Seguidores

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Ateus espalham outdoors polêmicos no Rio Grande do Sul.


     "Religião não define caráter." "Somos todos ateus com os deuses dos outros." Com mensagens como essas, outdoors elaborados por uma associação que reúne ateus começaram a ser espalhados por Porto Alegre.

     O objetivo, segundo a entidade, é combater o preconceito contra quem não acredita em nenhum deus. A campanha já vinha sendo realizada em diversos países, com anúncios em ônibus, há dois anos.

     No Brasil, a Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos diz que empresas de transporte de Porto Alegre, Salvador, Florianópolis e São Paulo rejeitaram a proposta de publicidade, feita no final do ano passado.

     Os motivos alegados eram desde conteúdo ofensivo até o veto a mensagens que estimulem a "discriminação de credo". "Chegamos a contratar o serviço. Mas, na última hora, disseram que não ia rolar", conta o presidente da entidade, Daniel Sottomaior.

     A solução encontrada foi usar os outdoors convencionais. Quatro já foram fixados por ruas da capital gaúcha. O gasto, estimado em R$ 7.000, foi bancado por doadores da entidade. Porto Alegre é a primeira capital no país a receber a iniciativa. A expansão para outras cidades vai depender de mais doações.
 
     A campanha gerou polêmica em outros países. Na Inglaterra, em 2009, foram publicadas mensagens dizendo: "Deus provavelmente não existe". A associação brasileira diz que a iniciativa busca a "igualdade plena" entre ateus e religiosos.
 
     Folha.com

3 comentários:

  1. Anônimo7/28/2011

    Apoio esta campanha como qualquer outra que lute contra a discriminação de todos os tipos e que não prejudiquem o direito de ir e vir de cada pessoa.
    Sou ateu e não gosto quando pessoas ignorantes me relacionam ao demônio, mesmo até porque eu também não acredito no demônio.
    já li a Bíblia como um outro livro qualquer, já tive a oportunidade de conhecer também o Bhagavad Gita que é um livro hindu.
    Fui criado em uma família católica e a religião não me tornou mais feliz, ou contrario me trazia muito sofrimento, por achar que era culpado por algo que nem eu mesmo sabia ou que podiam me explicar, algumas normas que nem mesmo são cristãs e sim "católicas", hoje sou mais feliz, sem religião, sem deus e sem preconceito com as outras formas de Fé.
    Deus é uma criação do homem, e como criação do homem pode ser usado tanto para salvar como para matar, e isso não sou eu que estou afirmado, quem afirma é a historia da humanidade entre deus e deuses, quando depois de uma guerra, sempre um ignorante levante sua arma e afirma que deus estava do seu lado.
    Deixo os seguintes questionamentos:
    Deus escolhe lado em uma guerra, ou quem vive e quem morre?
    Deus assiste de camarote como um VIP as pessoas que ele mesmo criou se matarem em seu nome e não faz nada?
    E Hitler era criação de deus?
    Não estou pregando o ateísmo e sim a reflexão a respeito de cada ditador que se coloca em uma tribuna para não envolver com suas belas palavras em nome de um deus, que deus? O dele? O de algum livro? O mesmo que matou tantos índios, e mata tantos outras de fome na Africa? ou simplesmente aquele que vendo mais, como uma marca de refrigerante para os que tem sede? E que gastara 300 milhões por ano para sua propaganda (isso equivale a 25 milhões por mês, mas deve valer apena, já que o publicitário já consegui até curar AIDS, saindo na frente da ciência) longe de desrespeitando os cristãos mais para quem nasceu em uma manjedoura, ter um de seus publicitários gastando esse valor por mês, realmente o produto a venda pode até não ser bom, mas da lucro.
    E só para terminar, pensem um pouco, esse valor é equivalente a um salário de 1250,00 reais por mês para cada pessoa de Capoeiras se a mesma tivesse 20.000 habitantes.

    "Com a povora dos outros, podemos dar tiro de todo tamanho."

    ResponderExcluir
  2. Respeito a opinião de cada um, mas sou contra a divulgação da idéia de que não existe Deus. Pois a fé existe justamente para fazer com que seja aceita a idéia de que DEUS existe, caso contrário, prova que as pessoas não tem fé, e por isso se tornam ateu, mas não vou comentar muito, pois a questão da religião é muito complicado de se debater, principalmente com pessoas que tenham opiniões diferentes. Mas deixo um frase de reflexão: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de DEUS.

    ResponderExcluir
  3. Gianne9/30/2011

    Preconceituoso! Onde é que tem respeito a opinião de cada nesse seu texto. Principalmente, com a frase que finaliza. Está na hora de se reciclar, Professor.

    ResponderExcluir

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!