O Nordeste atravessa a pior seca dos últimos 50 anos; já são quatro anos registrando chuvas abaixo da média, o que fez com que muitos açudes e barragens secassem. A falta de água tem obrigado muitas pessoas a percorrerem grandes distancias e fazer sacrifícios para conseguirem um pouco do precioso liquido.
Aqui no município de Capoeiras a falta de água é critica, a barragem Gurjão que abastecia a cidade esta seca há quase um ano, e a população tem se virado como pode para conseguir água; um retrato da situação é esta imagem de um senhor cavando a terra com as próprias mãos em busca de um pouco da água restante numa minação. A imagem foi capitada esta semana pelo amigo Milton Bahia, em uma barragem seca aqui em Capoeiras.
A prefeitura de Capoeiras tem se esforçado para tentar amenizar o sofrimento causado com seca, limpou cacimbas de minação, perfurou poços, e caminhões pipa trafegam de domingo a domingo trazendo água potável da cidade de Garanhuns para o consumo humano. Mas é quase impossível suprir 100% das necessidades.
E o pior é que as previsões são de que terremos em 2016 mais um ano de seca. Só nos resta termos fé; e como diz a minha mãe (Dona Nova), acreditar que o homem pouco sabe e logo Deus mandará chuvas e acabará com esse sofrimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.
Opine com responsabilidade!