Seguidores

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Pastoral da Criança faz levantamento das comunidades carentes de Capoeiras

     Para conhecer a real situação em que se encontram as famílias capoeirenses residentes em áreas carentes da nossa cidade, a Pastoral da Criança com o apoio da Loja Almeida e da ONG Brigada Ambiental realizou no mês de março de 2011, um levantamento de dados para ter um retrato da real situação em que vivem essas pessoas.

     O levantamento de dados deu-se através de visitas domiciliares nas comunidades da COHAB, Quati e do Loteamento Frei Damião, onde foram preenchidos questionários junto aos moradores. Ao todo foram visitadas 158 famílias, dessas, 93 fazem parte do grupo de interesse da Pastoral da Criança, sendo que apenas 64 famílias recebem as visitas dos voluntários da Pastoral.
 
    Olhando para a realidade da nossa cidade não podemos dizer que tudo está perfeito, nem tão pouco que não podemos ajudar a mudar essa realidade, pois uma sociedade unida pode promover desenvolvimento humano e social sustentável.

O levantamento focou principalmente nas mulheres. Veja alguns dados do levantamento:
  • 158 famílias visitadas.  
  • 29,7% são mães solteiras.
  • 67,7% são naturais de Capoeiras.
  • 68% declaram-se alfabetizadas, embora dessas, 41% estudou no máximo até a 4ª serie.
  • 17% trabalham fora.
  • Cada mulher tem em media 4 filhos.  
  • Dos filhos entre 12 e 21 anos, 17% estão fora da escola, e 66,7% estudam fora da faixa etária recomendada pelo Ministério da Educação.
  • Quase 100% declararam-se “Católica”.

     O trabalho realizado pela Pastoral da Criança em Capoeiras precisa de voluntários. Procure uma das coordenadoras da Pastoral e comece a fazer a diferença na sua comunidade.

3 comentários:

  1. Anônimo7/14/2011

    "SOVC" Parabéns Raimundo Lourenço,pela postagem da matéria. É valido lembrar que recentimente aconteceu uma eleição para o conselho Tutelar em nosso município,e na rádio Jovem Cap FM, todas as noites no programa fala cidadão os candidatos a conseleiros frizavam em suas falas que cocorriam a uma vaga no conselho tutelar por gostar de crianças, se eleitos,obejetivo principal desemvolver otimo trabalho em prol da criança e do adolescente.
    É VALIDO LEMBRAR QUE OS13(TREZE)CANDIDATOS DEIXARAM BEM CLCARO QUE O SALÁRIO NÃO ERA IMPORTANTE E SIM O AMOR PARA COM AS CRIANÇAS. É IMPORTANTE QUE TODOS REFORCEM ESSE TRABALHO QUE REALIZADO POR VOLUNTARIOS "

    ResponderExcluir
  2. Anônimo7/15/2011

    "EU VIM PARA QUE TODOS TENHA VIDA E A TENHAM EM ABUNDANÇIA'
    Sormos um grupo pequeno porém com muito amor,sormos como (beija-flor)fazermos nossa parte,
    Hoje venho agradecer aos LÍDIRES,LOJA ALMEIDA ,A BRIGADA AMBIENTA AS FAMÍLIAS pela realização deste trabalho junto as nossas comunidades.
    E assim seguiremos nossa caminhada buscando:VER, JULGAR,AGIR ,AVALIAR E CELEBRAR COM OLHA DE JESUS.Betania(coord.da pastoral da criança)

    ResponderExcluir
  3. O trabalho realizado pela pastoral da criança vem repercutindo mundialmente graças aos seus excelentes resultados.Os líderes comunitários desenvolvem ações de saúde, nutrição,educação, cidadania e espiritualidade de forma ecumênica nas comunidades pobres. As atividades visam promover o desenvolvimento integral das crianças, desde a concepção aos seis anos de idade, e a melhoria da qualidade de vida das famílias.Fui líder da ONG por 2 anos e posso afirmar que os trabalhos realizados em nosso município contribuíram de maneira notória para o desenvolvimento de muitas crianças em situações de risco que emergiram da linha de desnutrição do percentil 3,graças as visitas domiciliares e as celebrações da vida realizadas nas comunidades carentes do da nossa cidade.Posso afirmar com propriedade que a PC realiza um trabalho de grande valia em Capoeiras,cabe as autoridades e aos cidadãos Capoeirenses valorizarem e apoiarem ainda mais esse trabalho,o qual traz resultados altamente positivos. A pastoral da criança contribuiu muito para o meu crescimento em vários aspectos e também foi fator contribuinte na minha escolha profissional,além de ser um trabalho altamente gratificante. Seja você também um líder da PC e leve mais vida para as famílias mais necessitadas do nosso município. Paz e bem!

    ResponderExcluir

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!