Seguidores

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Lula chama de "bobagem" passagem bíblica do Evangelho de São Lucas

     O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva interpretou, nesta quinta-feira, uma famosa passagem bíblica. Em Salvador, Lula disse que é "bobagem" o que o Novo Testamento apregoa sobre a promessa de que o reino dos céus é para os pobres. Ele discursou de manhã para uma platéia formada em sua maioria por pequenos agricultores.
 
     - Bobagem, essa coisa que inventaram que os pobres vão ganhar o reino dos céus. Nós queremos o reino agora, aqui na Terra. Para nós inventaram um slogan que tudo tá no futuro. É mais fácil um camelo passar no fundo de uma agulha do que um rico ir para o céu. O rico já está no céu, aqui. Porque um cara que levanta de manhã todo o dia, come do bom e do melhor, viaja para onde quer, janta do bom e do melhor, passeia, esse já está no céu. Agora o coitado que levanta de manhã, de sol a sol, no cabo de uma enxada, não tem uma maquininha para trabalhar, tem que cavar cada covinha, colocar lá e pisar com pé, depois não tem água para irrigar, quando ele colhe não tem preço. Esse vai pro inferno – discursou, para delírio das cerca de mil pessoas que lotavam o auditório de um hotel de Salvador, onde foi realizado o lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar da Bahia 2011/2012.
 
     Pouco antes de falar, recebeu de presente uma garrafa de cachaça e outros produtos de cooperativas. Como se ainda estivesse ocupando a cadeira de presidente da República, Lula fez um balanço de suas realizações na área da agricultura familiar e recomendou que sua sucessora Dilma Rousseff prossiga com "a política de distribuição de renda no campo".
 
     O ponto alto do seu discurso de 15 minutos – que seria apenas uma rápida saudação – foi quando resolveu criticar indiretamente o versículo 25, capítulo 18, do Evangelho de São Lucas, a parábola que Jesus fez sobre as dificuldades do rico alcançar o céu e a facilidade do pobre chegar lá. ("Porque é mais fácil entrar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus"). Ele insistiu:
 
     - Queremos que todo mundo vá pro céu, agora. Queremos ir pro céu vivo. Não venha pedir para a gente morrer para ir pro céu que a gente quer ficar aqui mesmo – disse Lula.
 
Biaggio Talento e Letícia Lins, O Globo
 
     O inferno são os outros. - Sartre.
     O ex-presidente Lula tem toda razão: o paraíso tem que começar aqui na terra! Essa história de que os pobres herdarão o reino dos céus é só mais uma maneira que os poderosos usam para manipular o povo e, continuarem usufruindo do bom e do melhor, enquanto os que nada têm se conformam com suas misérias e culpam os outros por seus infortúnios.

4 comentários:

  1. A heresia é criada assim. Sita-se um versículo e dar uma interpretação própria fora do contexto. E Lula resolveu agara fazer o papel do diabo. Entre todos os ante-Cristo que existe Lula é mais um deles. Na citação Bíblica de Lucas 18,18-30. Conta a passagem em que um jovem rico, pegunta a Jesus: Bom Mestre, que farei para Herdar a vida eterna? Jesus fala sobre os mandamentos, e ele diz que obedecia todos eles. Ora, está bem claro no texto que o jovem rico tinha dúvida sobre a vida eterna, apesar de ser uma pessoa boa, que seguia os mandamentos de Deus. Mas Jesus conhecia o coração dele, com conhece também os nossos corações e pensamentos. E apesar de de ser um bom homem, e seguir os mandamentos de Deus, o coração e os pensamentos de jovem não estava em Deus e sim em suas riquezas. E Jesus sabia disso. Por isso pediu para ele vender todas as suas riquezas, dar aos pobres e segui-lo. E ele sai triste. Fez o pior negocio de sua vida.
    Esse também é o mundo de hoje. As pessoas dão mais valor os coisas, do que as pessoas. Os bens materiais passou a ter um maior bem, muito maior que os seus entes queridos e em toda essa vida de preocupação com bens materiais o que não passa nos pesamentos de muitos é Deus.

    No texto não está dizendo, que os pobres vão ganhar o paraíso e os ricos o inferno. É certo que muitos pobres vão para o inferno e muitos ricos vão para o céu.
    A mensagem do texto é: ONDE ESTÁ O TEU CORAÇÃO?

    ResponderExcluir
  2. Anônimo7/22/2011

    Esta ideia sobre o reino como forma de enganar os pobres depende da forma como a passagem é interpretada; originalmente, o Reino é construído e herdado pelos pobres, mas não são pobres em matéria, mas em espírito: são aqueles que estão vazios de ideologias e superstições, prontos para receber a Graça de Cristo. Os pobres e pequeninos são os que, por amor a cristo, são perseguidos. São eles que se libertam das mesquinharias materiais para se dedicar aos próximos; daí a pregação cristã de resistência pacífica contra a opressão. Porque assim se rompe o círculo da violência.

    Matamos os ricos, construímos uma sociedade socialista, mas o ciclo de inferno continuou. É hora de uma revolução pacífica, mais sobre as mentes e corações, do que com os fuzis; é a revolução do amor, dos pobres que construirão e herdarão o Reino do Céu, um céu, um Éden, aqui na Terra...

    ResponderExcluir
  3. Anônimo7/27/2011

    O que me espanta, é ter que ver agora o Lula interpretar o evangélho segundo lucas,que formação ele tem para isso?
    se é chamar a atenção que ele queria consegui!
    agora lula sai de sena,OK!

    ResponderExcluir
  4. Anônimo3/05/2012

    COITADO!! TALVEZ NEM COM VOZ PARA DIZER SIMPLES PALAVRAS ELE FIQUE MAIS. ISSO PRA ELE APRENDER A NÃO FALAR "BOBAGEM" CONTRA A PALAVRA DE DEUS.

    ResponderExcluir

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!