de Turismo. O evento é promovido pela Associação das Secretarias de Turismo de Pernambuco (Astur/PE), numa parceria com o Governo Municipal, por meio da Secretaria de Turismo, e será realizado no auditório da Unidade de Negócios do Serviço de Apoio às Micro Empresas (Sebrae) Agreste Meridional, em Garanhuns. A programação, que contempla palestras e discussões relacionadas à infraestrutura turística, captação de recursos e execução de projetos, seguirá até a quinta-feira (7).

Entre as abordagens nas palestras estão: elaboração de produtos, marketing estratégico e mercados públicos. Espaços para questionamentos serão abertos para possíveis dúvidas dos participantes.

Confira, abaixo, a programação completa:

Dia: 6/11/2013 (quarta-feira) – Auditório do Sebrae
8h – Credenciamento.
9h30 - Abertura oficial da reunião e composição da mesa diretiva.
10h às 11h – Apresentação do Município de Garanhuns
Condução: Gerlane Melo – Secretária de Turismo
11h às 11h40 - Palestra: Entendendo o potencial da Região e elaborando produtos turísticos competitivos.(Palestrante: Steve Albuquerque)
11h40 às 12h - Espaço aberto para os questionamentos dos Secretários, Dirigentes de Turismo e demais participantes, acerca do tema apresentado.
12h – Encerramento do período manhã.
12h às 14h – Almoço livre
14h às 14h40 – Palestra: O papel do marketing na promoção dos municípios. (Palestrante: Lelê Carvalho – Sócia-diretora da Trio Comunicação)
14h40 às 15h – Espaço aberto para perguntas
15h às 15h20 - Pausa para pequena degustação oferecida pelos municípios participantes
15h20 às 16h – Palestra: Mercados Públicos: o DNA dos municípios.
(Palestrante: Ana Cláudia Frazão)
16h às 17h20 – Espaço aberto para questionamentos
17h20 - Encerramento do período da tarde do 1º dia da reunião
NOITE - Momento de Confraternização
20h – Jantar | Local: Coluna Café | Apresentações culturais de Garanhuns e Região

Dia: 7/11/2013 (quinta-feira)                                                                                      
8h - Informes dos municípios presentes: Avaliação dos Encontros de 2013 e propostas específicas para 2014 | Demandas dos municípios à Astur/PE para as reuniões do CONTUR/PE | Indicação da cidade-sede do I Encontro da ASTUR em 2014, no mês de fevereiro.
8h30 - Saída para visita técnica aos atrativos turísticos do Município de Garanhuns
12h - Encerramento do Encontro.

SERVIÇO – Data: 6 e 7 de novembro de 2013
Local: Sebrae – Unidade Garanhuns
Endereço: Av. Rui Barbosa, 671 (atrás da agência do Banco do Brasil)

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Em Capoeiras, cemitério público fica aberto porque não tem portão

O problema do cemitério público de Capoeiras parece mesmo sem fim. Como se não bastasse a superlotação, o cemitério esta sem o portão, - aberto – e para fecha-lo esta sendo utilizado um tapume improvisado com um móvel velho. O problema foi relatado pela vereadora Carla Rodrigues, na sessão da Câmara, na tarde desta terça-feira (29). A vereadora disse que as pessoas que tem seus entes queridos sepultados ali sofrem com essa situação. Ela pediu que o secretário responsável providenciasse o mais rápido possível um novo portão para o cemitério.

No próximo sábado, 2 de novembro, é Dia de Finados, e o cemitério deve receber muitas pessoas.

O vereador Carlos Junior lembrou que não é de hoje que o Legislativo Municipal cobra uma solução sobre o cemitério, mas que se passam as Legislaturas e nada é feito. O vereador José Nielson em conversa após a sessão perguntou: Será que estão esperando que os que estão sepultados naquele local venham reclamar?

O presidente da Câmara, vereador Antonio Crioulo disse que realmente o caso é preocupante, que devido a falta de espaço há corpos sepultados a poucos centímetros de profundidade. Ele prometeu entrar em contato o secretário para que tudo seja resolvido. Já o vereador Ailton Lino (PIU) afirmou ter sido informado por uma pessoa que trabalha no cemitério que o caso já teria sido comunicado ao responsável, e que um novo portão já estaria sendo providenciado. 

O problema do cemitério público de Capoeiras já foi tema de outras postagens aqui no blog, veja nos links abaixo:


Reforma da cadeia pública de capoeiras ocorreu sem a remoção dos presos

Uma reforma emergencial foi realizada na cadeia pública de Capoeiras sem que os presos fossem removidos para a cadeia de Garanhuns como determinava uma liminar expedida pelo Juiz substituto da comarca de Capoeiras Francisco Tojal. A reforma contemplou a troca das grades das celas, reparos nas partes elétrica e hidráulica, pintura e, o muro foi reforçado. A reforma ainda não foi concluída, mas o procurador Olimpio José de Oliveira avaliou positivamente o trabalho realizado na cadeia. Este Caso foi noticia esta semana no ABTV, na TV Asa Branca.

A liminar expedida no inicio do mês de outubro, previa a interdição provisória da cadeia pública de Capoeiras, e que os detentos fossem transferidos para a cadeia de Garanhuns. (Veja Aqui) Também determinou que fosse realizada uma reforma emergencial dentro do prazo de 90 dias. A decisão do Juiz ocorreu após uma vistoria realizada na unidade prisional pela Comissão de Defesa Civil de Pernambuco no dia 12 de dezembro de 2012, e que constatou que o local não oferecia condições estruturais adequadas para manter os presos.

Capoeiras realiza I Fórum de Segurança Cidadã

O Comando do 9º BPM – Batalhão Arruda Câmara e a Prefeitura do Município de Capoeiras realizarão no dia 31 de outubro de 2013, às 19h20min, na Escola Municipal de Capoeiras, o I FÓRUM CAPOEIRENSE SOBRE SEGURANÇA CIDADÃ. Estão envolvidos na organização do citado evento a Sargenteação do 5º Pelotão da Polícia Militar de Capoeiras, a Secretaria Municipal de Educação e Assistência Social, CRAS e Conselho Tutelar, o objetivo é levar a sociedade organizada de Capoeiras a refletir sobre a responsabilidade social para com o enfrentamento a criminalidade.

Para o Sargento PM Williams, o evento aproximará o cidadão e o Poder Público (através de seus representantes) na busca de unir forças para o enfrentamento à criminalidade e minimizar as suas consequências, bem como, a difusão cultura de paz.

O I FÓRUM CAPOEIRENSE SOBRE SEGURANÇA CIDADÃ terá a supervisão do Cap. Hudson Moura que abrirá o evento com a palestra: Segurança Cidadã, uma responsabilidade de todos. Sendo seguido pelos seguintes temas: As ações do Ministério Público no enfrentamento à criminalidade; O papel social do jovem na Segurança Cidadã, a luz do ECA; Autoestima e objetivo de vida, alicerce principal para o jovem cidadão e Propostas de ações preventivas e atos de cidadania para a comunidade escolar e associações comunitárias do município de Capoeiras.
Fonte: Blog Agreste violento

Capoeiras, Jupi, Canhotinho e Jurema são contemplados com a entrega de escrituras

Entre os dias 29/10 e 1º de novembro, acontecerá a entrega de escrituras aos proprietários de imóveis habitacionais residentes nos municípios de Capoeiras, Jupi, Canhotinho e Jurema. A entrega será feita pela empresa Pernambuco Participações e Investimentos S/A (PERPART), na Escola Estadual Adebbal Jurema, na cidade de Garanhuns. 

O atendimento ao público ocorrerá das 09h às 12h e das 13h às 16h. E no dia 1º será das 08h às 12h. No local também serão oferecidos esclarecimentos jurídicos sobre como retirar a escritura e regularizar a situação jurídica do imóvel.

Caminhada com 21 municípios encerra o Outubro Rosa em Garanhuns

Nesta quinta-feira, 31, uma grande caminhada marcará o encerramento do Outubro Rosa, movimento que durante o mês, buscou incentivar e conscientizar as pessoas para a prevenção do câncer de mama e do colo
do útero, na região do Agreste Meridional. O Movimento é mundial, e todas instituições, públicas e privadas podem realizar manifestações que visem a prevenção. A V GERES - Gerência Regional de Saúde abraçou a causa no Agreste, realizou importantes parcerias com os municípios, inclusive a Diocese de Garanhuns, e chega ao último dia do mês com dezenas de ações que envolveram milhares de pessoas.

Nesta quinta, haverá a concentração com representações dos 21 Municípios em frente a  V GERES. No início, acontecerá atividades físicas para as pessoas que vão participar, inclusive com a presença de uma educadora física do NASF de São João, juntamente com todas as academias de Garanhuns que foram convidadas como: HITS; DUO; VIP; FÉLIX; ACADEMIA DA MULHER E ETC. tendo em vista que todas trabalham voltadas para qualidade de vida e que é, de fundamental importância na recuperação dos portadores do câncer.

Os municípios enviarão, além de suas equipes, faixas e banners, e outras produções utilizados na divulgação do evento.

A orquestra Manoel Lafaiete, do Município de Palmeirina, animará a caminhada, com saída programada para às 08h30min, pela Rua 15 de Novembro em direção à Praça Mestre Dominguinhos.

A coordenadora da Atenção Básica da V GERES, Janaína Ramos, convida: "O movimento é aberto e livre a adesão de todos, onde poderá ocorrer atividades dos participantes simultaneamente. Esperamos a presença de todos que ao longo deste mês estiveram conosco, neste trabalho maravilhoso de conscientização pela saúde".

MPPE busca coibir a prática de nepotismo em Palmeirina

Para coibir o nepotismo, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) expediu recomendação ao prefeito de Palmeirina (Agreste Meridional), José Renato Sarmento de Melo, e à presidente da Câmara de Vereadores, Maria Natália Catão Ferreira, para que exonerem os ocupantes de cargos comissionados ou funções de confiança que sejam cônjuges, companheiros ou parentes consanguíneos até o terceiro grau do prefeito, do vice-prefeito, dos secretários municipais e de todos os demais agentes públicos que possuam atribuições de chefia, direção e assessoramento. Os responsáveis têm o prazo de 40 dias para que adotem as medidas necessárias.

A promotora de Justiça Carolina de Moura Cordeiro Pontes recomenda ainda que não sejam realizadas contratações temporárias de parentes dos gestores municipais e que, a partir de agora, seja exigido do nomeado para cargo em comissão ou função de confiança uma declaração por escrito de parentesco.
De acordo com o documento, tramita no MPPE um procedimento preparatório para apurar a prática de nepotismo pelo Poder Executivo do município agrestino.
Caso a recomendação não seja acatada, todas as medidas necessárias para a sua implementação serão adotadas.
Fonte: MPPE

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Em Capoeiras, Creche Municipal e a escola A Sementinha recebem novos brinquedos

A prefeitura de Capoeiras através Secretaria Municipal de Educação entregou na semana passada novos brinquedos à Creche Usurlina Tereza de Jesus e à escola A Sementinha. Os dois novos espaços recreativos atenderão as crianças que convivem e/ou estudam nas duas instituições, e tornaram o ambiente escolar muito mais convidativo e alegre.

A secretária de Educação professora Macyanne Régia com muito esforço vem trabalhando para melhorar o nível da educação oferecida as crianças capoeirenses. E os espaços recreativos têm um papel muito importante no aprendizado, na socialização e interação entre as crianças, além de tornar a escola muito mais atraente para os alunos. 

Na Creche, as crianças são atendidas em horário integral: entram às 08:00 hs e saem às 17:00 horas. Já na escola A Sementinha (ensino pré-escolar) funciona em dois turnos: manhã e tarde.



Pernambuco recebeu mais 151 médicos neste final de semana. Capoeiras e Caetés estão entre os municípios contemplados


A partir do dia 4 de novembro, a população de 56 municípios pernambucanos será atendida por médicos estrangeiros. Ao todo, 76 profissionais de saúde que participam da segunda etapa do programa Mais Médicos desembarcaram no Recife neste fim de semana. E nesta segunda-feira (28), mais 75 chegam ao estado.

A capital pernambucana receberá o maior número de profissionais, 21 ao todo. Ao longo desta semana, eles participam de um treinamento sobre o funcionamento da rede pública de hospitais e os problemas de saúde mais comuns no estado.

“O idioma não é um entrave. Esses profissionais não estarão sós. Eles vão trabalhar com os agentes comunitários de saúde. Além disso, a vontade de querer examinar, de parar, olhar, avaliar faz toda a diferença”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que esteve no Recife. Os médicos vêm em três voos. Seis cubanos chegaram no sábado à tarde. Mais 70, também de Cuba, desembarcaram domingo. Os 75 restantes, portugueses e espanhóis, chegaram na segunda-feira..

“Resolvi participar por uma preocupação social, para melhorar o nível da saúde do povo brasileiro”, contou a médica cubana Janete Diaz. “Faremos nosso trabalho com amor e responsabilidade”, garantiu a doutora, de 36 anos, que já trabalhou na Guatemala, Venezuela e Gâmbia. Ela atenderá no município de Paulista.

Todos os profissionais foram avaliados por três semanas por universidades federais que testaram os conhecimentos em língua portuguesa e nos protocolos de atenção básica do SUS. Do total de participantes, 1.933 foram aprovados e 14 terão mais duas semanas de avaliação por não terem atingido o coeficiente de aprovação necessário.

De acordo com o Ministério da Saúde, 2.167 profissionais estrangeiros chegaram aos estados brasileiros no último fim. Cerca de dois mil deles são cubanos. A região Nordeste é a mais atendida com os médicos desta etapa do programa, com 928 profissionais. Em seguida vem o Sudeste (517), o Norte (358), o Sul (244) e o Centro-Oeste (120).

Segundo o ministro Padilha, os profissionais que desembarcaram no país receberão, até o fim desta semana, os registros médicos necessários para realizar o atendimento. Isso porque o Congresso decidiu que cabe ao Ministério da Saúde emitir as autorizações especiais provisórias para que os estrangeiros atuem no Brasil. (Informações: Diario de Pernambuco)

Confira a distribuição dos 151 médicos em Pernambuco

Município    Nº de profissionais

Abreu e Lima    3
Afogados da Ingazeira    2
Afrânio    1
Agrestina    2
Águas Belas    2
Altinho    2
Barra de Guabiraba    1
Belém de São Francisco    2
Bodocó 2
Bom Conselho    1
Brejo da Madre de Deus    2
Buíque    3
Cabo de Santo Agostinho    2
Cabrobó    2
Caetés    2
Calumbi    1
Camocim de São Félix    2
Capoeiras    1
Carnaíba    1
Caruaru    7
Catende    2
Condado    1
Cumaru    1
Exu 2
Feira Nova    1
Flores    2
Floresta    2
Goiana    3
Ibimirim    1
Igarassu    4
Ipojuca    1
Itambé    1
Jaboatão dos Guararapes    13
Lagoa Grande    1
Macaparana    2
Moreno    2
Olinda    1
Ouricuri 3
Palmares    3
Panelas    2
Paudalho    1
Paulista    7
Pesqueira    3
Petrolina    6
Quipapá    2
Recife    21
Santa Cruz do Capibaribe    1
Santa Maria da Boa Vista    2
São Bento do Una    3
São Caetano    2
São José do Belmonte    2
São José do Egito    2
São Vicente Ferrer    1
Tabira    2
Tacaratu    2

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Merece Registro, 28.10.2013


O Executivo Municipal enviou a Câmara de vereadores de Capoeiras o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o ano de 2014. Também enviou o projeto de Lei Plano Plurianual para o quadriênio 2014 a 2017. Os dois projetos já estão sendo apreciados pelos vereadores e devem ser votados nas próximas sessões da Casa. 


Hoje 28 de outubro é comemorado o Dia do Servidor Público. Nossas congratulações a todos os servidores públicos, especialmente aos capoeirenses e aos dos municípios do Agreste Meridional.

Não haverá feira de gado na próxima sexta-feira (01/11) em Capoeiras. Segundo a ADAGRO, o motivo é o inicio da vacinação contra a febre-aftosa que será iniciada na sexta-feira.

Parabéns! Aniversariando esta semana: hoje dia 28, o vereador Ailton Lino, e a garota Izabelle Sabrina; dia 29, Luiz Aguiar; dia 30, Emanuel Messias; dia 1º/11, Débora Bonfim; dia 02, Julyanna Silva e Delma Souza. Parabéns e muitos anos de vida para todos!

Uma boa ideia! Um grupo de capoeirenses esta se articulando para criar um programa de rádio que terá como foco a história de Capoeiras. A ideia é apresentar entrevistas e relatos dos capoeirenses que fazem e fizeram a nossa história. Se viabilizado, o programa será semanal, com uma hora de duração, na Rádio Jovem Cap FM. 

Aconteceu durante a semana passada, os Jogos Interclasses da EREM Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Os jogos foram realizados na quadra poliesportiva do Colégio Municipal.

O show com “Os Nonatos” que estava programado para ocorrer em Capoeiras no último final de semana não aconteceu. O que deixou muita gente decepcionada.

O vereador José Nielson agradeceu da tribuna da Câmara ao secretário de Saúde Sr. Edson Almeida e a enfermeira Dilma. É que um familiar do vereador teve um problema grave de saúde e, outros familiares ficaram nervosos e precisaram de atendimento, no que o secretário foi solicito enviando a enfermeira à residência na zona rural do município.

Deus, para a felicidade do homem, inventou a fé e o amor. O diabo, invejoso, fez o homem confundir fé com religião e amor com casamento.
Machado de Assis

Esta coluna é publicada às segundas-feiras. O espaço está aberto à participação de todos: para você parabenizar alguém, registrar um acontecimento, mandar um recado, etc. Atenção: Só serão publicadas as notas enviadas para o e-mail do blog.

Armando Monteiro lidera e Fernando Bezerra é o segundo, aponta pesquisa para governador de Pernambuco

Ainda faltando um ano para as eleições de 2014, uma pesquisa do Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau (IPMN) divulgada no JC Online aponta o senador Armando Monteiro (PTB) com 26% das intenções de votos. O ex-ministro Fernando Bezerra (PSB) aparece em segundo lugar com 12%.  O senador também vence quando são apresentados cenários com João Paulo 23% contra 14%; já quando o candidato é Daniel Coelho, Armado venceria com 26% contra 11%.

Segundo a pesquisa, Armando Monteiro perde para Fernando Bezerra apenas na região do São Francisco; e para João Paulo e Daniel, no Recife. 

Lajedo é contemplado com um caminhão-caçamba

A Prefeitura de Lajedo recebe nesta terça-feira, 29 de outubro, em Petrolina, um caminhão caçamba para o município. A solenidade que está marcada para às 09h, será realizada na área da Embrapa Produtos e Mercado, localizada no Km 148 da BR-428. “Estamos numa busca permanente por recursos e equipamentos para o nosso município. A intenção é que a Prefeitura melhore a qualidade dos serviços ofertados à população”, comentou o Prefeito Rossine.

Ao todo quase cem municípios serão contemplados com a entrega de caminhões caçamba e pipa, disponibilizados pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, por meio do Pacto de Aceleração do Crescimento (PAC2).

Na segunda-feira, 28 de outubro, será realizado um treinamento para os servidores que irão dirigir os caminhões, a intenção é garantir a otimização do uso dos caminhões caçamba.  A capacitação será realizada a partir das 9 horas no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolina.

domingo, 27 de outubro de 2013

Gaivotas Fiéis, torcida gay do Corinthians apresenta logomarca

Depois de causar muito que falar na semana passada ao anunciar da criação da primeira torcida organizada gay do Corinthians, o jornalista e apresentador de televisão Felipeh Campos apresentou na última sexta-feira (25), a logomarca e a camisa que a nova organizada usará para ir aos estádios assistir aos jogos do Timão. A marca troca símbolos como a ancora e os remos, por utensílios de maquiagem: suporte de espelho, pinceis, e tem uma gaivota no lugar do famoso gavião. Também foi apresentado o uniforme, que segundo o jornalista terá modelos masculinos e femininos de todos os tamanhos nas corres, branco, preto e roxo; e nega que a torcida usará rosa.

No entanto, a imprensa já divulga que a torcida organizada Gaviões da Fiel não gostou nada dessa história, e estaria acusando a Gaivotas Fiéis de plágio. E que a polícia civil de são Paula estaria investigando se o jornalista Felipeh Campos cometeu crime de plágio ao imitar o nome e os símbolos da Gaviões da Fiel sem  o devido consentimento.

Frase irônicas

HUMOR DO DOMINGO

- Quando ouço uma música romântica dá vontade de me apaixonar, aí eu lembro que é mais fácil mudar de música. 

- Querida, não é porque eu amo os animais que vou ser amiga de galinha!

- Existem duas maneiras de lidar com uma mulher, e ninguém as conhece. (Kin Hubbard)

- Não adianta tentar de novo e de novo com a mesma pessoa. Chiclete muito mascado enjoa.

- Errar é humano, mas ir pra cama com o ex de vez em quando sem compromisso é burrice...

- Eu não coloco defeito em ninguém. Foi Deus que colocou, eu só comento.

- Não existe homem fiel, existe homem sem oportunidade.

- Se o seu problema é dinheiro, e você não tem dinheiro, então você não tem problema.

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Veja como foi o Dia "D" do Outubro Rosa em Capoeiras


Com o objetivo de alertar as mulheres para a necessidade de realizar exames de prevenção contra o câncer, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu em Capoeiras nesta sexta-feira (25), o Dia “D” do Outubro Rosa, e homenageou Dona Adelaide Tenório e Dona Damiana Josefa. Contando com a presença da prefeita Neide Reino e do Secretário de Saúde Edson Almeida, o evento ocorreu na secretaria de Saúde, e mobilizou diversos profissionais de saúde para o atendimento às mulheres.

O Secretário de Saúde Edson Almeida agradeceu a todos que colaboraram para que o Outubro Rosa fosse um sucesso em Capoeiras, e lembrou que a secretaria de saúde prolongará a Campanha até que todas as mulheres sejam atendidas.

A prefeita Neide Reino elogiou e agradeceu o trabalho realizado por Dona Adelaide Tenório, e também homenageou Dona Damiana. A prefeita convocou todas as pessoas presentes a levarem a seus familiares, amigas e vizinhas, a mensagem da importância da realização do exame de prevenção. Ela ainda mencionou o amor que toda mulher tem por sua família: e lembrou que para cuidar bem da família, a mulher também precisa cuidar da própria saúde. 

Para saber mais sobre as homenageadas no Outubro Rosa, em Capoeiras, clique sobre os seus nomes delas, aqui abaixo: 

Dona adelaide Tenório de Souza é viúva do senhor Olegário Bento de Souza, é professora aposentada e tem inúmeros serviços prestados aos capoeirenses.

Dona Damiana Josefa da Silva hoje com 114 anos é a mulher capoeirense mais velha.

FOTOS:
Dona Adelaide, a prefeita Neide Reino e dona Damiana Josefa
Preenchimento dos encaminhamentos para atendimento médico
Solenidade de abertura do Outubro Rosa
Público presente no evento


 Clique sobre as fotos para ampliá-las!

SENAC Garanhuns oferece 70 vagas em cursos gratuitos


Estão abertas até o próximo domingo (27), no SENAC Garanhuns, as inscrições para os cursos de: Garçom, Costureiro e Maquiador. Os cursos serão oferecidos gratuitamente, e para participar, os interessados devem ter renda familiar de até dois salários mínimos, e terem cursado ou estarem cursando a educação básica. As inscrições são feitas através do site: http://www.pe.senac.br/psgnet/ 

Garanhuns

Garçom - 250h – 15 vagas
Período: 29/10/2013 a 27/01/2014 - 14h às 18h
Pré-requisitos: Ensino Fundamental Completo; 18 anos.
Local de realização: SESC Garanhuns
Rua Manoel Clemente, número 161, Centro, Garanhuns

Costureiro - 240h – 20 vagas
Período: 01/11/2013 a 27/01/2014 - 13h às 17h
Pré-requisitos: Cursando 7º ano do Ensino Fundamental; 18 anos.
Local de realização: Espaço Costurando o Futuro
Rua São Miguel, número 990, Boa Vista, Garanhuns

Costureiro – 240h – 15 vagas
Período: 29/10/2013 a 22/01/2014 - 13h às 17h
Pré-requisitos: Cursando 7º ano do Ensino Fundamental; 18 anos.
Local de realização: SENAC Garanhuns
Rua Maria Ramos, número 22, Heliópolis, Garanhuns

Maquiador – 160h – 20 vagas
Período: 29/10/2013 a 23/12/2013 - 08h às 12h
Pré-requisitos: Cursando 7º ano do Ensino Fundamental; 16 anos.
Local de realização: SENAC Garanhuns
Rua Maria Ramos, número 22, Heliópolis, Garanhuns

É possível um novo tempo com a eleição de três deputados de Garanhuns

GEOVANI OLIVEIRA*

Não estamos colocando nomes na mesa, estamos defendendo posições importantes quando afirmamos que nossa Garanhuns tem a oportunidade de eleger pelo menos três deputados estaduais nas Eleições de 2014. O que imaginamos, e faz todo sentido, são os frutos que essa representação parlamentar pode trazer para a cidade e ainda irradiar o seu leque de conquistas para todo o Agreste Meridional.  Nós afirmamos, e não nos cansamos de repetir que GARANHUNS PRECISA PENSAR GRANDE.  Algumas pessoas poderiam entender esses sentimentos de pensar diferenciado como se fosse algo relacionado à mania de grandeza, não é isso que queremos expressar, pois sabemos que são dos atos mais simples que surgem as melhores respostas e as mais verdadeiras. 

No momento oportuno, diversos nomes serão colocados a livre escolha do eleitor de Garanhuns e do Agreste, que será chamado a expor o seu ponto de vista sobre os grandes temas que não são resolvidos na esfera municipal e sim, que estão sempre na dependência da atuação de um deputado estadual, notadamente aquele que está mais próximo do cidadão e do núcleo decisório do Governo do Estado. Por isso se faz necessário a coragem de quebrar velhos paradigmas e focarmos o futuro com o desprendimento daqueles que de fato acreditam num novo amanhecer. A politica, no Brasil, foi transformada de modo muito negativo nos últimos tempos, mas nos não podemos perder a esperança, essa chama viva que todos nos carregamos na luta do nosso dia-a-dia, todos e todas, desde aqueles que exercem suas profissões, ate aqueles que buscam o primeiro emprego, todos são atores desse momento importante que vive o nosso País. As manifestações nas ruas trouxeram um recado claro e direto: os brasileiros, pernambucanos, garanhuenses, querem um novo jeito de condução politica. Todos querem uma politica clara, transparente, honesta em que cada homem e cada mulher possam ser atores do seu próprio destino e não apenas expectadores que são chamados a “arena” nos dias de “espetáculos”. 

Temos hoje aproximadamente 85 mil eleitores em Garanhuns, sem contarmos com os demais municípios do Agreste Meridional, logo chegamos à conclusão de que havendo uma distribuição mais ou menos equilibrada do eleitorado, torna-se imensamente possível a eleição de 3 representantes para a Assembleia Legislativa. Podemos perguntar como é que haveria essa distribuição?  Nós afirmamos que ela será seletiva, será feita de modo natural por aqueles que acreditam num tempo diferente em que as pessoas estejam em primeiro lugar.  É importante observar esses nomes que serão colocados no tempo adequado devem possuir um projeto de debates e de propostas importantes. Não se faz necessário que sejam de uma mesma frente, um mesmo lado, isso não deve ser observado. O que é preciso verdadeiramente e que esses nomes tenham compromissos inadiáveis com o progresso e o desenvolvimento de Garanhuns e do Agreste Meridional. Nossa historia é vasta de nomes que escreveram capítulos, cada um a seu tempo, porem todos tiveram grande importância para a construção do que hoje e a cidade e a região. 

Nomes que passaram pela Assembleia Legislativa só para citar, os Deputados: José Cardoso, Ivo Amaral, Jose Tinoco, e ainda mais alguns que com sua coragem e desprendimento buscaram representar nossa cidade e de forma altiva fizeram a sua parte. Vivemos um novo tempo, um tempo de construção de caminhos e temas que remetem a qualidade de vida das pessoas. Esses caminhos passam seguramente e primordialmente pela geração de emprego e renda, por uma Saúde qualitativa e uma Educação de bases sólidas. Imaginamos um tempo e buscamos o sonho de ver nossos filhos vivendo na nossa cidade, na nossa região e construindo os alicerces do futuro. É tempo de transpor do campo dos sonhos para a realidade, um grande desenvolvimento econômico, social e radicalmente democrático. Um futuro que já começou.

*Geovani Oliveira, Nasceu em Garanhuns, ex-prefeito de Itaquitinga/PE, líder estudantil na década de 90, foi Presidente do D.A. da FAGA/AESGA.

Mensagem do SINSEMUG Regional pelo Dia do Servidor Público, 28 de outubro

Caros servidores,

Parabenizamos a todos os colegas servidores públicos que se dedicam com esmero ao exercício de suas funções diárias, das quais depende o sucesso do trabalho da nossa instituição!

Parabéns, em especial, aos colegas que serviram ao público a maior parte de suas vidas, contribuindo decisivamente para a construção da instituição forte que temos hoje!

Nós fizemos e fazemos a diferença na vida da população. Parabéns a todos nós!



A mais honrosa das ocupações é servir o público
e ser útil ao maior número de pessoas.
LUCIANO A. FLORÊNCIO 
 

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Dilma venceria no primeiro turno com 41%, Eduardo Campos ficaria em terceiro com 10%, diz Ibope

O Ibope divulgou nesta quinta-feira (24), mais uma pesquisa para presidente. Os números indicam que se a eleição fosse hoje, a presidente Dilma Rousseff ganharia no primeiro turno com 41% das intenções de votos. O pré-candidato Aécio neves (PSDB) teria 14%, e  governador de Pernambuco Eduardo Campos ficaria com 10% dos votos. a pesquisa foi divulgada pela Rede Globo e pelo jornal Folha de São Paulo. 

Ainda segundo a pesquisa, se a candidata fosse Marina Silva ela teria 21%, Aécio Neves 13% e a presidente Dilma Rousseff 39% das intenções de voto.

O Ibope também pesquisou um eventual segundo turno. A presidente Dilma teria 42% das intenções de votos contra Marina que ficaria com 29%. Conta Aécio, Dilma teria 47% e o mineiro 28% das intenções de votos. Contra Eduardo Campos, Dilma teria 45% dos votos e o governador pernambucano 18%.

Na Paraíba, prefeitos cobram R$ 400 mil e vereador R$ 30 mil para apoiar candidatos as eleições de 2014, diz deputado.

As eleições de 2014 se aproximam, e apoiar um candidato a deputado no interior da Paraíba custa caro. Segundo o deputado estadual Vituriano de Abreu (PSC) em entrevista nesta quarta-feira (23), a uma emissora de radio, revelou que prefeitos paraibanos cobram de R$ 300 mil a R$ 400 mil para apoiarem um candidato a deputado estadual, e para deputado federal o valor pode chegar até R$ 600 mil. E os vereadores cobram até 30 mil para trabalhar por um candidato.  E as negociações também incluem emendas parlamentares.  

Na entrevista o deputado diz que não faz esse tipo de acordo, mas percebe que é o que esta acontecendo em muitos municípios. Segundo o deputado, há cidades que apoiam deputados que nunca se ouviu falar deles, o que se deduz é que houve negociação

Outros dois deputados paraibanos, Marcio Roberto (PMDB) e Anísio Maia (PT) também afirmam já terem ouvido falar que essas negociações acontecem. Anísio diz na reportagem: “Na verdade a campanha eleitoral virou um leilão mesmo, não se discute propostas, é uma coisa acintosa e vergonhosa. Eles dizem: eu quero tanto para lhe apoiar e ponto final. É uma espécie de bolsa de valores”.

Veja a notícia, Clique Aqui!

Cidade de Salóa será asfaltada e o município recebe mais um caminhão pipa

Saloá foi selecionada no programa de pavimentação. O projeto foi concluído em tempo hábil pelo Governo Municipal e proporcionará o asfaltamento de toda a cidade. Os recursos, na ordem de R$ 6,5 milhões foram adquiridos através do Ministério das Cidades. "A pavimentação vai transformar a cidade, praças como a São Vicente e Agamenon Magalhães, serão totalmente revitalizadas, assim como a entrada da cidade e a Rua Roldão Tenório que dá acesso à Bom Conselho e Terezinha", destaca o prefeito Ricardo.

Além da pavimentação, Saloá também receberá R$ 12,9 milhões para saneamento básico. Na próxima semana os técnicos do Ministério das Cidades devem realizar a primeira visita técnica e garantir o início das obras a partir de janeiro. Segundo o prefeito, o recurso foi garantido pela presidente Dilma e deverá está no caixa do município até dezembro.

Mais um caminhão pipa

Mais um caminhão caçamba que irá reforçar a frota de máquinas e veículos da Secretaria de Obras. O veiculo vou doado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O Governo Federal, em parceria com os Estados e Municípios vem promovendo uma série de encontros. O objetivo é auxiliar os gestores em relação à execução dos programas federais, bem como apresentar oportunidades de financiamento para os projetos municipais.

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Outubro Rosa: Capoeiras promove Dia "D" sexta-feira, 25.

A Secretária de Saúde em parceria com as Secretárias de Ação Social, Educação, Cultura, Coordenação da Mulher e o CRAS promovem o Dia "D" do Outubro Rosa, em Capoeiras, na próxima sexta-feira dia 25/10. As atividades acontecem a partir das 08:00 horas no prédio da Secretária de Saúde. 

O secretário de Saúde Edson  de Almeida convida todos a participarem do Dia "D" do Outubro Rosa, e a se engajarem na Campanha Conta o Câncer de Mama.

Veja a Programação:

Municípios pernambucanos usam ônibus escolares para transportar pacientes

Adquiridos com recursos de programas do Governo Federal para serem usados no transporte de estudantes de escolas públicas, os ônibus escolares, em alguns municípios pernambucanos estão sendo usados irregularmente para transportar pacientes para hospitais no Recife. Os municípios de São Joaquim do Monte, São Bento do Una, Nazaré da Mata, Xexéu e Itapetim tiveram ônibus escolares (os amarelinhos) flagrados no Recife fazendo o transporte de pacientes. A denuncia de desvio de função dos ônibus escolares pelas prefeituras foi tema de reportagem no Portal G1, nesta terça-feira (22).

A reportagem cita os itinerários percorridos pelos ônibus por vários hospitais na capital pernambucana, e adverte que os ônibus que deveriam transportar estudantes para as escolas nos municípios, permanecem o dia inteiro no Recife.

Os municípios citados na matéria procurados por jornalistas do G1, informaram que o uso dos ônibus escolares para transportar pacientes se deu de maneira emergencial.

Veja a noticia completa no G1, Clicando Aqui!

Obras de PSF's estão em andamento em Garanhuns e três novos carros foram adquiridos para a Assistência Social

Continuam as obras de construção dos PSF’s dos bairros COHAB II, Indiano e José Maria Dourados, em Garanhuns. Além de construções, há também as unidades que estão passando por ampliação, são elas: PSF Vila do Quartel, PSF Sítio Jardim, PSF Bela Vista, PSF Miracica II, PSF Heliópolis I,PSF Brasília e PSF Boa Vista I.

O PSF da COHAB II que é uma unidade tripla será dotado de consultório odontológico triplo, salas de esterilização, consultórios, sendo dois com banheiros internos, auditório, recepção com sala de espera, salas de vacina, de procedimentos, de curativos e de utilidades, sala de expurgo e lavagem, de esterilização, sala de administração, gerência e um total de seis banheiros. 
Atualmente Garanhuns dispõe de 32 unidades de saúde da família.

Três novos carros para as demandas da Assistência social

A Secretaria de Assistência Social realizou, na manhã de hoje (22), a entrega simbólica das chaves dos três novos veículos adquiridos. Os carros serão destinados ao Conselho Tutelar e a Casa dos Conselhos do município, podendo, também, serem usados em demandas da Secretaria de Assistência Social. Os veículos são do tipo Fiat Uno, dois deles foram adquiridos com recursos do Índice de Gestão Descentralizada (IGD Bolsa Família) e o outro foi comprado com recursos do índice de Gestão Descentralizada (IGD SUAS).

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Ministério Público e a prefeita Neide Reino firmaram TAC para construção do novo matadouro público de Capoeiras


Construir um novo matadouro público no município de Capoeiras (Agreste Meridional). Este foi o compromisso firmado pela prefeita, Lucineide Almeida da Silva, através da assinatura de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) perante o Ministério Público de Pernambuco (MPPE). A previsão é de que o novo local entre em funcionamento até o final de 2015.

Elaborado pelo promotor de Justiça Reus Alexandre Serafini do Amaral, o TAC decorre da informação da Agência de Defesa e Fiscalização de Pernambuco (Adagro) que elaborou um relatório de vistoria, o qual, além de noticiar uma série de irregularidades no atual matadouro público, recomendando que o local fosse interditado.

Diante da situação, a prefeita Lucineide Silva, assumiu o compromisso de construir um outro estabelecimento às margens da estrada perimetral do Sítio Riacho do Mel, de acordo com a legislação ambiental e sanitária. Dividida em três etapas, a construção deverá seguir o seguinte cronograma: até o dia 1º de julho de 2014, deve ser concluída a parte estrutural; a aquisição de equipamento e aparelhagens será realizado até 1º de setembro de 2015; e, em 60 dias após a conclusão da segunda etapa, o matadouro deverá entrar em funcionamento.

Apesar destes prazos estabelecidos, o TAC informa que deve ser levado em consideração o prazo global, podendo haver a compensação dos prazos de uma etapa para outra, desde que não causem prejuízos econômicos ou que os princípios administrativos não sejam descumpridos. Após o cumprimento de todos os prazos, a gestora deverá apresentar um relatório comprovando o efetivo funcionamento do matadouro público ao MPPE. Caso o TAC seja desrespeitado, está prevista multa diária de dois salários mínimos.

Fonte: Site MPPE no dia 21.10.2013

As obras de construção do prédio do novo matadouro de Capoeiras já foi iniciado (foto), conforme já publiquei aqui, no inicio deste mês. Veja a notícia clicando Clicando Aqui!

Os Nonatos fazem show em Capoeiras, sábado dia 26.

Capoeiras será palco do super show com OS NONATOS. A apresentação será no próximo sábado dia 26, a partir das 20:00 horas, no Clube Municipal. A festa é mais uma realização com a marca 3r Produções.

Essa você não pode perder!

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Merece Registro, 21.10.2013


  • A vereadora Carla Rodrigues pediu na sessão da câmara, na última terça-feira (15), que o Blog publicasse o nome de quem apresentou e, aprovou o Projeto de Lei que criou a taxa de iluminação publica em Capoeiras. É que o blog publicou uma postagem falando que os vereadores de Paranatama rejeitaram um projeto idêntico, e segundo a vereadora há pessoas que pensam que em Capoeiras o projeto foi aprovado pelos atuais vereadores, o que não é verdade. Assim que eu tiver acesso a esta informação farei a postagem.



  • O Dia “D” do Outubro Rosa em Capoeiras ocorrerá na próxima sexta-feira (25), partir das 08:00 horas. O Secretário de Saúde Edson Almeida esta convidando todos a participarem. 



  • Parabéns! Aniversariando esta semana: no dia 22, Filadélfia Avelino e Jhonattan Felipe; dia 23 Ediane Dias; e dia 26, Verônica Gomes. Felicidades e muitos anos de vida a todos!



  • Quem completou idade nova neste domingo (20), foi o senhor Aurino Duarte (irmão do prefeito Armando Duarte). Aurino e sua esposa Adeice comemoraram a data com um almoço em família, na sua residência em Caetés. Pressentes suas filhas: Renata, Ranaise e Rubenita; seus genros: Erivaldo, Junior e Gi; netos e sobrinhos. Também foram abraçar o aniversariante, o padre Lourenço, os secretários municipais: Galego, Dolores e Soraya Cristina, entre vários outros amigos. Ah, eu também estive por lá.



  • O ex-ministro da Integração nacional Fernando Bezerra Coelho promove encontro com blogueiros pernambucanos. Será nesta terça-feira (22), no Recife Praia Hotel, na Capital. Ele vai falar sobre as ações desenvolvidas no Ministério, e sobre os novos desafios assumidos dentro do PSB.



  • No próximo final de semana acontece a Festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na COHAB, em Capoeiras. O presidente da festa é o radialista Ernandes Oliveira e sua esposa.



  • O Programa Falando com o Agreste, apresentado pelo publicitário Marcelo Jorge, esteou hoje na Radio Marano de Garanhuns. O noticioso vai ao ar das 12:00 às 13:00 horas. E tem como foco noticiar os acontecimentos ocorridos no Agreste Meridional.



  • A Associação de Futsal Bola Murcha fará uma reunião com os atletas na noite desta terça-feira (22), às 07:00 horas da noite, na Lanchonete Vem que tem. O assunto será a viagem do próximo mês. A diretoria conta com a presença de todos.



  • No jogo de canastra, eu e Ubiratan ganhamos todas. Na fila ganhamos de: Hélio, Anderson, Zito e Gilvan. Era aniversário do meu compadre Gilvan, mas a festa foi nossa.


Meu pai sempre dizia: Não levante a sua voz, melhore os seus argumentos. 
Desmond Tutu – Nobel da Paz

Esta coluna é publicada às segundas-feiras. O espaço está aberto à participação de todos: para você parabenizar alguém, registrar um acontecimento, mandar um recado, etc. Atenção: Só serão publicadas as notas enviadas para o e-mail do blog.

Ministério Público fecha o cerco e prefeituras terão que fazer concurso

Do Blog do jornalista Carlos Eugênio

Com o objetivo de diminuir o quantitativo de cargos comissionados e temporários, além de promover a realização de concurso público, o município de Cortês, localizado na Mata Sul, firmou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) perante o Ministério Público de Pernambuco (MPPE). A Prefeitura terá até o dia 7 de novembro para abrir o processo licitatório que definirá a instituição organizadora do concurso público. A iniciativa é do promotor de Justiça Petrônio Ralile Júnior. Em caso de descumprimento do TAC, a prefeitura estará sujeita à multa diária de R$ 1 mil, a ser revertida ao Fundo previsto no  art.13 da Lei 7.347/85.

Já em Paulista, na Região Metropolitana do Recife, o Ministério Público quer que umconcurso público seja realizado num prazo de seis meses para cargos na Secretaria de Saúde de Paulista. Este foi o compromisso firmado perante o MP, através do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), pelo Prefeito e pelos secretários de Saúde e Assuntos Jurídicos. Os responsáveis, inclusive, não poderão efetuar qualquer contratação temporária até a realização do concurso público, salvo as contratações ofertadas no processo seletivo vigente.

De acordo com o TAC elaborado pela promotora de Justiça Maria Aparecida Barreto da Silva, o concurso suprirá as vagas atualmente preenchidas por contratados temporariamente e das que  foram e ainda serão criadas para cargo efetivo, os quais devem compreender todas as categorias de profissionais necessários ao pleno funcionamento do Sistema de Saúde. No documento, a promotora ressalta que é “imprescindível a realização de concurso público para que o órgão se adeque às normas constitucionais”. Caso o TAC não seja cumprido, está prevista multa diária de R$ 1 mil, a ser revertida ao Fundo de Defesa e Direitos Difusos ou ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Em Serra Talhada, no Sertão, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) expediu recomendação com o objetivo de garantir a presença da hipótese de isenção da taxa de inscrição no edital do novo concurso público, que será realizado em 2014, para os candidatos que já haviam efetuado o pagamento para o certame anterior que, por motivo de anulação, não aconteceu. O Concurso Público deverá ser realizado no dia 2 de fevereiro de 2014 e pretende preencher 396 cargos na prefeitura do município. O prazo para inscrição da prova se encerra no próximo dia 27.


AGRESTE MERIDIONAL – Aqui na Região, a expectativa é de que os Prefeitos também sejam instigados pelo Ministério Público a promover concursos em seus municípios. Lajedo já foi notificado dessa necessidade. Já Saloá firmou Termo de Ajuste de Gestão (TAG), junto ao Tribunal de Contas e não conseguiu cumprir.

Informações dão conta que os municípios de Garanhuns, Iati, São João, Brejão, Caetés, Correntes, Capoeiras, Lagoa do Ouro, Terezinha, Bom Conselho, Calçado e Palmeirina entre outras também devem atender as recomendações do Tribunal de Contas e do Ministério Público e vão tornar mais democrático o acesso ao serviço público.

OPINIÃO - É importante que o cidadão provoque o Ministério Público em sua Cidade para que os Concursos saiam mais rápidos. É que atualmente as prefeituras passam por uma forte crise financeira, que aliada aos compromissos políticos dos Prefeitos, fazem com que a vontade do Gestor em promover um concurso público diminua. É simples, o MP já tem um projeto denominado ‘ADMISSÃO LEGAL’, que trata sobre o tema. Basta que você procure o Promotor da sua cidade e relate a sua necessidade: que deve ser a busca pelo ingresso mais democrático ao Serviço Público. 

Governo Federal entregará 18 mil máquinas aos municípios com até 50 mil habitantes

Thais Leitão
Repórter da Agência Brasil

Com o objetivo de melhorar as condições das estradas vicinais nas pequenas cidades brasileiras, o governo federal vai entregar, até maio do ano que vem, 18 mil máquinas e equipamentos a municípios com menos de 50 mil habitantes ou em situação de emergência por causa da seca. Até agora, foram distribuídas aproximadamente 7,6 mil máquinas (4,5 mil retroescavadeiras, 2 mil motoniveladoras e mais de 600 caminhões-caçamba).

"Todo esse esforço significa um investimento de R$ 5 bilhões do meu governo, mas significa muito mais para cada prefeitura, porque estamos dando autonomia para as prefeituras de nosso país enfrentarem problemas diários", disse a presidenta Dilma Rousseff, ao participar hoje (21) do programa semanal Café com a Presidenta.

Ela ressaltou que, com as máquinas, os prefeitos podem fazer pequenas obras de saneamento, como abertura de bueiros, colocação de tubulações, construção de barreiras, e outros serviços, como remoção de entulhos e transporte de material de construção.

A presidenta destacou que os 1.440 municípios do Semiárido com até 50 mil habitantes e todos os municípios em situação de emergência são prioritários na distribuição dessas máquinas. Segundo Dilma, todos eles já receberam a retroescavadeira e a motoniveladora e 583 receberam também o caminhão-caçamba. Além dessas máquinas, 245 municípios já receberam a pá carregadeira e 238, caminhões-pipa.

"Essas máquinas ajudam a criar condições para melhorar a convivência com a seca e aumentar a oferta de água durante uma estiagem prolongada, como essa que o semiárido está vivendo agora", disse.

Dilma Rousseff também ressaltou que as máquinas doadas às prefeituras são compradas, pelo governo federal, de fábricas que têm produção no Brasil, o que estimula vários setores da economia nacional.

"Essas fábricas estão produzindo com toda a capacidade por causa dos nossos pedidos de máquinas para os municípios. Com isso, geramos emprego, porque produzir mais exige mais mão de obra e exigindo mais mão de obra é mais emprego na veia", acrescentou.

V GERES e Polícia Rodoviária Federal na prevenção ao Câncer de Mama


A delegacia da Polícia Rodoviária Federal, às margens da BR-423, em Garanhuns, sob orientação do Inspetor Aldo Lourenço, recebeu a equipe da V GERES - Gerência Regional de Saúde, na última sexta-feira, 18, para um trabalho sócio-educativo de conscientização à prevenção ao Câncer da Mama, e do Colo do Útero, dentro da programação do Movimento Outubro Rosa.


Automóveis, caminhonetes e até ônibus foram convidados a participar da iniciativa, que contou com distribuição de panfletos e colocação de adesivos.

"Aparentemente simples, este trabalho tem forte impacto regional, pois estes veículos estão se deslocando para diversos outros municípios, inclusive fora da nossa região. A gestora, Dra. Ricarda Samara, pretende levar a campanha além do mês de outubro, pela grande relevância e participação das comunidades." - Pontuou Fátima Godoy, coordenadora de planejamento da V GERES.

"Durante a campanha, sentimos o quanto as pessoas querem participar. É bom para todos. Pediam material para distribuir, lacinhos (cor de rosa da campanha) e não tivemos nenhuma recusa em colocar os adesivos." - finalizou Eliane Silva, também da V GERES.

domingo, 20 de outubro de 2013

Diretoria do Hospital de Capoeiras homenageou Dr. Fernando no Dia do Médico

A Direção e servidores do Hospital Municipal de Capoeiras homenagearam Dr. Fernando pela passagem do Dia do Médico comemorado na última sexta-feira, dia 18.

A reunião de confraternização foi uma maneira de agradecer ao Dr. Fernando pelos bons serviços prestado a população de Capoeiras, e a presteza com que trata pacientes e funcionários.

Aproveitamos a oportunidade e parabenizamos todos os médicos! 


Ontem... e hoje...

HUMOR DO DOMINGO

Antigamente, as mulheres cozinhavam igual à mãe. Hoje estão bebendo igual ao pai.

Antigamente, as bundas vinham dentro das calcinhas. Hoje em dia, a calcinha vem dentro das bundas.

Antigamente, os cartazes nas ruas, com rosto de criminosos ofereciam recompensas. Hoje em dia, pedem votos.

Antigamente, quem mais enganava os homens eram as mulheres. Hoje em dia, é o photoshop

Saloá cria Núcleo Profissionalizante, realiza semana odontológica, e reforma o PSF de Iatecá

Com o intuito de capacitar trabalhadores para o mercado de trabalho, a Secretaria de Assistência social de Saloá vem oferecendo cursos de formação profissional em parceria com o Sistema “S”. Esta semana foi concluído o curso de Bombeiro Hidráulico, ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI. E a partir de segunda-feira (21), terá inicio o curso de Corte e Costura ministrado pelo Programa Nacional de aprendizagem Rural SENAR. Serão oferecidas 12 vagas para pessoas cadastradas no Bolsa família. O Núcleo ainda oferece cursos de artesanato, pintura em tela e crochê.

CEO realiza Semana Odontológica

Nos próximos dias 22 e 23 o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), de Saloá, promove a Semana Odontológica que tem por objetivo conscientizar a população sobre higiene bucal. O evento envolverá apresentação de teatro, forró pé de serra e palestras de conscientização.

Concluída reforma e ampliação do PSF de Iatecá

Com investimento de R$ 180.710,55 foi concluída a obra de reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS) Virgem dos Pobre (foto), no distrito de Iatecá, em saloá. A inauguração da nova Unidade ocorrerá no próximo mês, e abrigará a equipe do PSF que hoje funciona em um local improvisado.