Seguidores

domingo, 30 de novembro de 2014

Paulo Câmara acredita que terá a ajuda de Armando Monteiro para governar Pernambuco


Mesmo depois da disputa acirrada com o senador Armando Monteiro Neto (PTB), o governador eleito Paulo Câmara não acredita em dificuldades com o petebista, que será anunciado como futuro ministro do Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio Exterior. Em entrevista ao portal Uol, o socialista disse que a indicação de Armando é boa para Pernambuco. “É sempre bom ter um ministro pernambucano porque ele conhece nossos desafios. Ainda não tive oportunidade de conversar com ele, mas ele está aberto ao diálogo, assim como eu. Será bom para que ele possa contribuir para o desenvolvimento de Pernambuco e me ajudar”, disse Paulo.

O governador eleito disse que não quer antecipar disputas eleitorais e disse que seu foco é cumprir o que prometeu no programa de governo nos próximos quatro anos.

Paulo ainda disse que não pretende assumir o papel de liderança política do ex-governador Eduardo Campos, que morreu em agosto. “Eduardo era uma pessoa que estava acima do partido. Já tinha tomado uma dimensão nacional. Eduardo estava num patamar acima. O desafio do partido é construir, dentro de um colegiado, pessoas que possam, juntas, chegar ao mesmo tamanho que Eduardo chegou”, afirmou.

Velhinho no confessionário.

HUMOR DO DOMINGO

Um velhinho todo empolgado vai se confessar, ajoelha-se no confessionário aos pés do padre e pergunta:

- Padre é pecado um homem de 85 anos fazer sexo?
- Não! Isso é um milagre. - respondeu o padre.

Piada contada pelo repentista Zé Viola, na cantoria realizada na sexta-feira (28/11/2014) aqui em Capoeiras.

sábado, 29 de novembro de 2014

Carreta capota na PE 193 em Capoeiras e motorista morre.


Um grave acidente ocorrido tarde desta sexta-feira, 28 de novembro de 2014, na PE 193, entre Capoeiras e São Bento Una matou o caminhoneiro Alex Torres, 34 anos, que residia no bairro São Pedro, em Belo Jardim. A carreta que ele conduzia capotou em uma curva. O motorista prestava serviço para uma empresa avícola da região sul do país, e conduzia o caminhão com uma carga de milho para a cidade de Belo Jardim. Segundo a Polícia Civil ele teria perdido o controle do veiculo numa curva da rodovia e capotado.

O Agreste é Notícia, 29.11.2014

Garanhuns
- O prefeito de Garanhuns Izaías Régis em entrevista ao programa Ronda Policial, na Rádio Jornal, deu um ultimato ao Grupo que pretende construir um Shopping Center na cidade: Se o empreendimento não sair do papel até o primeiro semestre de 2015, o prefeito irá viabilizar para que outro Grupo instale o empreendimento. É que vem se arrastando desde o ano de 2008 a história Construção do Shopping em Garanhuns. 

- Mototaxistas cadastrados da cidade de Garanhuns realizaram um protesto pacífico na manhã da última quinta-feira, 27 de novembro de 2014. Após percorrem algumas ruas, o grupo de concentrou em frente a prefeitura. Eles querem que a prefeitura fiscalize a prestação do serviço em Garanhuns para inibir os mototaxistas que prestam o serviço de forma irregular.

- O Grupo Walmart, no seguimento “Supermercado” deve se instalar em Garanhuns. A revelação foi feita pelo Prefeito Izaías Régis, em entrevista concedida ao programa Falando com o Agreste.

Paranatama
- Numa reunião realizada na última segunda-feira, 24 de novembro de 2014, foi dado inicio a criação da Associação dos Comerciantes de Paranatama. É isso mesmo: para crescer precisa união!

Caetés
- O prefeito de Caetés Armando Duarte esteve em Brasília esta semana, acompanhado de alguns vereadores, onde manteve encontro com o deputado federal Silvio Costa, e com os senadores, Armando Monteiro e Humberto Costa. O prefeito esteve também em alguns Ministérios pleiteando recursos para realizar obras e alavancar ainda mais o desenvolvimento de Caetés. Matéria sobre a viajem foi publicada pelo jornalista Roberto Almeida.

Terezinha
- A banda Garota Safada é a principal atração da Festa da Juventude 2014, que acontecerá na cidade de Terezinha, PE, no próximo dia 08 de novembro.

Bom Conselho
- A Companhia Energética de Pernambuco (CELPE) foi condenada a pagar R$ 1.810.000,00 de indenização por danos morais a família de um agricultor que morreu vitima de um choque elétrico. O agricultor caminhava próximo a sua residência quando tocou em um cabo de energia que estava solto do poste e sofreu a descarga elétrica que causou sua morte. A sentença foi proferida na quinta-feira, 21/11/2014, pelo juiz Marcelo Marques Cabral, da comarca de Bom Conselho. A vitima deixou a viúva com quem teve sete filhos, e um deles cometeu suicídio seis meses após a morte do pai em virtude de problemas emocionais decorrentes da sua perda. O Juiz concedeu ainda a viúva o pagamento de uma pensão no valor de um salário mínimo mensal durante cinco anos, tempo em que a vitima se viva estivesse completaria 65 anos.

- Nesta sexta-feira, 28/11/2014, em um açude próximo a Rainha Izabel em Bom Conselho, foi encontrado morto o agricultor Adriano Abílio, 39 anos. Populares informaram a policia que a vitima caminhava no paredão do açude quando perdeu o equilíbrio e caiu na água; informaram ainda que ele sofria de ataques epiléticos.


São Bento do Una
- Neste sábado e domingo, 29 e 30 de novembro de 2014, acontece a 8ª Festa de Nossa Senhora das Graças, no Sítio Una dos Cordeiros, em São Bento do Una. A festa é organizada pela comunidade católica Chama de Amor.

Prefeitura Municipal de São Bento do Una - PMSBU
Relator: AUDITORA ALDA MAGALHÃES, CONSELHEIRA EM EXERCÍCIO
Órgão Julgador: 2a. Câmara
Processo: 10900561 - Prestação de Contas da Prefeitura Municipal de São Bento do Una, relativa ao exercício financeiro de 2009, de interesse dos Srs. José Aldo Mariano da Silva, Claudia Maria Sintra S Brito, Fabricio Gregorio Gomes de Oliveira, Gislene Silva de Oliveira, Jorge Luiz Maciel da Silva, José Waldemar Monteiro Junior, Rafael Benning Leal Sá e Sr. Valdeir dos Santos Demétrio. (Advogados:Drs. Bernardo de Lima Barbosa Filho - OAB: 24201PE, Breno José Rodrigues Andrade - OAB: 24794PE, Cinthia Rafaela Simões Barbosa - OAB: 32817PE, Eric Renato Brito Borba - OAB: 35838PE,Felipe Augusto de Vasconcelos Caraciolo - OAB: 29702PE, Jonas Diogo da Silva - OAB: 33034PE, Mardiel José dos Santos Junior - OAB: 34282PE, Wanessa Larissa de Oliveira Couto - OAB: 30600PE) (Vinculada à Conselheira Teresa Duere)
Julgamento: A Segunda Câmara deste Tribunal, à unanimidade, emitiu Parecer Prévio recomendando à Câmara Municipal de São Bento do Una a rejeição das contas do Prefeito, Sr. José Aldo Mariano, relativas ao exercício 2009, como também, julgou irregulares suas contas como ordenador de despesas.Ainda, aplicou multa, e, fez determinações. 27.11.2014

Saloá
Prefeitura Municipal de Saloá 
Relator: AUDITOR RICARDO RIOS, CONSELHEIRO EM EXERCÍCIO5
Órgão Julgador: 1a. Câmara; em 25/11/2014
Processos: 13023706, 14030299 e 13023720 - Admissão de Pessoal realizada na Prefeitura Municipal de Saloá, por meio de contratação temporária, no exercício financeiro de 2013, de interesse do Sr. Manoel Ricardo de Andrade Lima Alves. (Vinculado ao Conselheiro Ranilson Ramos).
Julgamento: A Primeira Câmara desta Corte de Contas julgou legais as nomeações, através de contratação temporária, objeto dos autos, concedendo, consequentemente, o registro dos respectivos atos dos servidores listados nos Anexos I e II.

Terezinha
Prefeitura Municipal de Terezinha
Relator: CONSELHEIRO JOÃO CARNEIRO CAMPOS
Órgão Julgador: 1a. Câmara; em 25/11/2014
Processo: 10900937 - Prestação de Contas da Prefeitura Municipal de Terezinha, referente ao exercício financeiro de 2009, de interesse do Sr. Alexandre Antonio Martins de Barros, Eliezer Oliveira de Carvalho, Luciane Paes dos Santos, Roberval Marcio Siqueira de Farias e Romualdo Luiz Soares Medeiros. (Adv. Renato Vasconcelos Curvelo -
OAB: 19086PE).
Julgamento: A Primeria Câmaa desta Corte de contas, por unanimidade, emitiu Parecer Prévio recomendando à Câmara Municipal de Terezinha a rejeição das contas do Prefeito, Sr. Alexandre Antonio Martins de Barros, relativas ao exercício financeiro de 2009.

Angelim
Origem: Prefeitura Municipal de Angelim - PMA
Relator: AUDITOR MARCOS FLÁVIO, CONSELHEIRO EM EXERCÍCIO
Órgão Julgador: Pleno; em 26.11.2014
Processo: 12087890 - Recurso Ordinário interposto pelo Sr. Samuel Salgado Cavalcanti de Albuquerque, contra o teor do Acórdão TC nº 1551/2012 (Processo T.C. nº 0790049-1), prolatado pelos Conselheiros da Primeira Câmara do Tribunal de Contas do Estado, que julgou irregulares as contas do Recorrente, na qualidade de ordenador de despesas da Prefeitura de Angelim, durante o exercício financeiro de 2006, aplicando-lhe multa. (Vinculado a Conselheira Teresa Duere)
Julgamento: À unanimidade, o Pleno deste Tribunal, acolhendo o Parecer MPCO nº 0623/2014, acompanhando o voto do Conselheiro Relator, conheceu do presente Recurso Ordinário e, no mérito, negou-lhe provimento.

Jucati
Prefeitura Municipal de Jucati
Relator: AUDITOR MARCOS FLÁVIO, CONSELHEIRO EM EXERCÍCIO
Órgão Julgador: Pleno
Processo: 12095576 - Recurso Ordinário protocolado conjuntamente pelos Srs. Adalberto Francisco da Silva, Gerson Henrique de Melo, José Jilvan da Silva, José Joaquim Barros da Silva e Maria Rosilma de Melo Leite, em face do Acórdão TC nº 1849/12 (Processo T.C. nº 1090102-4), proferido pelos Conselheiros da Segunda Câmara, que julgou irregulares as contas do Sr. Gerson Henrique de Melo, Ordenador de Despesas da Prefeitura Municipal de Jucati, durante o exercício financeiro de 2009, aplicando-lhe multa, como também aos demais recorrentes. (Adv. Liliane Cavalcanti Barreto Campello - OAB:20773PE) (Vinculado ao Conselheiro Ranilson Ramos)
Julgamento: Os Conselheiros desta Corte, por maioria, nos termos do voto do Relator, deliberaram pelo conhecimento do presente Recurso Ordinário e, no mérito, deram-lhe provimento parcial para modificar o Acórdão recorrido, emitindo Parecer Prévio recomendando à Câmara Municipal de Jucati a aprovação, com ressalvas, das contas do Prefeito, Sr. Gerson Henrique de Melo, relativas ao exercício financeiro de 2009, julgando regulares com ressalvas as contas do ordenador de despesas, relativas ao exercício financeiro de 2009, excluindo a multa individual aplicada aos membros da comissão de licitações, mantendo os demais termos da deliberação atacada. 26.11.2014

O Agreste é Notícia - coluna semanal publicada aos sábados apresenta um resumo de algumas das principais notícias ocorridas durante a semana nos municípios da região.

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

MPOG suspende repasse de recursos a 40 prefeituras do Agreste de PE, entre elas, Garanhuns, Capoeiras e Caetés.

MPF em Garanhuns recomendou que União não faça transferência voluntária a municípios que não tenham implementado portais da transparência.

28/11/2014 - O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) acatou recomendação do Ministério Público Federal (MPF) e suspendeu as transferências voluntárias aos 40 municípios vinculados à jurisdição da Procuradoria da República em Garanhuns (ver lista abaixo) que ainda não implementaram seus portais da transparência. A suspensão permanecerá enquanto ocorrer o descumprimento das regras de transparência das informações fiscais pelos municípios. 

O total de transferências voluntárias celebradas pela União, desde o início de 2014, com  municípios da área de atribuição da PRM/Garanhuns chegou ao montante de R$ 28.769.966,40, segundo consulta ao sítio eletrônico do Sistema de Convênios do Governo Federal (SICONV).

Os portais da transparência devem disponibilizar informações relativas às despesas pagas e receitas arrecadadas, licitações, contratos, convênios, quadros funcionais, servidores cedidos e temporários, despesas com diárias e passagens, planos de carreira, leis municipais vigentes e data de atualização dos portais.

Em comunicado divulgado no Portal dos Convênios do Governo Federal, o MPOG reforçou que os órgãos federais e seus respectivos órgãos vinculados devem observar, antes de novos convênios e contratos de repasse, o efetivo cumprimento de todas as exigências necessárias à celebração dos instrumentos de transferências voluntárias.

Nota da Advocacia-Geral da União (AGU) destacou que, embora a recomendação do MPF tenha se limitado à jurisdição da Procuradoria da República em Garanhuns, as medidas administrativas adotadas para o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal devem ser estendidas para todos os municípios, estados e Distrito Federal.

Portais – Em 9 de dezembro de 2013 (Dia Internacional de Combate à Corrupção), foi expedida recomendação conjunta pelo MPF e Ministério Público de Pernambuco (MPPE), durante audiência pública realizada no âmbito do Fórum Permanente de Combate à Corrupção em Pernambuco (Focco-PE), para que os municípios implementassem os portais, de modo a evitar situações danosas ao patrimônio público e a caracterização de atos de improbidade administrativa. No entanto, após o prazo para adequação dado pelo Ministério Público, diversas prefeituras não adotaram as providências necessárias. 

Uma das sanções é a impossibilidade de recebimento de transferências voluntárias da União pelos municípios que não implementarem o portal. A Lei de Responsabilidade Fiscal define as transferências voluntárias como "a entrega de recursos correntes ou de capital a outro ente da Federação, a título de cooperação, auxílio ou assistência financeira, que não decorra de determinação constitucional, legal ou os destinados ao Sistema Único de Saúde." Os recursos são repassados em decorrência da celebração de convênios, acordos, ajustes ou outros instrumentos, para realização de obras e serviços de interesse comum.

Municípios que fazem parte da área de atribuição do MPF/GaranhunsÁguas Belas, Angelim, Bom Conselho, Brejão, Caetés, Calçado, Canhotinho, Capoeiras, Correntes, Garanhuns, Iati, Ibirajuba, Jucati, Jupi, Lagoa do Ouro, Lajedo, Palmeirina, Paranatama, Quipapá, Saloá, São Bento do Una, São João, Terezinha, Alagoinha, Arcoverde, Buíque, Ibimirim, Iguaraci, Inajá, Ingazeira, Itaíba, Manari, Pedra, Pesqueira, Poção, Sertânia, Tacaratu, Tupanatinga, Tuparetama e Venturosa.

Justiça determina reajuste de 8,32% nos salários dos professores municipais de Saloá.

28/11/2014 - A pedido do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), o Juízo de Saloá deferiu pedido de liminar, determinando ao município que reajuste o vencimento dos professores do ensino básico e fundamental no percentual de 8,32%, conforme determina a lei 11.738/2008 (Lei do Piso) e definido pelo Ministério da Educação (MEC), implantando tal reajuste na folha salarial do vigente mês de novembro, além de, no prazo de 90 dias, efetuar o pagamento dos valores atrasados, devidamente, com juros e correção monetária. A decisão foi de 25 de novembro.

O promotor de Justiça Alexandre Augusto Bezerra ingressou com ação cautelar preparatória de ação civil pública em desfavor do município de Saloá após denúncia do Sindicato Único dos Profissionais do Magistério Público das Redes Municipais de Ensino do Estado de Pernambuco, informando que o município não iria reajustar os vencimentos dos professores. Uma audiência pública foi realizada sobre o assunto, não se conseguindo o reajuste de todos os profissionais. Nessa audiência, restou apurado, que o município reajustou, apenas, o vencimento dos professores que estão na base da carreira, beneficiando os professores contratados excluindo aqueles os concursados.

De acordo com a decisão do juiz Eliziongerber de Freitas, o MEC, no dia 29 de janeiro deste ano, informou, oficialmente, o reajuste do piso salarial do magistério, fixado no percentual de 8,32%. A correção reflete a variação ocorrida no valor anual mínimo por aluno, definido nacionalmente no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Assim, sendo o município recebeu através do Fundeb verba para o referido reajuste de toda a categoria profissional de ensino, não apenas os que estão na base da carreira. O município de Saloá fere o princípio da isonomia previsto na Constituição Federal quando apenas promove o reajuste dos professores que estão no nível P-I-Magistério.
Fonte: MPPE

Imagens da abertura do Natal Luz 2014 em Garanhuns, e a programação para este final de semana.

A cidade de Garanhuns promoveu na noite desta quinta-feira, 27 de novembro de 2014, a abertura oficial do Natal Luz, "Sonho de Criança", do ano de 2014. A festa de abertura aconteceu no palco montado em frente a prefeitura, e teve apresentações musicais e dança. 


Programação para esta sexta-feira, sábado e domingo, dias 28, 29 e 30 de novembro de 2014.

Hoje (28), a partir das 18h, no Espaço Colunata, a “Árvore Cantante” abre as suas atividades com o Coral Infantil da Igreja Presbiteriana. Logo após, a partir das 19h, o Coral Harmonia de Flautas do Serviço Social do Comércio (Sesc) se apresenta. 

Sábado (29), o Espaço Colunata recebe o Reisado Os 3 Reis do Oriente e o Coral Alecrim. Neste sábado, no “Palco Prefeitura”, em frente ao Palácio Celso Galvão, a partir das 20h, o público contará com os shows da Street Jazz Band e o cantor David Menezes e, amanhã, tem a Orquestra Sinfônica Juvenil de Caruaru e Mylena Braz e Banda com “O som do Natal”, começando às 20h.

No domingo (30), a partir das 16h30, na avenida Santo Antônio, tem a grande novidade do Natal Luz. Dois carros alegóricos farão o “Desfile de Natal” pela avenida com o Papai Noel e o som da Banda Marcial da Escola Municipal Governador Miguel Arraes de Alencar.

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Prefeita Neide Reino troca três secretários municipais.

A prefeita de Capoeiras Neide Reino (PSB) iniciou algumas mudanças e remanejamentos no primeiro escalão do Governo Municipal, trocando os titulares de três secretarias: Obras, Transportes e Governo. O senhor Alisson Farias deixa a Secretaria de Obras, a pasta será comandada pelo senhor Gildo Marques Junior, atual Secretário de Governo. A Secretaria de Transportes será comandada pelo senhor Rosimario Correia que assume a pasta que era comandada por Geraldo Felix. Já a Secretaria de Governo que tinha a frente Gildo Marques passará a ser comandada pelo ex-prefeito Neném. Essas três mudanças estão definidas, e os novos secretários tomam posse na próxima segunda-feira, 1º de dezembro de 2014. E novos remanejamentos e/ou trocas de secretários municipais e de cargos de direção devem ocorrer nos próximos dias.

Foto: Secretário Gildo Marques ao lado do filho de Eduardo Campos.

Projeto Mundo Mágico da Leitura promovido pela escola A Sementinha foi sucesso.


Na tarde desta quinta-feira, 27 de novembro de 2014, houve o encerramento do Projeto Mundo Mágico da Leitura ano II, realizado pela escola A Sementinha. A culminância do Projeto teve início na segunda-feira (24), com encenações teatrais, contação de histórias e rodas de leitura; e foi concluído nesta quinta-feira (27), com as histórias infantis, “A Menina Bonita do Laço de Fita” e “Os três porquinhos” encenadas pelos professores da instituição. A prefeita Neide Reino (PSB), a secretária de Educação Macyanne Régia, a secretária de Finanças Dalva, além de pais e familiares dos alunos prestigiaram as apresentações. 
Equipe gestora e professores
O Projeto que visa despertar nos alunos o interesse pelos livros e pela leitura, também envolveu a comunidade; livros foram deixados pelos alunos em vários pontos da cidade, convidando as pessoas a lerem; depois de lidos, os livros foram devolvidos. 

Realizado pela segunda vez, o Projeto foi sucesso! Tendo a frente à Gestora da escola, professora Valquiria, contou com o apoio e participação da coordenadora Rute Ângelo, dos professores, alunos e pais de alunos.

Escola de Contas do TCE oferece curso sobre o Fundeb em Garanhuns

Quem quiser aprofundar seus conhecimentos sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb) pode se inscrever no curso sobre o tema na Escola de Contas Públicas do TCE-PE. As inscrições ainda estão abertas e o curso é direcionado para servidores públicos que atuam na área de educação e finanças. As aulas acontecem na Inspetoria Regional do TCE-PE, em Garanhuns.

Leia mais clicando Aqui!


Curso sobre ​Procedimentos contábeis patrimoniais é ​realizado em dezembro

Um novo curso é promovido pela Escola de Contas Públicas: “Procedimentos contábeis patrimoniais – Gestão e contabilização do patrimônio de acordo com o MCASP e as NBCASP”. As inscrições ainda estão abertas e o curso começa no dia 9 de dezembro, das 13h30 às 18h, com o professor André Batista. As aulas irão capacitar os servidores sobre as inovações implementadas pelo Conselho Federal de Contabilidade.

Leia mais clicando Aqui!


Curso sobre Comunicação e Gestão pública de mídias sociais começa dia 9

A Escola de Contas Públicas oferece a partir do dia 9 de dezembro o Curso Comunicação e Gestão Pública de Mídias Sociais. As aulas acontecem em Recife, até o dia  12/12, das 13h30 às 18h, na Av. Mário Melo, 90, Boa Vista, Recife. As inscrições já estão disponíveis.

O curso é direcionado a servidores, jornalistas e profissionais que se interessam pela área de comunicação no setor público e até mesmo gestores públicos que não tenham formação na área. Não há prerrequisito para participar da capacitação.

Leia mais clicando Aqui!

Nova escola no Povoado Maniçoba em Capoeiras será concluída até o final de 2014


A prefeita Neide Reino (PSB) através da Secretária de Educação e Secretaria de Obras entregará a população nos próximos dias, o novo prédio onde funcionará a Escola Cônego João Rodrigues de Melo, localizada no povoado Maniçoba, zona rural de Capoeiras, Pernambuco.  As obras de construção estão bem adiantadas, e deverão ser concluídas até o final do ano de 2014, garantiu o diretor da AGAS CONSTRUTORA, empresa responsável pela execução da obra.  Em fase de acabamento, estão sendo feitos rebocos, piso e pintura do novo prédio. 

A nova escola do Povoado Maniçoba fica localizada às margens da PE 193, e ocupa uma área de 10 mil m². O novo espaço terá seis salas de aulas, laboratório de informática, cozinha, cantina, além de salas para a administração. 

O secretário de Governo Gildo Marques informou que o novo prédio da escola da Maniçoba será inaugurado antes do inicio das aulas em 2015. Na manhã desta quinta-feira, 27 de  novembro de 2014, o secretário de Governo Gildinho e o assessor da prefeitura Rosimário Correia estiveram visitando a obra.
Gildo Marques, Construtor da obra, e Rosimario Correia

Curso gratuito em Garanhuns orienta empresários a fornecer para o governo

Capacitação vai ser realizada de 1º a 5 de dezembro, na unidade do Sebrae no município

Estão abertas as inscrições para o curso Compras Governamentais - Fornecedor, que o Sebrae Pernambuco promove, de 1º a 5 de dezembro, na cidade de Garanhuns. A capacitação é gratuita e tem como objetivo apresentar o referência teórico envolvendo a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas e as condições operacionais para que as micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais possam participar de licitações públicas.

O curso tem como público-alvo fornecedores, empresários de micro e pequenos negócios, empreendedores, contadores e representantes de entidades de classe, além de pessoas que tenham interesse em fornecer produtos e serviços para a administração pública federal, estadual, municipal ou distrital; entre outros interessados.

O curso Compras Governamentais - Fornecedor vai ser realizado no auditório do Sebrae na cidade de Garanhuns, localizado na Avenida Rui Barbosa, n.º 671, 1º andar, no bairro Heliópolis. Outras informações podem ser obtidas por meio do telefone (87) 3221.3333. Tem ainda os e-mails alisond@pe.sebrae.com.br e cidadedofuturo@pe.sebrae.com.br

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Capoeiras cumpre Lei de Responsabilidade Fiscal, gastos com a folha de pagamento são de 53,82% da receita.

Levantamento recente do Tribunal de Contas de Pernambuco – TCE aponta que o município de Capoeiras esta entre os que cumpriram a Lei de Responsabilidade Fiscal no Estado quanto aos gastos com a folha de pagamento dos servidores municipais. Segundo o Tribunal, Capoeiras compromete atualmente 53,82% da sua receita para pagar os servidores, dentro do limite máximo permitido por Lei que é 54%.

Seguindo recomendação do TCE, em outubro de 2013, a prefeitura de Capoeiras precisou demitir servidores contratados e comissionados para se adequar a Lei de Responsabilidade Fiscal (Leia a postagem aqui!); naquele momento Capoeiras comprometia 63% do orçamento com o pagamento de pessoal.

Ainda segundo o TCE, em 2014, 97 municípios pernambucanos descumpriram a Lei de Responsabilidade Fiscal, gastando mais do que os 54% permitidos com a folha de pagamento. No ano de 2012, 103 prefeituras descumpriam esta Lei; e em 2013 eram 113 prefeitura no vermelho. Os limites para gastos com a folha de pagamento das prefeituras são de: 48,60% (alerta), 51,30% (prudencial), e 54% (máximo). A lei estabelece que o município que ultrapassar o limite de 54% com gastos com pessoal, tem dois quadrimestres para adequar, e o dobro desse tempo quando o crescimento da economia for inferior a 1%.

Veja o comprometimento da receita com gastos com a folha de pagamento em alguns municípios do Agreste Meridional:

Águas Belas - 52,38%
Angelim - 47,67%
Bom Conselho - 55,40%
Brejão - 54,55%%
Caetés - 54,19%
Calçado - 47,69%
Capoeiras - 53.82%
Canhotinho - 53,99%
Correntes - 52,44%
Garanhuns - 51,68%
Iati - 61,95%
Jucati - 55,23%
Jupi - 51,07%
Lajedo - 60,93%
Saloá - 68,71%
São João - 55,80%
São Bento do Una - 54,03%

Estão Roubando os ursos da decoração do Natal de Garanhuns

Após encantar os garanhuenses e todos que tiveram o privilegio de ver a decoração do Natal Luz 2014 de Garanhuns, ao vivo ou através das imagens compartilhadas principalmente na internet, vândalos estão roubando os ursinhos da decoração natalina das praças e avenidas da cidade. O caso foi relatado pelo jornalista Roberto Almeida, no seu blog. 

O Natal Luz de Garanhuns este ano tem como tema, “Sonhos de Criança”; e os muitos ursinhos que compõe a decoração natalina da cidade chamou a atenção de mal feitores que os estão roubando.

O jornalista Roberto Almeida na sua postagem conclama as pessoas que gostam de Garanhuns a colaborem dizendo “não” a esse ato de vandalismo praticado contra a cidade das flores.
Fotos: 1, compartilhada no Facebook; 2, Assessoria de Comunicação.

Cantoria com Zé Viola e Raimundo Caetano nesta sexta-feira (28), em Capoeiras.

Os repentistas Zé Viola & Raimundo Caetano farão cantoria nesta sexta-feira, 28 de novembro de 2014, em Capoeiras, PE. A apresentação será na cobertura do Tekilla's Bar, às 20 horas.  A organização do evento é do radialista Ernandes Oliveira que convida os amantes da poesia do repente a prestigiarem essa grandiosa cantoria que homenageará os 46 anos de poesia do poeta Francisco de Assis.

terça-feira, 25 de novembro de 2014

TCE recomenda rejeição das contas de Lajedo do ano 2013

Grave descumprimento à Lei de Responsabilidade Fiscal motivou a Primeira Câmara do Tribunal de Contas a emitir parecer prévio recomendando à Câmara Municipal de Lajedo (Agreste Meridional) a rejeição das contas do prefeito Rossine Blesmany, relativas ao exercício financeiro de 2013. O voto do conselheiro João Campos (processo TC n° 1490088-9) foi aprovado por unanimidade, na sessão desta terça-feira (25), presidida pelo conselheiro Ranilson Ramos, com a participação da procuradora Maria Nilda da Silva, representando o Ministério Público de Contas (MPCO).

De acordo com o relatório técnico de auditoria, não foram respeitados os limites constitucionais quanto aos gastos totais. Constatou-se a extrapolação do limite de Despesa Total com Pessoal (DTP), durante todo o exercício de 2013, tendo alcançado o percentual de 62,67% da Receita Corrente Líquida do Município no 3o quadrimestre de 2013, contrariando a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Além disso, o chefe do Executivo não promoveu nos quadrimestres seguintes medidas para a redução do excesso de gastos com pessoal, embora o Poder Executivo tenha se mantido acima do limite legalmente estabelecido (54% da RCL - Receita Corrente Líquida) durante todo o exercício financeiro de 2013 e o percentual da DTP, no último quadrimestre de 2012, tenha alcançado 57,16%, o que contraria não somente a Lei de Responsabilidade Fiscal, mas também, os princípios da eficiência, legalidade, interesse público e controle de gastos.

Tendo em vista outros aspectos observados na Prestação de Contas do Município, o conselheiro relator determinou uma série de medidas de forma que não voltem a se repetir as irregularidades em futuros exercícios. Ficou decidido que a Coordenadoria de Controle Externo, por meio de suas unidades fiscalizadoras, verifique, nas auditorias/inspeções que se seguirem, o cumprimento das determinações.

Contas de Governo – Referem-se à prestação de contas anual do prefeito, que é o Chefe do Poder Executivo Municipal. A prestação de contas do prefeito deverá ser consolidada, englobando as contas do Poder Legislativo e dos órgãos e entidades da administração direta e indireta do Poder Executivo. Pela prestação de contas de governo é avaliada a execução orçamentária, financeira e patrimonial do município como um todo.

A análise das contas de governo feitas pelo TCE-PE levam em consideração as políticas públicas executadas pelo gestor nos aspectos relativos a saúde, educação, gestão previdenciária, repasses de duodécimos ao Legislativo Municipal, transparência pública e gestão ambiental, verificando, inclusive, se, ao executar o orçamento do município, o gestor obedeceu aos limites legais e constitucionais específicos.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 25/11/2014

Projeto de Lei sobre publicidade em mídias alternativas tramita na Alepe

Deputado Ricardo Costa é o autor do PL por iniciativa da AblogPE.  Na próxima terça-feira (2), a Comissão de Justiça recebe representantes da imprensa e das mídias alternativas

Por Max Felipe

O Projeto de Lei Nº 2164/2014, de autoria do deputado Ricardo Costa (PMDB), publicado no Diário Oficial do Estado de Pernambuco, na edição da sexta-feira (21), foi apresentado na manhã desta terça-feira (25), na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), presidida pela deputada Raquel Lyra (PSB). O deputado Silvio Costa Filho (PTB) foi designado como relator do projeto, que junto com a comissão receberá na próxima terça-feira (2), às 10h, representantes da Associação dos Blogueiros do Estado de Pernambuco – AblogPE, que é a primeira entidade civil no País, voltada a organização dos Produtores de Conteúdo para Mídias Digitais.

Tramitando na Alepe, o projeto institui a Política Estadual de Incentivo às Mídias Locais, Regionais e Produtoras de Conteúdo de Mídias Digitais no Estado, destinando percentual não inferior a 5% da receita anual de publicidade dos três Poderes de Pernambuco, prevista no Orçamento para a divulgação de obras, anúncios, editais, programas, serviços e campanhas em geral. 

Os veículos beneficiados são jornais e revistas com tiragem de mil a dez mil exemplares; rádios comunitárias, sites, blogs, Tv Web e Radio Web. “A AblogPE está ajudando muito na formatação desse projeto de lei que, acreditamos, vai incentivar não só a mídia alternativa local, mas todo o Estado”, destacou Ricardo Costa.

Uma comissão da Associação dos Blogueiros, junto com o presidente Lissandro Nascimento, esteve presente durante esta sessão da CCJ na Alepe. “Esse é o reconhecimento do papel social que as mídias alternativas cumprem hoje, e o projeto de Lei assegura um pequeno percentual das verbas públicas destinadas à publicidade a este setor que dissemina a informação e estimula a cidadania, sobretudo nas pequenas cidades”, frisou Lissandro.

Para acompanhar o Parecer do Dep. Silvio Costa Filho na próxima terça (02), setores ligados à Comunicação estão sendo convidados. Ainda na manhã da quinta (11/12), a blogosfera pernambucana fará uma Plenária Estadual a fim de discutir emendas à proposta.

Acompanhe o depoimento do Deputado Ricardo Costa aos blogueiros 

https://www.youtube.com/watch?v=N25cI6EIzeQ

Bola Murcha se confraterniza em praia alagoana.

Atletas da Associação de Futsal Bola Murcha, de Capoeiras, realizaram no último final de semana sua já tradicional viagem de final de ano. Para descansarem e se confraternizarem, o destino escolhido foi a praia do Francês, no litoral sul de Alagoas. A excursão para alguns dos atletas de final semana teve sabor de aventura.

Numa casa, a beira de piscinas, no minicampo, ouvindo musica, o churrasco rolou 24 horas por dia regado a 70 caixinhas de cervejas, além das bebidas quentes. Também havia a disposição Jogos de salão: sinucas, pebolim, pingue-pongue, cartas e domino.  Como a casa ficava distante da praia, muita gente preferiu ficar o tempo todo em casa, e nem viu o mar. 
Em pé, da esquerda: Helio da Água, Carlinhos, Célio, Helio Noronha, Airton e Sabugo;
Sentados: Negão, Lequinho, Vereador Piu, Marquilano e Roba.
Causos da viagem:
O ônibus que levou parte do pessoal errou o caminho e só chegou ao destino depois de mais de 08 horas de viajem: e no dia seguinte ainda se atolou na areia, dizem que a sorte foram as mulheres que desceram para emburrar o veiculo.  Teve papudinho que após beber muita cerveja foi vitima de incontinência urinaria e acordou todo molhado. Já nosso amigo Marquilano pisou num ouriço e precisou pagar para retirar mais de uma dezena de espinhos do bicho que ficaram encravados nos seus pés. Teve ainda disputa de rimas improvisadas entre Maurílio e Sabuco que provocavam gargalhadas na plateia. E claro, foram contadas muitas histórias engraçadas, e houve algumas “Picuinhas”.

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Projeto de Lei das mídias alternativas é apresentado na ALEPE.

A cada dia a Associação dos Blogueiros de Pernambuco - ABLOGPE, se solidifica e ganha notoriedade. Como pode ver acima, foi divulgado no Diário Oficial do Estado de Pernambuco, o Projeto de Lei 2164/2014 de autoria do deputado estadual Ricardo Costa (PMDB), construído pelos associados à ABLOGPE. Nos moldes da lei já existente no Rio Grande do Sul, a proposta apresentada pelo referido deputado está mais aprimorada. Com isso, o Projeto de Lei segue para a Comissão de Justiça da Assembleia Legislativa de Pernambuco - Alepe.

De acordo com o projeto, será instituído a Política Estadual de Incentivo às Mídias Locais, Regionais e Produtores de Conteúdo de Mídias Digitais, pelo qual Blogs, Sites, Rádios Web, TVs Web, Portais, Periódicos, Jornais e Revistas Impressas com tiragem entre mil e dez mil tiragens, serão também contempladas com verbas publicitárias dos três poderes, dentro do que determina os critérios exigidos pela futura lei.

LEIA-SE O ARTIGO 1º DO PROJETO DE LEI 2164/2014, publicado no Diário Oficial com data de 21 de novembro do corrente ano:

DIZ O ARTIGO: Fica instituída a Política Estadual de Incentivo às Mídias Locais, Regionais e Produtores de Conteúdo de Mídias Digitais no Estado de Pernambuco, pela qual, observados os preceitos legais sobre a matéria, os Poderes do Estado poderão destinar percentual não inferior a 5% (cinco por cento) da sua receita anual de publicidade, prevista no Orçamento para a divulgação de obras, anúncios, editais, programas, serviços e campanhas em geral, para os veículos mencionados nessa lei.

A iniciativa do deputado Ricardo Costa enobrece ainda mais sua atuação como parlamentar ligado as causas do setor da Comunicação em Pernambuco, na medida em que ele busca oportunizar as mídias alternativas o seu fortalecimento e a geração de emprego e renda, estimulando a economia criativa.

Esse é um momento de começar a comemorar, porém se faz necessário ainda muita luta pela frente para que o projeto se torne lei. Até lá, não tenhamos dúvidas, que haverá muito embate, porém, o primeiro passo já foi dado. 

Será muito importante o engajamento de todos aqueles que trabalham e se dedicam as mídias alternativas que já são uma realidade no País.


Leia na integra o Projeto de Lei:

ESTADO DE PERNAMBUCO
ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Legislatura 17º Ano 2014


Projeto de Lei Ordinária Nº 2164/2014 (Enviada p/Publicação)

Ementa:
Institui a Política Estadual de Incentivo às Mídias Locais, Regionais e Produtores de Conteúdo de Mídias Digitais e dá outras providências, no âmbito do Estado de Pernambuco.

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE PERNAMBUCO


Art. 1º Fica instituída a Política Estadual de Incentivo às Mídias Locais,  Regionais e Produtores de Conteúdo de Mídias Digitais no Estado de Pernambuco,  pela qual, observados os preceitos legais sobre a matéria, os Poderes do Estado  poderão destinar percentual não inferior a 5% (cinco por cento) da sua receita  anual de publicidade, prevista no Orçamento para a divulgação de obras, anúncios, editais, programas, serviços e campanhas em geral, para os veículos  mencionados nesta Lei. 

Art. 2º Para os efeitos desta Lei considera-se Mídia Local e Regional os seguintes veículos:

Merece Registro, 24.11.2014


  • Na última sexta-feira, 21 de novembro de 2014, um homem de 31 anos foi preso pela polícia acusado de haver roubado algumas pessoas na feira livre de Capoeiras. O acusado mora em Garanhuns, e foi reconhecido pelas vítimas; ele confessou os delitos e entregou o nome de outros três comparsas; a polícia fez diligencia, mas não conseguiu localiza-los. O acusado detido foi autuado em flagrante.



  • Comentários em Capoeiras são de que a prefeita Neide Reino poderá trocar alguns secretários municipais no inicio de 2015. Há até quem arisque palpites quais cabeças rolariam nesse ajuste dos servidores do primeiro escalão municipal.



  • Parabéns! Aniversariando esta semana, os amigos: dia 28, Elo Alves; dia 30, Erik Costa. Felicidades, paz e saúde aos aniversariantes!



  • Na última terça-feira estivemos mais uma vez almoçando no “Bar Zé do Bode” em Venturosa. Por lá, eu, Sulipa, Bruno da Ótica, Ernandes Oliveira e Luis Farias.



  • O blog não foi atualizado neste ultimo final de semana porque eu estive viajando. 


“Só existe uma maneira de evitar as criticas: não fazer nada, não dizer nada e não ser nada”.
Aristóteles

Esta coluna é publicada às segundas-feiras. O espaço está aberto à participação de todos: para você parabenizar alguém, registrar um acontecimento, mandar um recado, etc. Atenção: Só serão publicadas as notas enviadas para o e-mail do blog.

Construção da barragem em São Bento do Una é discutida em Audiência Pública.

Nesta segunda-feira, 24 de novembro de 2014, o município de São Bento do Una promove uma Audiência Publica para debater com a população, a construção da Barragem Eduardo Campos que será feita no leito do Rio Una. A Audiência Publica terá a frente, a prefeita Débora Almeida (PSB).

A barragem será construída numa área de 25º hectares, no leito do Riu Una (Una dos Cordeiros), e terá capacidade de armazenar 18 milhões de metros cúbicos de água. 

O município de Capoeiras também será beneficiado com a água da nova barragem. Na semana passada a prefeita Débora Almeida esteve na Rádio Jovem Cap FM convidando os capoeirenses a se fazerem presentes na Audiência Público. Quando construída, a barragem Eduardo Campos beneficiará 73 mil habitantes nos municípios de São Bento do Una e Capoeiras.

Foto: Débora Almeida e Neide Reino, prefeitas de São Bento do Una e Capoeiras respectivamente.

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Do Paraná a procura de parentes em Capoeiras - PE

A senhora Aparecida Moreno, funcionaria da Saúde Pública (CISAM), em Maringá, Paraná, entrou em contato com o blog pedindo ajuda para localizar os familiares de Telma Nascimento da Silva e Tânia Nascimento da Silva, as duas moças estão há alguns anos em Maringá. Aparecida diz no E-mail que o nome da mãe das moças é Maria Ferreira de Melo, idade por volta de 55 anos, que moraria em um sítio próximo a Capoeiras. E que elas têm um irmão chamado Gilson Nascimento da Silva.

Alguém se conhecer essas pessoas, entre em contato conosco, que repassamos o E-mail da senhora Aparecida, no Paraná.

Garanhuns começou instalar a decoração do Natal Luz 2014

Temática principal do evento, em 2014, será “Sonhos de Crianças”

20 de novembro de 2014. A decoração natalina, em Garanhuns, começou a ser instalada. Parte do material, incluindo laços, ursos de pelúcia, árvores e outros artigos tradicionais da época, foi produzido por mais de 20 artesãos garanhuenses. Com a ideia de promover o encantamento de ser criança no “Natal Luz 2014”, o pórtico de entrada da cidade, o Relógio das Flores, as avenidas Rui Barbosa, Duque de Caxias e Santo Antônio, ruas próximas ao centro, Polo Heliópolis e praça Souto Filho receberão as peças, que prometem encantar moradores e turistas a partir da próxima quinta-feira (27) – data da inauguração oficial.

Entre os elementos que compõem a estrutura de iluminação, estão oito mil metros de mangueiras de LED, 20 mil metros de cordões em LED e tubos de cilindro snowfall (neve artificial). Em sua segunda edição, uma das grandes novidades do evento são os “Desfiles de Natal”, que acontecerão aos domingos, a partir do dia 30 de novembro, na avenida Santo Antônio. A programação completa pode ser conferida no portal da Prefeitura de Garanhuns, pelo endereço: http://www.garanhuns.pe.gov.br/


Escola A Sementinha realiza culminância do projeto de Leitura, dias 24 a 27 de novembro de 2014.

A escola Municipal A Sementinha realiza o Projeto Mundo Mágico da Leitura ano II. A culminância do projeto conhecerá nos dias, 24, 25, 26 e 27 de novembro de 2014, a partir das 14 horas. Na programação haverá contação de histórias, rodas de leitura e apresentações teatrais.  No período, a escola também terá uma estande para arrecadar livros infantis. O projeto tem a coordenação da Gestora da instituição a professora Valquíria com a participação dos professores, alunos e pais de alunos. 

PROGRAMAÇÃO:

Segunda-feira, 24/11 = Apresentação de peças teatrais e histórias improvisadas criadas na hora do conto pelos estudantes.
Estande para arrecadação de livros infantis.

Terça-feira, 25/11 = Contação de histórias feita por profissional da área e apresentações de teatro realizada pelos estudantes.

Quarta-feira, 26/11 = Roda de leitura com os professores.
Contação de histórias feitas pelas avós ou pais dos alunos e que foram convidados ou se inscreveram para participar.

Quinta-feira, 27/11 = Peças teatrais encenadas por professores e funcionários: Menina bonita do laço de fita, o Os três porquinhos.

Na imagem, o convite do evento, a capa foi colorida pelos alunos da escola.

Câmara de Capoeiras encerou o Segundo Período Legislativo 2014

Na noite da última terça-feira, 18 de novembro de 2014, a Câmara de Vereadores de Capoeiras realizou a última sessão ordinária do Segundo Período Legislativo de 2014. A última sessão do Período legislativo e do anos 2014 foi assim:

O vereador José Nielson agradeceu ao secretário municipal por haver limpado o açude da Cajazeira, bem como outros barreiros naquela localidade. Pediu que a população capoeirense comparecesse à Câmara para acompanhar o trabalho dos representantes do povo. Disse que além do esforço, do ponto de vistas de cada um, há discordância porque isso é normal e necessário, pois a democracia existe para isso, para que as pessoas concordem e discordem das propostas, e assim se possa representar melhor o povo na Casa; e que os vereadores desempenham e se esforçam para fazer o melhor. José Nielson terminou seu pronunciamento dizendo: “Deus fez o homem, mas lhe deu direito apenas de cuidar da sua própria vida”.

O vereador Romero Reino parabenizou aos que realizaram e colaboraram com a Festa do Sitio Olho D’água ocorrida no último final de semana. 

O vereador Ferrinho agradeceu a Secretária de Educação Macyanne Régia e a prefeita Neide Reino pela recuperação do grupo escolar Felix Soares da Rocha. Disse que um Secretário do Município de São Bento Una lhe pediu que convidasse os vereadores capoeirenses a se fazerem presentes em uma audiência pública que será realizada sobre a construção da barragem que será construída naquele município. Ferrinho gradeceu aos seus colegas pelo apoio que recebeu dos seus pares, e disse que é o único vereador que não tem mandato fixo, mas que espera poder continuar na Casa no ano que vem. 

A vereadora Carla Rodrigues disse que o Governo do Estado convocou os concursados da Polícia Militar, e que isso melhorará a segurança do povo, e que com isso, o governador deixa sua marca na segurança pública. Disse que começarão o ano de 2015 com mais vontade; e que gostaria de ter terminado este ano com muito mais trabalho. Carla lamentou que o Secretário de Saúde Edson Almeida mesmo tendo prometido comparecer na Câmara, não foi. Ela disse que alguns professores lhe perguntaram se este ano haverá rateio. Registrou considerações aos Conselheiros Tutelares pela passagem do seu dia comemorado no dia 18/11. Disse que este ano ouve na Casa uma reciprocidade de respeito entre os vereadores.

O vereador Antonio Alberto disse que vários requerimentos foram apresentados na Casa convidando vários secretários municipais, mais que nem um compareceu. Disse que o que mais se ouve hoje na cidade é a necessidade da mudança do Secretário Municipal de Saúde. Disse que esteve no último domingo no Povoado riacho do Mel, e lá uma senhora lhe disse que vereador não servia: “Nós vota em vereador pra quê?” A reclamação foi por que a vila esta às escuras. Ele disse a senhora que o povoado tem praticamente cinco vereadores e todos lutam em prol daquela comunidade. Disse que o município hoje é obrigado a pagar prestações de R$ 54 mil/mês, ao Fundo de Previdência Municipal devido à falta de boa gestão no passado; o que se poderia fazer com esse dinheiro para a nossa população? Ele parabenizou a atual gestão do Fundo de Previdência que no ano de 2013 conseguiu administrar o Fundo gastando apenas 1,97%, dentro da margem de até 2% prevista na lei. Ao vereador Antonio Crioulo pelo termino do seu mandato de presidente da Casa, Dedinho disse que ele se não com tantos sucessos, mas terminava com mais pontos positivos do que negativos. Na política quando se tem 5,1 é melhor do 4,9.  

O vereador Geraldo do Alegre afirmou que no ano de 2015 tem certeza que a Câmara trabalhará muito mais. Disse que os funcionários municipais no passado recolhiam contribuições para o INSS e Ipsep, mas hoje são aposentados pela Previdência Municipal e isso causa a diminuição do saldo do Fundo. Quanto aos secretários que são convocados e não comparecem, Geraldo do Alegre disse acreditar que ninguém é obrigado a comparecer, pois basta ver que até mesmo em audiências e CPIs muitas vezes os convocados permanecem o tempo todo calados. Disse não concordar com a firmação da senhora que acusou os vereadores de não fazerem nada pela iluminação publica do Riacho do Mel; cabe aos vereadores e a prefeitura cobrar da Celpe, e isso tem sido feito constantemente.  Sobre o rateio para os professores, disse ter certeza que o município só esta correto se empregar os 60% do Fundeb  para pagar os professores, e se assim o fizer, não sobra dinheiro para rateio.

O vereador Ailton Lino (Piu) sobre a afirmação feita pela senhora do Riacho do Mel disse ter certeza que ela ou algum parente já deve ter levado alguma topada e a primeira casa a pedir socorro foi de algum vereador. Afirmou sobre as luminárias que os vereadores e o poder Executivo não têm nada haver, os dois cobram, mas só a Celpe pode resolver. Ele disse que a Celpe prometeu resolver o problema, e que aqui na cidade o trabalho já começou. O vereador Ferrinho num aparte informou que esta semana a Celpe trocou as luminárias do povoado Maniçoba. O vereador Ailton Lino agradeceu aos seus pares, lembrou que foi escolhido 1º Secretário da Casa, e em seguida escolhido Líder do Governo, depois eleito vice-presidente, e recentemente eleito presidente da Casa para o biênio 2015/2016. Ao presidente Antonio Crioulo deu muito obrigado e afirmou que este conduziu muito bem a Casa nos últimos dois anos. 

Presidente da Casa, o vereador Antonio Crioulo agradeceu aos colegas parlamentares e funcionários. Disse que os erros que houve foi tentando acertar. Que deixa a presidência, mas permanecerá na luta na Casa trabalhando para o engrandecimento do município.

Os vereadores agradeceram aos colegas por mais um ano de trabalho, e se disseram confiantes que em 2015 poderá ser ainda melhor. Também fizeram agradecimentos aos funcionários da Câmara, e em especial a senhora Zenilda Barros. E colocaram-se a disposição para uma eventual convocação extraordinária. Terminaram desejando Feliz Natal e Prospero ano a todos!

A próxima sessão ordinária da Câmara de Capoeiras  acontecerá em janeiro de 2015 já sob o comando do novo presidente eleito para o biênio 2015/2016, vereador Ailton Lino (Piu).

Mulheres têm mais orgasmos intensos quando o parceiro é rico e engraçado, diz pesquisa.

Um homem que te faz rir pode te deixar muito feliz — e não só pelas boas piadas. Pelo menos esta é a conclusão de um estudo realizado pela Universidade de Albany, nos Estados Unidos. Após interrogar estudantes universitárias sobre a sua vida sexual e as características de seus parceiros, os pesquisadores concluíram que quanto melhor o senso de humor do parceiro, mais chances elas têm de experimentar orgasmos intensos. Da mesma forma, o prazer também aumentaria de acordo com a autoestima e a renda familiar do homem.

Conduzida pelo psicólogo George Gallup, a pesquisa levantou detalhes como medidas, personalidade e aparência dos parceiros das entrevistadas. A intensidade dos orgasmos também se relacionava com a frequência com que o casal tinha sexo durante a semana e em quão atraída por seu parceiro a mulher se sentia.


Copyright © 2013 O Globo S.A.