Seguidores

quinta-feira, 17 de março de 2011

Ministério Público investiga o problema da falta de água em Capoeiras e Caetés

          O Ministério Público com base num relatório sobre a deficiência do atual sistema de abastecimento de água (COMPESA) nos municípios de Capoeiras e Caetés, enviado pela ONG – Brigada Ambiental Una Vivo Capoeiras Nessa Luta, instaurou “Procedimento de Investigação Preliminar” para apuração de responsabilidades, com aplicação de medida judicial cabível.

          Por ser a água potável um bem essencial à vida, e um direito tutelado pela constituição de 1988,  e não estar  chegando à população como deveria, a Promotoria de Justiça de Capoeiras, através do promotor, Dr. Réus Alexandre Serafim do Amaral, resolveu investigar e, requisitou:

1 – Ao Secretário de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente copia do relatório bianual sobre a situação dos recursos hídricos na região em que está inserido o município de Capoeiras.

2 – Ao presidente da Companhia Pernambucana de Abastecimento (COMPESA) informações sobre as barragens que abastecem Capoeiras e Caetés.

3 – Ao Secretário Estadual de Agricultura e Reforma Agrária, informações sobre a destinação de carros pipas para abastecer a zona rural, bem como outras medidas que por ventura tenham sido tomadas para amenizar a falta de água no município.

4 – Aos Secretários Estadual e Municipal de Saúde, comunicou da instalação desse procedimento, e solicitou a adoção de medidas para se prevenir danos à saúde em decorrência do uso da água distribuída à população.

 5 – Ao Conselho Estadual de Recursos Hídricos e Energéticos, informações sobre as ações existentes, mesmo que ainda em fase de projetos, no sentido de garantir água para o abastecimento humano em Capoeiras.

6 – Ao Prefeito de Capoeiras, informações sobre as medidas tomadas pela Administração municipal, ainda que emergenciais, para garantir a população o acesso à água potável.

          Tomara que o Ministério Público tenha êxito, e Capoeiras e Caetés possam em fim receber água tratada e com regularidade; o que a muito tempo não se tem por aqui.

2 comentários:

  1. Mais uma ótima ação da Brigada ambiental Una Vivo - Capoeiras Nessa Luta. E ainda aparece quem diga que ela não faz nada. Vamos em frente. Venceremos mais essa.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo3/17/2011

    Meu Compadre Raimundo Lourenço, Voçê como tesoureiro dessa ONG,sabe que é uma preoucupação de nós que formamos a Brigada Ambiental desde sua fundação em 18/03/2008; a qual teve como foco pricipal a ampliação e cosntrução respectivamente de ETA e ETE (Estações de Trataqmentos de Água e Esgoto). Já Foram Notificados os Politícos do Nosso Município e Também os vereadores de Caetés (PE) nossa cidade Vizinha. Eles são sabedores que todos os esgotos domesticos, dejetos do Matadouro,e o chorume produzido no lixão de Capoeiras seguem para barragem Gurjão e retorna para as torneiras dos moradorres das duas cidades Capoeiras e Caetés. Em Abastecimento Pela Compesa. A preoucupação!!! - Hoje aida é possivél que a compesa trate essa água, porém se não forem tomadas providências Urgentimente , chegará o momento que a compesa nâo vai conseguir tratar nossa água.
    A Brigada Ambiental possui um abaixo assinado com mais de tres mil assinaturas para revindicar a solução do referido impacto,seja mais um nesse movimento.
    A ONG faz aniversário em 18/03/2011 e espra ganhar de presente dos representantes políticos A ampliação da Estação de Tratamento de Água e CONSTRUÇÃO De Uma ETE Estação de Tratamento de Esgoto. Gilvan Costa Presidente ONG.

    ResponderExcluir

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!